Arquidiocese de Aracaju

Ao povo de Deus da Arquidiocese de Aracaju — Ao ver estampada no site do Vaticano, na manhã de hoje, a notícia de minha nomeação para Arquidiocese de Aracaju, Sergipe, dirijo-me ao Administrador Apostólico, Dom Vitor Agnaldo de Menezes, aos Arcebispos Eméritos, Dom João José Costa, OCarm e Dom José Palmeira Lessa, aos Padres, Diáconos permanentes, Religiosas, Religiosos, Seminaristas, Líderes das comunidades, pastorais, movimentos, serviços e associações, aos homens e mulheres de boa vontade que estão no território da Arquidiocese.

Dom Josafá Menezes da Silva|Divulgação

Acolhi a nomeação do Papa Francisco para Arquidiocese de Aracaju como um novo chamado de Deus, que mais uma vez me dá a honra de trabalhar na vinha de seu Filho Jesus, depois de exercer o ministério em três Dioceses da Bahia, estado onde nasci, agora me pede de alargar a extensão da minha tenda (cf. Is 54,2) para a missão no vizinho Estado de Sergipe.

Quando o Senhor Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, me transmitiu a notícia, a motivação principal para a minha resposta foi de natureza espiritual: Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Aracaju, coincidentemente é também padroeira de minha terra natal. Entendi ser um chamado materno da Imaculada que não podia desatender.

Depois, em Aracaju, encontraria, como em Vitória da Conquista, uma porção do rebanho de Cristo, cujo serviço deve ser também pronto e dedicado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Queridos irmãos e irmãs, estou certo que a tocha da fé em Jesus Cristo e na sua Revelação que chegou às terras do Estado de Sergipe em tempos idos e, graças também à ininterrupta sucessão apostólica na ação dos bispos e arcebispos, meus antecessores, será por mim recebida, e pela força do Espírito Santo e a ação viva do Ressuscitado em todos os membros da Igreja Arquidiocesana, continuará a arder no presente e no futuro, para o maior bem de todo o povo santo de Deus que está nesta prestigiosa Sé Metropolitana.

Devo, portanto, prosseguir o propósito de minha ordenação episcopal: “Tu, porém, PROCLAMA A PALAVRA, insiste, no tempo oportuno e inoportuno, refuta, ameaça com toda paciência e doutrina” (II Tim 4,2).

Cabe-me, a partir de hoje, começar a organizar as coisas para que Vitória da Conquista possa se preparar para receber o seu 4° Arcebispo e ao mesmo tempo, tomar as providências, para poder no prazo estipulado pela Santa Sé assumir a missão que hoje recebo do Santo Padre, Papa Francisco, a quem agradeço imensamente a confiança.

Estando no Ano da Oração, seguindo o costume do Santo Padre, Papa Francisco, entre as vossas intenções de oração, peço incluir o meu nome para que não me faltem as energias fisicas e morais para a nova missão.

Que Nossa Senhora da Conceição e São José nos abençoem!

Em Cristo Jesus,

Dom Josafá Menezes da Silva