NE Notícias

Cientistas de todo o mundo correm contra o tempo para encontrar um tratamento eficaz contra a Covid-19, mas uma adolescente chamada Anika Chebrolu, de 14 anos, do estado americano do Texas, venceu o ‘Desafio Jovem Cientista 3M, e recebeu um prémio de 25 mil dólares, por uma descoberta que pode contribuir para o desenvolvimento de uma potencial cura para a covid-19.

Anika Chebrolu – Cortesia do Desafio Jovem Cientista 3M

A invenção de Anika usa uma metodologia “in silico”, que faz uma simulação em computador, para revelar uma molécula que se pode ligar às ‘spike protein’ do vírus SARS-Cov-2, uma característica biológica que permite que o vírus penetre nas células hospedeiras e cause infeção.

“Nos últimos dois dias, percebi que houve um interesse da imprensa em relação ao projeto, principalmente porque envolve o vírus SARS-Cov-2 e espelha as nossas esperanças de acabar com esta pandemia e eu, tal como todas as pessoas, gostaria de voltar em breve à vida normal”, contou Anika à CNN.

Anika é uma americana de origem indiana, que iniciou o seu projeto antes da pandemia. Inicialmente, o objetivo era usar as simulações em computador para identificar um componente que pudesse ligar-se às proteínas do vírus Influenza.