Higor Trindade

A jovem atleta sergipana, Laryssa Souza, está enfrentando desafios financeiros enquanto se prepara para representar seu estado no cenário internacional do jiu-jítsu. Ela tem o sonho de competir no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu IBJJF, que será realizado de 19 a 27 de janeiro de 2024, no INSTITUT DU JUDO (iJ) em Paris, França, localizado na 21 Av. de la Prte de Châtillon, 75014 Paris.

Laryssa, que já conquistou resultados notáveis em campeonatos na região Nordeste e Sudeste do Brasil, sempre garantindo posições de destaque, é um exemplo de dedicação e talento nos tatames. No entanto, sua jornada para o Campeonato Europeu está ameaçada devido à falta de apoio do poder público.

Laryssa Souza|Divulgação

A mãe da jovem atleta, Edileuza Maria Santos de Souza, reconhece o potencial de sua filha e o orgulho que ela traz para Sergipe. Ela expressou sua frustração diante dos desafios financeiros que a família enfrenta para garantir que Laryssa possa competir no torneio internacional. “Veja só, minha filha é uma atleta incrível e vai participar de um campeonato internacional de jiu-jítsu na França. Estou tentando obter duas passagens com a Secretaria de Esporte do governo do estado para apoiar o sonho dela”, disse.

O pai, André Andrade Morais, também compartilhou sua tristeza diante da situação. Ele ressaltou: “É desolador ver a determinação e o talento de nossa filha, e ao mesmo tempo, sentir a impotência causada pela falta de apoio das autoridades. Nós, como pais, temos feito o possível para apoiar os sonhos dela, mas o poder público também deve cumprir seu papel.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No entanto, a família recebeu uma resposta desanimadora da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. Sidney, assessor da secretária Mariana Dantas, informou que não seria possível ajudar com as passagens aéreas, apesar do Programa de Apoio ao Esporte de Alto Rendimento criado pelo decreto nº 40.555, de 10 de março de 2020, e alterado pelos decretos nº 37/2022 e nº 336/2023. Este programa tem como objetivo apoiar o esporte de alto rendimento por meio do fornecimento de passagens aéreas. No entanto, vale ressaltar que essa iniciativa não prevê o repasse financeiro às federações esportivas, sendo o benefício concedido apenas por meio de bilhetes aéreos emitidos pela Seel, dentro das condições legais, incluindo conveniência, oportunidade e menor preço.

O futuro de Laryssa Souza no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu IBJJF está em risco devido à falta de apoio financeiro das autoridades públicas, apesar de seu talento e dedicação notáveis. A atleta sergipana está na luta não só nos tatames, mas também contra as barreiras financeiras que ameaçam sua participação no torneio internacional. A família, juntamente com o pai André Andrade Morais, faz um apelo para que o poder público reconsidere sua posição e apoie essa jovem promessa do jiu-jítsu sergipano.

Por Higor Trindade
DRT 2293/SE