ASN

Com a vitória da X-9 Paulistana no Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo de 2024, Sergipe volta a ser destaque no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista. O desfile das campeãs acontecerá neste sábado, 17, a partir das 20h45, com transmissão pela TV Cultura. O público, então, poderá rever a homenagem feita a Sergipe por meio do tradicional Restaurante e Casa de Forró Cariri, representado no carro abre-alas, e também pela comissão de frente, que destacou o mais famoso ritmo nordestino, em uma clara alusão ao ‘País do Forró’, como o estado é conhecido. A homenagem contou com apoio cultural do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Carro abre-alas da X-9 Paulistana fez homenagem a Sergipe ao retratar o Restaurante e Casa de Forró Cariri –Foto: Matheus Moura|Divulgação

O Cariri e o ‘País do Forró’, entre outros elementos, serviram como inspiração para a X-9 criar o samba-enredo ‘Nordestino Sim, Nordestinado Jamais’. Ele descreve as riquezas culturais na Região Nordeste, como as festas juninas, reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e muitas manifestações religiosas cristãs e afro-brasileiras. Nesse contexto, o Cariri se apresenta como um dos ícones na tradição junina para fortalecer o turismo de Sergipe.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, com a representação de Sergipe no desfile, a escola de samba gerou a oportunidade de o estado promover os atrativos juninos e o destino turístico, que, aliás, tem ganhado mais visibilidade no mercado nacional graças aos investimentos e eventos promovidos pelo Governo de Sergipe por meio da Setur. “O desfile da X-9 Paulistana, que estava muito bonito, mostrou um pedaço da nossa cultura, com destaque para o forró, representado tanto no carro abre-alas como na comissão de frente. Somos o ‘País do Forró’! E o Brasil e o mundo puderam ver isso no desfile que deu a vitória à X-9 e que vão ver, mais uma vez, neste sábado, no desfile das campeãs”, avalia o secretário.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O presidente da agremiação e também mestre de bateria da escola de samba, Reginaldo Tadeu Batista de Souza, o Mestre Adamastor, ressaltou a honra de homenagear o Nordeste e, em especial, Sergipe. “É uma honra ter no nosso enredo o ‘País do Forró’ e um dos mais tradicionais restaurantes e casas de forró do nosso país, o Cariri, retratado no nosso carro abre-alas”, exalta. De acordo com Mestre Adamastor, a comissão de frente retratou justamente o ritmo nordestino, fazendo total analogia a Sergipe, conhecido como o ‘País do Forró’. “Representamos Sergipe por meio da dança. Sergipe é um dos pontos principais do nosso enredo, sendo homenageado na comissão de frente, retratando a dança, o forró”, explica.

Quem também está feliz da vida com a conquista da X-9 Paulistana é o empresário – ou bodegueiro, como ele mesmo se intitula – José Hamilton de Santana, proprietário do Restaurante e Casa de Forró Cariri. Apaixonado por Sergipe, ele descreve que foi uma honra a homenagem dada ao estado no desfile da X-9. Sobre o sentimento de ter participado e de ter contribuído para a conquista do título no Carnaval paulistano, ele diz: “Vou definir com poucas palavras: é o clímax do reconhecimento. Estou feliz e me sentindo honrado. Esse reconhecimento é do Cariri e de Sergipe”.

Assista ao desfile completo:

Liga Carnaval SP