Novos valores nos exames da CNH em Sergipe

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) passou a adotar, a partir desta terça-feira, 13, novos valores para os exames exigidos no processo de obtenção, renovação, adição ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mulher segurando CNH no Detran Sergipe
Detran

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe e já está em vigor. A mudança está alinhada à Portaria Senatran nº 927, de 12 de dezembro de 2025, que estabelece o teto do preço público a ser cobrado pelos serviços de avaliação de aptidão física e mental e avaliação psicológica no processo de habilitação.

De acordo com a nova regulamentação, o valor máximo a ser cobrado pelos exames de aptidão física, mental e psicológica não poderá ultrapassar R$ 180,00, considerando o somatório de todos os serviços obrigatórios. Desse total, o exame de aptidão física e mental, realizado por perito médico, terá valor máximo de R$ 80,00, enquanto a avaliação psicológica, feita por perito psicólogo, terá valor máximo de R$ 100,00.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A atualização dos valores está prevista na Portaria nº 055/2026, expedida em 12 de janeiro de 2026, e tem como objetivo adequar os honorários dos profissionais médicos e psicólogos credenciados ao Detran/SE às normas estabelecidas pela legislação federal vigente.

Entenda

A Resolução Contran nº 1.020/2025 promove mudanças significativas na formação de condutores, incluindo a oferta de curso teórico gratuito e digital e a flexibilização das aulas práticas, com redução da carga horária obrigatória para duas aulas de direção.

O início do processo de habilitação poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo federal CNH do Brasil, que substitui a antiga Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Já a Medida Provisória nº 1.327/2025 estabelece a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores que cumpram determinados requisitos. Essas medidas serão operacionalizadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), por meio do aplicativo CNH do Brasil, sendo necessário o cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores.

Dados

Desde a implementação das novas regras, o Detran/SE já registra números expressivos que demonstram a adesão dos candidatos ao novo modelo de habilitação:

  • São 6.463 prontuários de primeira habilitação foram iniciados via CNH do Brasil;
  • 7.467 cursos teóricos já foram realizados por meio da plataforma CNH do Brasil;
  • 2.613 cursos práticos foram realizados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Sergipe, considerando a nova carga horária mínima: categorias A e B, com 2 horas/aula, e categorias C, D e E, com 10 horas/aula.

Teto de ala do Hospital Universitário desaba em Aracaju

O teto da ala de Clínica Médica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), em Aracaju, desabou parcialmente na madrugada desta terça-feira, 13.

Teto de ala do Hospital Universitário desaba em Aracaju
Reprodução

O incidente, provocado por um vazamento hidráulico, assustou pacientes e funcionários no 3º andar da unidade.

A estrutura colapsou após placas de gesso cederem devido à infiltração vinda de um cano no pavimento superior.

O local abriga pouco mais de 20 pacientes. Ao portal G1, uma funcionária relatou o susto da equipe e dos internados no momento do desabamento.

Posicionamento do HU

Apesar do susto, a assessoria do hospital confirmou que não houve feridos. “Nenhum atendimento assistencial foi prejudicado. A equipe técnica já recolheu os pedaços de gesso e o espaço foi higienizado”, diz a nota.

A previsão da administração é que o teto seja restaurado ainda hoje.


NE Notícias, da redação

Valmir ironiza grupo de Emília e descarta Adailton vice

Na coluna de hoje, Marcos Aurélio repercute a resposta afiada de Valmir de Francisquinho sobre as articulações para 2026, rechaçando rumores plantados por aliados da capital. O texto também analisa o início da disputa eleitoral em Laranjeiras entre Zezinho Sobral e Antônio “Bala”, além dos detalhes do crime que chocou Itaporanga.

Adailton Souza e Valmir de Francisquinho
Adailton Souza e Valmir – Abril de 2023 ⏐ Divulgação

Valmir de Itabaiana descarta a informação divulgada por aliados de Emília sobre Adailton na vice de André David, que se tornou o preferido da prefeita de Aracaju para a disputa contra Fábio Mitidieri.

O prefeito de Itabaiana que está em conflito aberto contra Emília rechaçou e ainda tirou onda: “estou aqui com Adailton, esperando para comer uma carne assada, nosso futuro senador, ou candidato a governador. Vice, nada, nada, essa chance é zero. Essas alças, cinturão de pindoba tão tudo endoidando”.

Veja o vídeo com a fala de Valmir:

Por falar nos dois expoentes da Oposição, quando ocorrerá a reunião cobrada por Ricardo Marques e anunciada, sua convocação por Emília?

