Itnet

Uma pesquisa de intenção de votos para o cargo de prefeito realizada em Itabaiana foi divulgada com exclusividade no programa Itnet Notícias Noite desta terça-feira, 27.

A pesquisa foi feita pelo Instituto INOR entre os dias 22 e 23 de outubro, com 500 itabaianenses e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SE-03932/2020.

O candidato Adailton Sousa (PL) lidera as intenções de votos do eleitorado itabaianense em todos os cenários.

Valmir de Francisquinho

PESQUISA ESTIMULADA:

Na pesquisa estimulada ou induzida, onde o eleitor recebe opções, e dentre os citados escolhe em quem pensa em votar, Adailton Sousa tem 45,6% das intenções, seguido de Edson de Itabaiana (MDB), com 23,4%, Carminha Mendonça (Progressistas), com 3,8% e Doutor Olivier (PT) tem 2,0%.

Segundo a pesquisa, 14,4% nãos souberam ou não opinaram e 10,8% dos itabaianenses disseram que vão votar nulo. O candidato Bráulio de Zé de Lourenço (PMN) não foi citado.

Retirando os brancos, nulos e os que não souberam ou não opinaram, Adailton Souza tem 60,9% das intenções de votos, Edson de Itabaiana, 31,2%, Carminha Mendonça, 5,2%, Doutor Olivier, 2,7%. O candidato Bráulio de Zé de Lourenço não foi citado.

PESQUISA ESPONTÂNEA:

Na pesquisa espontânea, onde o eleitor não recebe opções de nomes, mas cita aquele que pensa em votar, Adailton Sousa tem 45,2% das intenções de votos, seguido por Edson de Itabaiana, com 22,8%, Carminha Mendonça aparece com 4,4%.

Doutor Olivier tem 1,2% das intenções, Valmir de Francisquinho (que não é candidato), foi citado por 0,6% dos entrevistados.

O candidato Bráulio não foi citado. 18% dos eleitores disseram que não sabem, ou não opinaram e 7,8% somam os votos brancos e nulos.

QUEM VAI VENCER?

O Instituto também perguntou aos entrevistados o seguinte: independente do candidato que você vai votar, quem você acha que vai ser o próximo prefeito de Itabaiana?

53% dos entrevistados responderam que será Adailton Sousa; 18,2% citaram Edson de Itabaiana. Em seguida aparece o nome de Carminha Mendonça, com 2,6%; Doutor Olivier tem 2,0% e por fim, Bráulio de Zé de Lourenço, com 0,2%. Não souberam ou não opinaram 19,2% dos entrevistados. Nulos somam 4,8%.

REJEIÇÃO:

Os itabaianenses também responderam à seguinte pergunta: em qual candidato você não votaria?

19% dos eleitores disseram que em Adailton Sousa; Edson de Itabaiana aparece em seguida, com 18,6%; Carminha Mendonça, 14,4%, Doutor Olivier, 10,4% e Bráulio de Zé de Lourenço tem 6,4%. Não souberam ou não opinaram: 21,6% e brancos e nulos somam 9,6%.

AVALIAÇÃO DO PREFEITO:

Os entrevistados também foram perguntados sobre o que eles acham da administração do atual prefeito, Valmir de Francisquinho.

26,6% consideram ótima; 33,2%, boa; para 24,4% dos entrevistados a administração é regular; 5,8% acham ruim; 7,8%, péssima e 2,2% não sabem ou não opinaram.

APROVAM VALMIR

Os itabaianenses também responderam se aprovam ou desaprovam a gestão de Valmir. 71.2% disseram que aprovam; 19,4% desaprovam e 9,4% não sabem ou não opinaram.