ESPN

O Palmeiras é o primeiro time classificado para as oitavas de final da Conmebol Libertadores!

Depois de ter atropelado o Independiente Petrolero por 8 a 1 no Allianz Parque, o time de Abel Ferreira voltou a golear a equipe boliviana, desta vez por 5 a 0, nesta terça-feira (3), na altitude de Sucre, na Bolívia, pela 4ª rodada da fase de grupos.

Com direito a hat-trick de Raphael Veiga, um de Rafael Navarro e outro de Murilo, o clube alviverde carimbou sua vaga na fase mata-mata do torneio de forma antecipada pela 5ª vez consecutiva.

No primeiro tempo, o Palmeiras começou em ritmo lento, mas logo se encontrou no jogo, depois do pênalti cometido por Silva após toque na mão. Na cobrança, Raphael Veiga colocou o time alviverde na frente. Pouco depois a partida se transformou em uma espécie de treino (e foi assim até o apito final).

O segundo veio novamente com Veiga, após passe de Dudu. Com amplo domínio, o Palmeiras poderia ter ido para o vestiário com uma vantagem ainda maior, mas desperdiçou muitos gols. Já o Petrolero só assustou em uma cabeçada de Cristaldo, que exigiu uma grande defesa de Weverton.

Para piorar ainda mais a situação dos bolivianos, o próprio Cristaldo ainda acabou expulso antes do intervalo por ter dado uma cotovelada em Murilo. O técnico Marcelo Robledo também levou cartão vermelho por reclamação.

No segundo tempo, o roteiro se repetiu. O Verdão continuou atropelando os adversários com muita facilidade. Aos 14, Veiga anotou o terceiro, um verdadeiro GOLAÇO de fora da área, que o tornou o maior artilheiro da história do Palmeiras na Libertadores.

Logo depois, Rafael Navarro recebeu de Piquerez na área e mandou para o fundo das redes para fazer o quarto e sacramentar mais uma goleada do time de Abel Ferreira no torneio continental. Mas não parou por aí… O quinto veio com Murilo, de cabeça, sem muito esforço, aos 28.

Situação do campeonato

Com o resultado, o Palmeiras, líder da chave, chegou aos 12 pontos e abriu 7de vantagem sobre o Emelec, segundo colocado. Já o Petrolero é lanterna com apenas 1 ponto somado até então.

O cara: Raphael Veiga

Três vezes Raphael Veiga. O meia acabou com a partida ao anotar TRÊS os gols da vitória do Palmeiras na noite desta terça. Com o hat-trick, Veiga chegou ao gol de número 14 e se tornou o artilheiro isolado da história do clube na Libertadores, ultrapassando Rony, com 13.

Foi mal: Cristaldo

O ex-Palmeiras, campeão da Copa do Brasil com o time alviverde em 2015, acertou uma cotovelada no rosto de Murilo e foi expulso no fim do primeiro tempo, quando a situação já era complicada para o time boliviano. Vale lembrar que há três semanas, na goleada do Verdão por 8 a 1, o atacante foi aplaudido pelos palmeirenses presentes no Allianz Parque.

Próximos jogos

O Palmeiras recebe o Fluminenseno domingo (8), às 16h (de Brasília), pela 5ª rodada do Brasileirão. Já o Independiente Petrolero encara o Club Universitario no sábado (7), às 20h, pelo Campeonato Boliviano.

No dia 18, os dois times voltam a campo para a 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Já classificado, o Palmeiras enfrenta o Emelec às 19h. Mais tarde, às 21h, o Independiente Petrolero visita o Deportivo Táchira.

Ficha técnica

Independiente Petrolero 0 x 5 Palmeiras

GOLS: Raphael Veiga (16′ do 1ºT, 21′ do 1ºT, 14′ do 2ºT), Raphael Navarro (18′ do 2ºT), Murilo (28′ do 2ºT)

INDEPENDIENTE PETROLERO: Ayala; Velásquez, Francisco Silva, Chiatti e Alaca; Luis Alí (Alejandro Medina), Florenciañez (Yesit Martínez), Joel Bejarano (Acuña) e Robin Ramírez (Velasco); Cristaldo e José Correa (Reina). Técnico: Marcelo Robledo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Gabriel Menino), Zé Rafael e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa); Gabriel Veron, Dudu (Wesley) e Rony (Rafael Navarro). Técnico: Abel Ferreira