BALA

A disputa em Laranjeiras promete boas apostas. O embate para deputado estadual entre o vice-governador, Zezinho Sobral versus o Antônio “Bala”, filho do prefeito Juca de Bala, já começou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O “Bala” já começou sua caminhada atirando. Num vídeo postado em duas redes sociais ele dispara críticas contra “a falta” de tudo, pretendendo conquistar o eleitorado nas duas redes, contrastando com o estilo do Sobral, que é mais discreto e trabalha praticamente em silêncio. Essa disputa promete! Quem vencerá? Ambos? Veremos.

CRUELDADE

Uma tragédia em a Itaporanga que deixou até os corações dos policiais e profissionais de saúde em choque. Uma mãe e o namorado dela, que conheceu há menos de um mês e já o levou pra morar junto, são acusados de matarem um bebê de apenas 1 ano e dois meses. O caso foi destaque aqui no NE Notícias.

O laudo do IML apontou múltiplas lesões no crânio; marcas de esmagaduras e o fígado dilacerado. Ao serem presos, um acusou o outro e ambos estão presos, entregues à justiça. O relato do delegado, Dr Wellington Júnior é emocionante.


Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.


Por Marcos Aurélio

PF faz operação contra deputado federal

A Polícia Federal (PF), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal deflagraram nesta terça-feira (13) a nona fase da Operação Overclean visando desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

PF faz operação contra deputado federal em nova fase da Overclean
PF|Divulgação

Em nota, a PF informou que estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na Bahia e no Distrito Federal. O principal alvo é o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-Bahia).

“O STF determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicas”, detalhou o comunicado.

Ainda segundo a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.

Fases iniciais

A primeira fase da Operação Overclean foi desencadeada no dia 10 de dezembro de 2024 e investigou o direcionamento de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares e convênios para empresas e indivíduos ligados a prefeituras baianas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na época, a PF informou que o esquema contava com o apoio de policiais, que repassavam informações sensíveis à organização criminosa, como a identificação de agentes federais envolvidos em diligências sigilosas.

Ainda durante suas primeiras frentes de investigações, em dezembro de 2024, a Overclean contou com a ajuda da Agência Americana de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations) para apurar o desvio de recursos públicos de emendas parlamentares e convênios.

Havia suspeitas de superfaturamento em obras e desvio de recursos para “empresas e indivíduos ligados a administrações municipais” – que teriam movimentado cerca de R$ 1,4 bilhão.

Na época, a PF informou que o “esquema ilícito teria atingido diretamente o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), principalmente na Coordenadoria Estadual da Bahia, além de outros órgãos públicos”.

Por determinação judicial, oito servidores públicos foram afastados de suas funções.

Fases recentes

Em junho de 2025, durante a quarta fase da operação, foi determinado o afastamento de dois prefeitos da Bahia, suspeitos de desvio de emendas parlamentares: Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, do município de Ibipitanga; e Alan Machado, de Boquira.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em julho de 2025, na quinta fase da Overclean, o núcleo investigado teria manipulado procedimentos de licitações e desviado recursos públicos de emendas parlamentares destinadas ao município baiano de Campo Formoso.

Segundo os investigadores, houve também a tentativa de obstruir as investigações. O Supremo Tribunal Federal, na época, determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões de contas de pessoas físicas e jurídicas investigadas.

PF e CGU desarticulam organização criminosa responsável por desvios milionários
Operação Overclean|Polícia Federal e CGU

A sétima fase da Overclean foi deflagrada no dia 16 de outubro. Nela, foi expedida uma medida cautelar que acabou por afastar do cargo um agente público suspeito de participar do esquema.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades baianas de Riacho de Santana, Wenceslau Guimarães; e Arraial do Cabo (RJ).

E na oitava fase da operação, no fim de outubro, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Brasília, São Paulo, Palmas e Gurupi (TO) por determinação do STF.


Colaborou Gabriel Brum, da Rádio Nacional

Ajustes na tabela do Sergipão; mudanças nos jogos do Dragão

O Departamento de Competições da Federação Sergipana de Futebol (FSF) realizou três ajustes na tabela do Campeonato Sergipano da Série A1 de 2026.

Marca do Sergipão 2026
FSF

A partida entre Confiança x Lagarto sofreu modificação no horário. O duelo foi alterado das 16h para às 17h. O jogo é válido pela 2ª rodada e segue no domingo (18/01), na arena Batistão, em Aracaju. A alteração foi uma solicitação da diretoria clube mandante.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Já o clássico entre Sergipe e Confiança sofreu modificação na data e horário. A partida foi transferida do dia primeiro de fevereiro para 31 de janeiro. E saiu das 16h para às 18h.

