UNIT

Com a temática “Neurogestão: novos caminhos para a Psicologia em tempos de VUCA”, a Universidade Tiradentes – Unit – realizará o 20º Congresso de Psicologia de 27 a 29, no campus Farolândia. Tema central está relacionado ao momento atual que a sociedade vive, de instabilidade e mudanças que gera novos desafios para o profissional. O intuito do evento também é quebrar o paradigma sobre a atuação do psicólogo quanto suas múltiplas habilidades de atuação que não se restringe apenas ao consultório, mas a diversos campos da Psicologia.

Divulgação

De acordo com a coordenadora do curso, professora Angélica Piovesan, a ideia do VUCA é abordar as possibilidades de superar os desafios que a profissão enfrenta. “Vamos mencionar como devem ser as medidas socioeducativas do psicólogo e articulações para esse mundo. Prepará-los para atuar nesse mercado e ser bem sucedido”, informa. “A rapidez com que as coisas surgem dificulta a previsão de cenários futuros da profissão, que antes era possível através de planejamentos. Hoje eles não surtem tanto efeito, os profissionais precisam lidar com essa inconstância e buscar conhecer essas modificações”, acrescenta a coordenadora.

Congresso de Psicologia

A cerimônia de abertura será realizada a partir das 18h30, no bloco D, auditório Padre Arnóbio, com a palestra “Neuropsicologia em tempos de VUCA” com a especialista Dirce Maria. Na programação constam atividades, palestras, apresentações culturais e minicursos. Para mais informações, acesse: www.unit.br/eventos

O tema do congresso é inovador e gera uma expectativa não somente nos congressistas, mas nos próprios alunos do curso da Unit. De acordo com a comissão organizadora do evento, para se destacar no mercado, os psicólogos precisam aprimorar algumas habilidades e ter conhecimento sobre diversos assuntos, como: marketing de conteúdo na área da Saúde; dança; arte; organização financeira e comportamento do consumidor. “A Neurogestão permite entender o cenário atual e desenvolver técnicas que tragam respostas consistentes. As atividades são voltadas para os alunos como forma de terapia para que também se conscientizem de que eles precisam estar bem física e psicologicamente para executar um trabalho de qualidade”, acredita Piovesan.

Profissionais de áreas como Jogos Digitais, Arquitetura, Design de Moda e Educação Física promoverão debates enriquecedores.

Mundo VUCA

O termo surgiu na década de 90 no ambiente militar e significa volátil, incerto, complexo e ambíguo, para denominar o momento de transformações que a sociedade vive, onde exige esforço e dedicação dos profissionais para a tomada de decisões.

É volátil pela agilidade com que as coisas mudam; incerto por ninguém conseguir prever os resultados futuros; complexo porque os profissionais têm que correr riscos não calculados; e ambíguo por possuir várias interpretações que dificultam o processo de decisão.

Com informações da Revista Exame