PF e INTERPOL prendem na Espanha foragido de Aracaju

Um foragido investigado pela autoria de um homicídio qualificado ocorrido em Aracaju foi preso na Espanha no último dia 2 de junho, durante o cumprimento de uma Difusão Vermelha da INTERPOL expedida a pedido da Justiça do Estado de Sergipe.

Viatura e aeronave da Polícia Federal
Polícia Federal / Arquivo

A operação teve atuação do Núcleo de Cooperação Internacional (NCI) da Polícia Federal sergipana.

A captura foi possível graças à cooperação policial internacional, envolvendo a Polícia Federal, por meio de seus canais de cooperação internacional e da INTERPOL, em conjunto com as autoridades policiais espanholas.

O investigado, que não teve a identidade revelada, era procurado por um mandado de prisão preventiva expedido pela 5ª Vara Criminal de Aracaju, no âmbito de investigação que apura a execução de um homem ocorrida em maio de 2024.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As apurações apontaram indícios de envolvimento do foragido no crime, cuja motivação estaria relacionada a disputas ligadas ao tráfico de drogas.

Após a decretação da prisão preventiva pela Justiça Estadual, foi solicitada a publicação de Difusão Vermelha da INTERPOL, medida destinada à localização e captura internacional de pessoas procuradas para fins de extradição.

Com a prisão, serão adotadas as providências cabíveis no âmbito da cooperação jurídica internacional para viabilizar o processo de extradição do investigado ao Brasil, onde deverá responder aos fatos apurados pela Justiça.

Outras capturas recentes

O trabalho da Polícia Federal em Sergipe, por meio do Núcleo de Cooperação Internacional, vem se intensificando para viabilizar as capturas de foragidos internacionais.

No final de maio deste ano, em trabalho conjunto com a Polícia Civil de Sergipe, foi realizada a prisão de um foragido pelo crime de estelionato que estava no Uruguai. O caso foi publicado aqui por NE Notícias.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No ano passado houve também a prisão de um terceiro foragido com Difusão Vermelha da INTERPOL que estava se escondendo nos Estados Unidos. A polícia aproveitou a oportunidade de seu ingresso em território nacional ao chegar em voo para o Brasil.

Polícia Civil de Sergipe

Com informações da Polícia Federal em Sergipe

Enem 2026: prazo de inscrição termina nesta sexta

O prazo para se inscrever no Enem 2026 termina às 23h59 desta sexta-feira (12), no horário de Brasília, e quem ainda não confirmou participação precisa acessar o sistema do Inep ainda hoje.

Estudantes no segundo dia de provas do ENEM
Paulo Pinto|Agência Brasil

A inscrição é feita de forma on-line, diretamente na Página do Participante do Inep, com login pelo portal Gov.br. Mesmo os candidatos que já tiveram a isenção da taxa aprovada precisam concluir esse cadastro para participar da prova.

O Inep havia ampliado o prazo por uma semana; a data original de encerramento das inscrições era 5 de junho.

Inclusão e acessibilidade

O prazo estendido até esta sexta também serve para solicitar atendimento pelo nome social e pedir recursos de acessibilidade, quando necessário.

Nesta edição, o Inep passou a oferecer atendimento especializado para candidatos com fibromialgia e transtornos mentais, entre eles ansiedade e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

As condições específicas para solicitar esses recursos estão detalhadas no edital da prova.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A resposta preliminar aos pedidos de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social será divulgada em 26 de junho.

Inscrição automática

Pela primeira vez, todos os concluintes do ensino médio das escolas públicas foram inscritos automaticamente pelo governo federal.

Esses estudantes precisam apenas confirmar a participação até esta sexta-feira, escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e indicar, se for o caso, necessidade de recursos de acessibilidade ou atendimento pelo nome social.

Taxa de inscrição

Depois da inscrição, o sistema do Enem gera a GRU Cobrança no valor de R$ 85 para os candidatos não isentos. Com a prorrogação do prazo de inscrições, o pagamento dessa taxa pode ser feito até 17 de junho.

O boleto aceita pagamento via Pix, cartão de crédito, cartão de débito ou em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativo bancário.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), e os concluintes do ensino médio de escolas públicas estão dispensados do pagamento.

Mais locais de prova

As provas do Enem 2026 estão marcadas para os domingos 8 e 15 de novembro.