O duelo é válido pela 5ª rodada e segue na arena Batistão, em Aracaju. A alteração foi uma solicitação da diretoria clube mandante.

O clássico entre Confiança e Itabaiana, também sofreu modificação no horário. O duelo foi alterado das 16h para às 17h. O jogo é válido pela 7ª rodada e continua no dia oito de fevereiro, na arena Batistão, em Aracaju. A alteração foi uma solicitação da diretoria clube mandante.

Acompanhe os detalhes da próxima rodada, após as alterações:

2ª rodada | Sergipão SuperBet

Sexta-feira (16/01)

20h – Falcon x Itabaiana, arena Batistão, em Aracaju

Sábado (17/01)

15h15 – Dorense x América de Propriá, estádio Ariston Azevedo, em Nossa Senhora das Dores

16h – Sergipe x Guarany, arena Batistão, em Aracaju

Domingo (18/01)

15h15 – Atlético Gloriense x Desportiva Aracaju, em Nossa Senhora da Glória

17h – Confiança x Lagarto, arena Batistão, em Aracaju

Anvisa aprova injeção contra HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) para prevenção do HIV-1, como profilaxia pré-exposição (PrEP). O fármaco tem alta eficácia contra o vírus e, além da apresentação em compromido, para uso oral, está disponível como injeção subcutânea que só precisa ser administrada a cada seis meses, o que facilita a adesão.

A indicação é destinada a adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg, que estejam sob risco de contrair o vírus. Antes de iniciar o tratamento, é obrigatório realizar teste com resultado negativo para HIV-1.

Os estudos clínicos apresentados demonstraram 100% de eficácia do Sunlenca na redução da incidência de HIV-1 em mulheres cisgênero; além de 96% de eficácia em comparação com a incidência de HIV de base e 89% superior à PrEP oral diária.

O regime de injeções semestrais mostrou boa adesão e persistência, superando desafios comuns em esquemas diários, informou a Anvisa, por meio de sua assessoria de imprensa.

De acordo com a Anvisa, a Sunlenca é um antirretroviral inovador composto por lenacapavir, fármaco de primeira classe que atua inibindo múltiplos estágios da função do capsídeo do HIV-1.

Essa ação impede a replicação do vírus, tornando-o incapaz de sustentar a transcrição reversa, processo em necessário para que use as células do hospedeiro para se multiplicar.

A agência advertiu que, embora o registro tenha sido concedido, o medicamento depende ainda da definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Já sua disponibilização no Sistema Único de Saúde (SUS) será avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e pelo Ministério da Saúde.

Prevenção

A profilaxia pré-exposição (PrEP) é uma estratégia essencial para prevenir a infecção pelo HIV. Ela envolve o uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não têm o vírus, mas estão sob risco de contrair a doença, reduzindo significativamente as chances de transmissão.

A PrEP faz parte da chamada “prevenção combinada”, que inclui outras medidas, como testagem regular para HIV, uso de preservativos, tratamento antirretroviral (TARV), profilaxia pós-exposição (PEP) e cuidados específicos para gestantes soropositivas, esclareceu a Agência.

O lenacapavir passou a ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em julho de 2025 como opção adicional para PrEP, classificando-o como a melhor alternativa após uma vacina, recurso que ainda não está disponível no caso da prevenção do HIV.

Jovem cria pornografia com uso de IA e é indiciado em Aracaju

A Polícia Civil de Sergipe, por meio da 4ª Delegacia Metropolitana (4ª DM), concluiu nesta segunda-feira, 12, o inquérito que indicia um jovem de 21 anos pelos crimes de difamação qualificada e divulgação de cena de sexo ou pornografia.

4ª Delegacia Metropolitana (4ª DM) de Aracaju
4ª Delegacia Metropolitana

A investigação apurou a criação e publicação de imagens pornográficas falsas de mulheres residentes em Aracaju, elaboradas com uso de inteligência artificial.

As investigações começaram em 26 de dezembro, após denúncias de jovens que identificaram imagens de cunho sexual, supostamente atribuídas a elas, circulando em um site pornográfico e em redes sociais. A apuração policial confirmou que o material não era real, tratando-se de montagens produzidas a partir de fotografias extraídas de perfis públicos das vítimas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o delegado Marcos Garcia, responsável pelo caso, o investigado coletava fotos das vítimas principalmente no Instagram. Em seguida, utilizava aplicativos de inteligência artificial para gerar montagens com conteúdo sexual explícito.

