NE Notícias

O jornalista Cláudio Humberto informa em sua coluna, publicada em jornais de vários Estados do País, neste domingo:

Os presidentes e demais integrantes de mesas diretoras reeleitos, na maioria das assembleias legislativas e das câmaras municipais, podem ser destituídos, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha coerência com o entendimento estabelecido em relação à Câmara e ao Senado, de que a Constituição proíbe a recondução na mesma legislatura. Ação do procurador-geral da República, Augusto Aras, pede a imediata destituição de todos eles por ferirem preceito constitucional. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A ação está sob exame do ministro Gilmar Mendes, voto vencido na tentativa de Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia de disputarem reeleição.

Na hipótese de Gilmar Mendes votar como no começo do ano, favorável à reeleição, é provável que o plenário reforme essa decisão.

“A regra proibitiva (art. 57 da Constituição) há de incidir perante os poderes legislativos estaduais, distrital e municipais”, defende Aras.

NE NOTÍCIAS

Como NE Notícias vem informando, decisões do STF e parecer da PGR são objeto permanente de análise entre deputados estaduais de Sergipe.

Decisão favorável ao parecer da PGR e de entendimentos já manifestados por ministros do STF podem mudar a composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.