Segundo estimativas do Inep, cerca de 80% dos concluintes da rede pública farão as provas na própria escola onde estudam, medida que busca reduzir deslocamentos e facilitar o acesso.

Sobre o exame

O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas são usadas pelo Sisu e pelo Prouni, além de servirem de base para o Fies, e também por instituições públicas e privadas em seus próprios processos seletivos.

Desde 2025, o exame também certifica a conclusão do ensino médio para candidatos com 18 anos completos que atingem a pontuação mínima nas áreas avaliadas e na redação.

As notas ainda podem ser usadas em seleções de instituições portuguesas que mantêm convênio com o Inep.

(*) Com informações de Daniella Almeida (Agência Brasil)

Obra no viaduto da Francisco Porto altera trânsito em Aracaju

A partir de segunda-feira (15), motoristas que circulam pelo cruzamento das avenidas Francisco Porto e Gonçalo Rollemberg Leite vão encontrar novas mudanças no trânsito devido à terceira fase das obras de recuperação estrutural do viaduto da região.

Vista aérea do viaduto da Francisco Porto, em Aracaju, que passa por obras de revitalização
SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai implantar as adequações correspondentes a essa etapa do cronograma da intervenção.

Nesta fase, será interditado o acesso à avenida Gonçalo Rollemberg Leite para os condutores que trafegam pela avenida Hermes Fontes.

Também ficará bloqueado o retorno existente sob o viaduto, utilizado pelos motoristas que seguem no sentido da avenida Beira Mar e desejam retornar em direção à avenida Augusto Franco.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com a conclusão das duas fases anteriores, o trecho que permanecia interditado para execução dos serviços será totalmente liberado para a circulação de veículos.

Rotas alternativas

Para acessar a avenida Francisco Porto, os condutores que estiverem na avenida Hermes Fontes deverão entrar à direita na rua Promotor Arquibaldo Mendonça, seguir pela rua Pedro Paes Mendonça, acessar a rua Vereador Deocleciano Ramos e convergir à esquerda na rua Porto da Folha, alcançando a avenida Gonçalo Rollemberg Leite.

Já os motoristas que precisarem realizar o retorno em direção à avenida Gonçalo Rollemberg Leite deverão seguir pela avenida Pedro Paes Azevedo, convergir à direita e utilizar o primeiro retorno disponível. Em seguida, deverão acessar as ruas Ananias Azevedo e José Freire até chegar à avenida Francisco Porto.

Como rota alternativa, os condutores também poderão permanecer na avenida Hermes Fontes, acessar à direita a rua Manoel Gomes da Rocha, convergir à esquerda na rua Ministro Nelson Hungria e retornar à avenida Hermes Fontes. Depois, deverão seguir até a rua Ananias Azevedo, entrar à direita na rua Urquiza Leal e prosseguir em direção à avenida Francisco Porto.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a SMTT, toda a área contará com sinalização específica e acompanhamento operacional das equipes.

“Sabemos que se trata de um ponto sensível do sistema viário da cidade, por isso é importante que os condutores redobrem a atenção e respeitem a sinalização e os desvios implantados”, afirmou o coordenador de Trânsito da SMTT, Walter Faro.

Investimento na obra

A recuperação do viaduto no cruzamento das avenidas Francisco Porto e Hermes Fontes representa um investimento de R$ 1.709.038,95. Segundo a Prefeitura de Aracaju, o objetivo da obra é promover a requalificação estrutural e a revitalização estética da infraestrutura.

Interdição do viaduto da Francisco Porto em Aracaju
Estrutura apresenta risco após avanço de corrosão e queda de concreto

A gestão municipal informa que a intervenção contempla a substituição e instalação de elementos estruturais, executadas de forma gradual, com interdições progressivas das alças do viaduto conforme o avanço do cronograma.

Na etapa final, será realizada a pintura completa da estrutura, visando maior proteção aos elementos do viaduto e contribuindo para a valorização da paisagem urbana e o aumento da vida útil da infraestrutura.

Com informações da PMA

Sergipe integra ação que prende 16 e bloqueia R$ 100 milhões

Dois mandados judiciais foram cumpridos em Aracaju e Areia Branca nesta quinta-feira (11), como parte da Operação Maré Vermelha, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia para desarticular uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas, homicídios e lavagem de capitais.

