Ministério das Comunicações

Com o objetivo de marcar a chegada da tecnologia 5G no Brasil e discutir o alcance da transformação na economia e nos setores produtivos, o Ministério das Comunicações (MCom) promove o Seminário 5G.BR. A primeira edição da iniciativa será realizada no dia 11 de agosto, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo (SP), e contará com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, na abertura e na mediação de um dos painéis.

A programação lista a participação de profissionais especialistas do setor em quatro painéis, associados à pauta da quinta geração de internet móvel. A primeira rodada abordará o tema “5G no Brasil: avanços da conectividade em um país continental”. O primeiro diálogo, que irá abordar o “5G no Brasil: avanços da conectividade em um país continental”, contará com representantes das empresas TIM, Claro e Ericsson LATAM South, além de Artur Coimbra, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como mediador do debate.

O debate será seguido pelo painel “Revolução na indústria e na economia: como o 5G deve alavancar o setor produtivo brasileiro”. O encontro reúne profissionais da WEG, Nokia Enterprise LATAM, Bosch e Intelbras, encabeçados pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet.

À tarde, a partir das 15h, o Seminário recebe o principal orador (keynote speaker) Vint Cerf, um dos fundadores da internet no mundo. O matemático e engenheiro norte-americano está entre os responsáveis pela criação do conjunto de protocolos de comunicação em rede (TCP/IP, da sigla em inglês Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Cerf irá conversar com Demi Getschko, pioneiro da internet no Brasil.

Para tratar sobre o “5G numa perspectiva global: como a tecnologia contribui para as metas de desenvolvimento sustentável”, o ministro Fábio Faria, recebe autoridades de Israel, Japão, Estados Unidos e Finlândia, entre outros. O painel também contará com o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.