NE Notícias

O senador Alessandro Alessandro Vieira (Cidadania-SE) fala em resistência de empresas que tentam evitar a votação de seu projeto que propõe abertura na internet para tentar evitar Fake News:

Freepik

Ao apoiar que projetos de lei sejam resultado de amplo debate público, para garantir que não representem ameaça à liberdade de expressão e para evitar que tragam insegurança jurídica ao setor.

É natural que uma grande corporação que lucra bilhões de dólares com o modelo de negócio vigente tenha resistência em ter sua atividade regulada.

Segundo o senador, seu projeto

respeita a iniciativa privada, mas torna o modelo de negócio mais transparente para os usuários, na medida em que o interesse público deve ser prevalente.

Assim, o usuário vai saber com clareza quando recebe mensagens publicitárias ou impulsionadas mediante pagamento e vai saber quando interage com contas automatizadas, os chamados robôs.

Alessandro garante:

O texto elaborado vem recebendo contribuições constantes, várias delas já incorporadas. Todas as críticas são ouvidas e todas as sugestões analisadas. Aliás, neste ponto vale ressaltar que o Facebook também foi ouvido, mas não apresentou nenhuma sugestão concreta até a presente data.