Polícia Civil desarticula esquema de fraudes em leilões do Detran Sergipe
Polícia Civil|Divulgação

O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil de Sergipe participou da ação interestadual, que resultou na prisão de 16 investigados e no bloqueio e apreensão de aproximadamente R$ 100 milhões em bens e ativos financeiros vinculados ao grupo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em Sergipe, equipes do Cope deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão domiciliar e a um mandado de prisão preventiva, expedidos no curso das investigações conduzidas pela Polícia Civil baiana.

Origem da operação em território sergipano

A Operação Maré Vermelha foi estruturada a partir de elementos investigativos que identificaram a presença de integrante da organização criminosa em território sergipano.

Isso demandou atuação integrada entre as forças de segurança dos dois estados para o cumprimento das medidas cautelares.

Segundo o delegado Dernival Elói (vídeo mais abaixo), a ação evidencia o elevado nível de cooperação institucional entre as polícias judiciárias estaduais no enfrentamento às organizações criminosas interestaduais.

“A operação reforça a integração existente não apenas entre as forças de segurança pública do Estado de Sergipe, mas também entre os órgãos de segurança dos diversos estados da Federação, permitindo uma atuação coordenada e eficiente no combate à criminalidade organizada”, destacou.

O delegado ressaltou ainda que o Cope mantém permanente monitoramento sobre possíveis tentativas de expansão ou instalação de organizações criminosas em Sergipe, adotando medidas de inteligência e repressão qualificada para impedir o fortalecimento dessas estruturas criminosas.

Ele reafirmou o compromisso da Polícia Civil com o enfrentamento contínuo ao crime organizado.

Veja os detalhes da operação:

Polícia Civil

TCE suspende despesas com festas em municípios sergipanos

O TCE/SE determinou a suspensão de despesas vinculadas a duas festas populares programadas para este mês: o Festival da Mandioca, em Lagarto, e o Casamento do Matuto, em Aquidabã.

Calculadora e dinheiro
Marcello Casal Jr| Agência Brasil

As cautelares miram contratações de atrações artísticas de alto valor, no caso de Lagarto, e o próprio evento, em Aquidabã, diante de indícios como restos a pagar acima de R$ 17 milhões, comprometimento da folha de pessoal além do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e atraso no pagamento do adicional de férias a professores.

As duas decisões preveem multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento. Confira a íntegra da decisão do TCE/SE a seguir.


O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), em sessão plenária realizada nesta quinta-feira, 11, decidiu pela expedição de medidas cautelares determinando a suspensão de despesas e atos relacionados a duas festividades municipais: o Festival da Mandioca 2026, em Lagarto, e o 56º Casamento do Matuto, em Aquidabã.

No caso de Lagarto, relatado pela conselheira Susana Azevedo, o Pleno determinou a suspensão dos efeitos das contratações de atrações artísticas cujo valor individual seja superior a R$ 400 mil, especialmente aquelas previstas para os dias 23, 24, 27 e 28 de junho.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A medida alcança novas contratações, autorizações, ordens de serviço, empenhos, liquidações, pagamentos e demais atos de execução financeira relacionados às atrações de maior vulto econômico do Festival da Mandioca 2026.

A decisão levou em consideração indícios apontados pela área técnica e pelo Ministério Público de Contas quanto à necessidade de demonstração da capacidade financeira do Município, compatibilidade orçamentária das despesas, regularidade fiscal e previdenciária, além da preservação de obrigações essenciais.

Entre os pontos destacados estão o custo superior a R$ 8 milhões apenas com atrações musicais, a existência de restos a pagar acima de R$ 17 milhões e o comprometimento da despesa com pessoal em patamar superior ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Já em relação ao Município de Aquidabã, o processo teve relatoria do conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto.

O Pleno determinou a suspensão da realização do evento “Quinquagésimo Sexto Casamento do Matuto”, previsto para o próximo sábado, dia 13 de junho, bem como dos efeitos dos contratos nº 19, 20 e 22/2026 e de quaisquer outras despesas relacionadas à festividade.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nesse caso, a cautelar teve como fundamento a existência de indícios de inadimplência remuneratória perante profissionais do magistério municipal, especialmente quanto ao pagamento incompleto do adicional constitucional de férias, além de fragilidades na comprovação da regularidade previdenciária do Município.

