AAN

Guardas municipais do grupamento Ronda da Capital (Rondac) realizaram um parto de emergência numa calçada no cruzamento das ruas Paraíba com Rio Grande do Sul, no bairro Novo Paraíso, zona norte da capital, no início da tarde desta terça-feira, 18.

Guarda Municipal ⏐ Divulgação

Durante a realização de patrulhamento preventivo na região, os guardiões se depararam com uma movimentação anormal de pessoas e foram informados de que uma mulher entrara em trabalho de parto enquanto aguardava um táxi rumo à maternidade. Os subinspetores Wilton e Edilson prontamente iniciaram o atendimento à gestante enquanto acionavam o Corpo de Bombeiros, e logo após o bebê nasceu ali mesmo, na calçada, pelas mãos dos guardiões.

Prontamente, mãe e a recém-nascida foram transportadas na viatura da corporação para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Capucho, onde permanecem sob cuidados médicos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Já no final da tarde, os guardas municipais envolvidos na ocorrência foram visitar a mãe e a pequena Lilian Heloise. O subinspetor Wilton destaca com alegria a emoção de atender uma ocorrência tão singular.

“Em mais de 15 anos de profissão, essa é a primeira vez que me deparo com uma ocorrência dessa natureza. Foi tudo muito rápido, assim que chegamos onde a gestante estava mal deu tempo de entender a situação e se preparar para receber o bebê que já estava prestes a nascer. Uma emoção muito forte poder ajudar no parto e pegar a bebê nas mãos, no momento em que a mãe mais precisava de ajuda”, afirma.

Guarda Municipal ⏐ Divulgação

O subinspetor Edilson foi o responsável por conduzir a viatura para a maternidade, onde mãe e recém-nascida receberiam cuidados e atenção mais apropriados. “Depois do nascimento da bebê, prontamente colocamos ambas na viatura e nos deslocamos com toda a velocidade e cuidados que a situação requeria, sempre atentos para que elas pudessem chegar com brevidade à maternidade, onde poderiam ser atendidas de uma forma ainda mais profissional e adequada às suas necessidades. Fico muito feliz por estarmos no lugar e na hora certas para atender essa mãe e sua bebê”, enfatiza Edilson.