O material era publicado em plataformas pornográficas acompanhado de comentários ofensivos e depreciativos.

Ao todo, 12 mulheres foram identificadas como vítimas. Todas eram conhecidas do indiciado, incluindo ex-colegas de escola e vizinhas.

“Brincadeira”

Durante o interrogatório, o jovem alegou que a conduta seria uma “brincadeira”. O delegado Marcos Garcia rebateu a versão, ressaltando a gravidade dos fatos.

“O uso da inteligência artificial para criar imagens falsas de cunho sexual é crime grave, pois atinge diretamente a dignidade, a honra e a integridade moral das vítimas. Trata-se de uma agressão covarde, baseada na divulgação de uma mentira que causa danos profundos”, afirmou a autoridade policial.

Ele responderá por divulgação de cena de sexo, nudez ou pornografia, delito cuja pena máxima pode alcançar 10 anos de reclusão, e também por difamação qualificada, que pode acrescentar até três anos à condenação total.

Com a conclusão das diligências pela Polícia Civil, o inquérito será agora encaminhado ao Poder Judiciário para análise e prosseguimento da ação penal.

Ciclista morre após ser atingido por carro em Sergipe

Um ciclista morreu na noite deste domingo, 11, vítima de um grave acidente na Rodovia SE-255. A colisão fatal ocorreu no trecho entre Campo do Brito e Macambira, envolvendo a bicicleta e um carro de passeio.

Ciclista morre após ser atingido por carro em Sergipe
BPRv|Divulgação

De acordo com as informações preliminares, ambos trafegavam no mesmo sentido da rodovia. O acidente aconteceu quando o automóvel atingiu a traseira da bicicleta. Devido à força do impacto, o ciclista sofreu ferimentos graves e morreu ainda no local.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para prestar socorro, constatando o óbito da vítima.

O condutor do veículo foi conduzido à unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itabaiana para prestar esclarecimentos.

Equipes do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal (IML) estiveram na rodovia para realizar a perícia técnica e o recolhimento do corpo.


NE Notícias, da redação

Real Madrid demite técnico

O Real Madrid demitiu o técnico Xavi Alonso.

Seu substututo: Álvaro Karbeloa.

O comunicado sobre Xabi Alonso:

O Real Madrid anuncia que, em comum acordo entre o clube e Xabi Alonso, foi decidido encerrar seu ciclo como treinador da equipe principal. Xabi Alonso sempre terá o carinho e a admiração de todos os torcedores do Real Madrid, pois ele é uma lenda do clube e sempre representou os valores do Real Madrid. O Real Madrid sempre será a sua casa. O nosso clube agradece a Xabi Alonso e a toda a sua equipa técnica pelo trabalho e dedicação durante este período e deseja muita sorte nesta nova etapa das suas vidas.

A demissão ocorreu também porque o time madrilenho perdeu para o Barcelona por 3 a 2.

Polícia prende casal por arrombamento de carros em Aracaju

Policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) prenderam em flagrante um casal suspeito de arrombamento e furto de veículos, na noite deste sábado, no povoado Aruana, em Aracaju. A ação ocorreu durante policiamento ostensivo realizado na rodovia SE-100.

Viatura do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv)
Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv)

De acordo com as informações, por volta das 11 horas da noite, uma guarnição do BPRV foi acionada por populares que relataram a prática de arrombamento de veículos, seguida de furto de objetos, numa área de estacionamento da localidade.

De posse das características repassadas, os policiais localizaram um casal suspeito, que empreendeu fuga em uma motoneta.

Durante o acompanhamento tático, nas proximidades de um semáforo, os suspeitos perderam o controle do veículo e caíram, sendo contidos e abordados pela equipe policial. Com eles, foi encontrado um bornal contendo diversos objetos furtados, pertencentes às vítimas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em continuidade à ação, os policiais realizaram uma varredura na área do estacionamento e localizaram um notebook, que havia sido arremessado durante a fuga e escondido na vegetação, também de propriedade das vítimas.

Os veículos arrombados foram identificados e todo o material furtado foi recuperado e apreendido.

Após a intervenção policial, os suspeitos, as vítimas, os veículos danificados e os objetos recuperados foram conduzidos à Central de Flagrantes, para a adoção das medidas legais cabíveis, pelos delitos de dano ao patrimônio particular, furto e desobediência à ordem legal.

O homem preso é reincidente e fazia uso de tornozeleira eletrônica, estando fora da área de monitoramento no momento da ação.