Também foram apontadas possíveis falhas de transparência nas contratações, diante da ausência de divulgação integral dos procedimentos no Portal Nacional de Contratações Públicas.

As duas decisões estabeleceram multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento e determinam a apresentação de documentos e esclarecimentos pelos municípios envolvidos.

As medidas têm caráter preventivo e buscam resguardar o equilíbrio fiscal, a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e a prioridade no cumprimento de obrigações essenciais da administração pública.

Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE)

VÍDEO|Assista à sessão do Pleno:

TCE/SE

Festa dos Caminhoneiros: 5 presos por furto de celulares

Cinco suspeitos de integrar uma associação criminosa especializada em furtos de celulares foram presos em flagrante durante a Festa dos Caminhoneiros 2026, realizada nessa quarta-feira (10), em Itabaiana.

Celulares apreendidos com integrantes de três estados presos em flagrante durante a Festa dos Caminhoneiros em Itabaiana
Divulgação

As investigações e o trabalho de monitoramento desenvolvidos pelas forças de segurança permitiram a identificação de integrantes do grupo que atuavam no evento.

A partir das diligências realizadas em campo, os policiais conseguiram localizar e prender os suspeitos em flagrante.

Grupo com atuação em três estados

Segundo as apurações, a associação criminosa possuía atuação interestadual, com integrantes oriundos de Sergipe, Bahia e Rio Grande do Norte. O grupo é investigado pela prática de furtos de aparelhos celulares em eventos com grande concentração de público.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante a operação, quatro celulares subtraídos foram recuperados e encaminhados para os procedimentos de identificação dos respectivos donos.

Também foram apreendidos aparelhos pertencentes aos investigados, que poderão contribuir para o aprofundamento das investigações e eventual identificação de outros envolvidos.

Os cinco suspeitos foram encaminhados à Delegacia Plantonista, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.

A operação foi conduzida de forma integrada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Itabaiana, pela Polícia Militar, por intermédio da Agência Regional de Inteligência do Agreste, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Guarda Municipal de Itabaiana.

Polícia Civil

Copa 2026: horário dos servidores federais nos jogos do Brasil

Uma portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabelece orientações sobre o expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026.

Estêvão comemora o seu primeiro gol com a camisa da Seleção
Estêvão comemora 1º gol na Seleção – Foto: Rafael Ribeiro|CBF

As regras valem para servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

De forma excepcional, os órgãos poderão flexibilizar o horário de trabalho nos dias das partidas. A autorização prevê saída antecipada dos agentes públicos conforme o horário do jogo.

Pela Portaria Nº 4.779, as horas não trabalhadas deverão ser compensadas entre 3 de agosto e 30 de setembro de 2026.

Horários de saída

Nos dias em que os jogos ocorrerem às 14h, a liberação poderá ocorrer a partir das 11h. Para partidas às 16h, a saída será autorizada a partir das 13h; às 17h, a partir das 14h; às 18h, a partir das 15h; e às 19h, a partir das 16h, sempre no horário de Brasília.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nos jogos marcados para as 21h30, poderão sair às 18h30 os servidores cujo expediente se encerre depois desse horário; nas partidas às 22h, a liberação será a partir das 19h para aqueles com jornada além desse horário.

Compensação e desconto

Para quem atua presencialmente fora do Programa de Gestão, a compensação ocorrerá com antecipação ou extensão da jornada diária.

Já os participantes do programa, em regime presencial ou de teletrabalho, deverão cumprir integralmente as entregas previstas em seus planos de trabalho.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Caso a compensação não seja feita, haverá desconto proporcional na remuneração. O limite é de até duas horas diárias para servidores, empregados públicos e temporários, e de uma hora diária para estagiários.

A portaria determina ainda que os órgãos sigam em funcionamento durante os jogos, caso o servidor prefira manter o expediente normal, e que os dirigentes assegurem a continuidade dos serviços essenciais.

Com informações de Pedro Peduzzi (Agência Brasil)

Incêndio destrói galpão de recicláveis em Aracaju

Um incêndio de grandes proporções destruiu um galpão de produtos recicláveis na Rua Guilherme José Martins, no bairro América, em Aracaju, na manhã desta quinta-feira (11).

Bombeiro combate incêndio em galpão de recicláveis no bairro América, em Aracaju
CBMSE

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) foi acionado para combater as chamas, que consumiram completamente a estrutura.

Guarnições do 1º Grupamento de Bombeiros Militar isolaram residências próximas para evitar que o fogo se espalhasse. Parte do muro não resistiu à força do incêndio e desabou, atingindo um imóvel vizinho.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Não havia pessoas no local quando as chamas se alastraram.

Gatos resgatados

Conforme informações do tenente-coronel Aragão, as equipes localizaram e resgataram, com vida, sete gatos que estavam dentro do estabelecimento comercial. O imóvel era alugado.

Até o momento, não há informações sobre as causas do incêndio.

Certificador do Enem pode ganhar até R$ 864 por dia de prova

O Inep abriu as inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC), que atuará na aplicação do Enem, da Prova Nacional Docente (PND) e do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O prazo vai até 28 de junho, com cadastro feito pelo Sistema RNC.

Estudantes em dia de provas do Enem
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — Valter Campanato⎥Agência Brasil

Podem se candidatar servidores públicos do Poder Executivo federal e docentes efetivos das redes públicas estaduais e municipais que estejam em exercício da docência em 2026. A formação mínima exigida é o ensino médio (link para o edital mais abaixo).

Os selecionados vão atuar na certificação dos procedimentos de logística operacional e na fiscalização durante as provas. Não é permitida a inscrição de quem possui cônjuge, companheiro ou parentes de até terceiro grau inscritos no Enem, na PND ou no Enamed.

Remuneração

A remuneração regular é de R$ 510,00 por dia de atuação. Em casos excepcionais, o valor sobe para R$ 864,00, modalidade restrita a municípios de aplicação sem certificadores disponíveis ou com número insuficiente.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Essa condição se aplica a deslocamentos superiores a 150 km em cada trecho, contados separadamente na ida e na volta a partir do município de origem.

Capacitação e próximas etapas

A relação dos inscritos convocados para o curso de capacitação e as demais etapas do processo seletivo poderá ser consultada no edital e no Sistema RNC. O curso, promovido pelo Inep na modalidade a distância, será realizado por plataforma virtual, conforme o número de vagas disponíveis.

Clique e confira os detalhes no edital

Aracaju sedia congresso sobre novo rastreio do câncer do colo do útero

Entre os dias 10 e 12 de setembro de 2026, Aracaju recebe o XXVIII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (PTGIC), encontro nacional que reunirá especialistas para debater avanços no rastreio, prevenção e tratamento de cânceres do trato genital inferior e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Foto da Dra. Carmem Luiza Leite, presidente do Congresso e da ABPTGIC-SE, com o poster do XXVIII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (PTGIC), no seu lado direito
Dra. Carmem Luiza Leite, presidente do Congresso e da ABPTGIC-SE

Com estimativa do INCA de 17 mil novos casos de câncer do colo do útero no Brasil neste ano, sendo 230 apenas em Sergipe, o congresso foca no impacto social das novas diretrizes.

A pauta central aborda a transição metodológica para tecnologias de ponta, como o teste de DNA, e a ampliação da cobertura vacinal contra o HPV, estratégias definitivas para a redução da mortalidade feminina.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Democratizar o acesso às novas tecnologias de rastreamento é o caminho para mudarmos a realidade epidemiológica da doença no país”, pontua a Dra. Márcia Fuzaro Terra Cardial, presidente da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC).

A presidente do Congresso e da ABPTGIC-SE, Dra. Carmem Luiza Leite, ressalta o legado do encontro para o estado:

“Trazer esse nível de discussão científica para Aracaju fortalece a nossa rede de saúde. Capacitar nossos profissionais com as novas diretrizes significa diagnósticos mais precoces e, na prática, mais vidas salvas em Sergipe”.

Dra. Carmem Luiza Leite

O evento é uma realização da ABPTGIC e ABPTGIC-SE, com gestão e organização assinadas pela empresa sergipana Lumio Eventos.

SERVIÇO

O quê: XXVIII Congresso Brasileiro de PTGIC
Data: 10 a 12 de setembro de 2026
Local: Centro de Convenções AM Malls Sergipe – Av. Pres. Tancredo Neves, 4444 – Inácio Barbosa, Aracaju – SE, 49040-490
Inscrições: congressoptgic2026.com.br