Assessoria de Comunicação

Os partidos MDB, PV, PT e PSL se reuniram em convenção na noite desta terça-feira (15), onde homologaram a candidatura à reeleição de Marcos Santana (MDB) para prefeito e de Paulo Júnior (MDB), atual presidente da Câmara de Vereadores, para vice-prefeito em São Cristóvão. O evento ocorreu na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (FETASE).

Além da apresentação dos pré-candidatos, a coligação ‘Pra São Cristóvão Seguir em Frente’ também realizou o sorteio dos números para os mais de 100 candidatos que irão disputar a vaga na Câmara Municipal.

Assessoria de Comunicação

Marcos Santana destacou em seu discurso a escolha do seu vice, reforçando o papel que ele tem desempenhado nos últimos anos enquanto vereador e presidente da Câmara, e a contribuição que ele ainda poderá dar para São Cristóvão. “A escolha de Paulo Júnior vem sendo amadurecida há algum tempo. Tínhamos alguns outros companheiros que poderiam estar nesse processo, como o saudoso ex-prefeito Lauro Rocha e Edmilson Brito, mas Paulo Júnior se sobressai porque ele tem experiência na articulação política, já conhece a máquina administrativa, sabe das nossas concepções e tem, sobretudo, identidade com o nosso projeto e com a nossa cidade”, afirmou.

Eleito em 2016, Marcos relembrou as ações realizadas durante a sua gestão, dentre estas, a qualificação da educação, saúde, assistência social e iluminação pública no município. Ele citou ainda que São Cristóvão obteve o maior crescimento do Estado na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), saltando da 49ª para a 5ª posição.

O pré-candidato a vice-prefeito, Paulo Júnior, elogiou a gestão realizada nos últimos anos pelo companheiro de chapa. “Marcos assumiu em janeiro de 2017 a nossa cidade, que estava totalmente comprometida do ponto de vista do equilíbrio fiscal. Ele fez muito por São Cristóvão, resgatou a autoestima do nosso povo que há muito tempo estava perdida, planejou e executou obras importantes. Para mim é uma responsabilidade e uma alegria muito grande de colocar meu nome para compor a chapa majoritária desse projeto que vem reconstruindo São Cristóvão”, ressaltou.

Apoiadores

A chapa majoritária conta com o apoio diversas personalidades políticas importantes de Sergipe. Por meio de vídeo, o governador Belivaldo Chagas, enfatizou o seu “compromisso com Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão que está fazendo um excelente trabalho”.  

A vice-governadora do estado de Sergipe, Eliane Aquino, esteve presente na convenção, e destacou a admiração pelo prefeito de São Cristóvão. “Vi em Marcos, logo na entrada dele na prefeitura, uma pessoa que iria resgatar a autoestima do povo de São Cristóvão, com seriedade e principalmente com compromisso com o povo. Assim fui vendo a gestão de Marcos e aconteceu isso e muito mais”, destacou Eliane.

Quem também manifestou apoio através de vídeo foi o deputado federal pelo MDB, Fábio Reis afirmou que “São Cristóvão precisa continuar em boas mãos. Essa foi a maior parceria que já fiz com um prefeito, temos inúmeros investimentos e São Cristóvão não pode parar”, acrescentou o deputado.

Já o deputado estadual pelo PT, Francisco Gualberto, falou por meio de vídeo que “meu apoio é irrestrito a Marcos Santana e Paulo Júnior, e a partir do próximo dia 27, quando a legislação eleitoral autorizará a campanha ampla, continuaremos a caminhada juntos”.

A reconstrução da rodovia João Bebe-Água, realizada durante a gestão de Marcos Santana foi relembrada pelo senador e líder da bancada do PT no Senado, Rogério Carvalho. Ele destacou em sua fala que o atual prefeito fez de São Cristóvão uma cidade respeitada no estado, e completou afirmando que: “tenho a certeza vocês vão fazer com maestria a tarefa de fazer a vida do povo de São Cristóvão melhorar, ter um futuro melhor para São Cristóvão com essa dupla continuando na Prefeitura”.

Outro parlamentar que esteve na convenção foi o deputado federal João Daniel (PT). Ele afirmou que Marcos Santana “é um exemplo de prefeito”, enfatizando que o gestor recuperou o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) e a autoestima do povo sancristovense.  

Durante o evento foi exibido também uma declaração gravada pelo ex-prefeito de São Cristóvão, Lauro Rocha (in memoriam), onde ele ressalta seu apoio ao atual gestor do município. 

Marcaram presença ainda o Presidente Municipal do PT, Naninho; o Presidente Municipal do PV, Edson Fontes; o Presidente Municipal do MDB, Marcão da Pastoral; o Vice-presidente Municipal do PSL, Nonô Cadeirante; o ex-prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha; o ex-vereador, Josuel Salvador; o coordenador da Campanha, Wanderlê Correa; ex-secretário de Saúde de São Cristóvão, Edmilson Brito; além de outros líderes políticos do estado e do município.  

Marcos Santana

Nascido em São Cristóvão, Marcos Antonio de Azevedo Santana assumiu a prefeitura em janeiro de 2017. Filho de José Alves de Santana e Lusinete de Azevedo Santana (ambos in memorian), é casado com a professora Sandra Oliveira Rodrigues Santana.

Funcionário concursado da Caixa Econômica há mais 30 anos, é formado em Administração pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) e possui especialização em Gestão Urbana e Planejamento Municipal pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi diretor de Gestão Ambiental na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), secretário adjunto de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, e diretor administrativo e financeiro da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese).

É presidente licenciado da Associação dos Municípios de Sergipe (Amuse) e foi diretor administrativo da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), e foi 2º Secretário do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Municípios (ABM).

Paulo Júnior

Paulo Roberto de Santana Júnior, Paulo Júnior, está em seu segundo mandato de vereador, atualmente exerce o cargo de Presidente da Câmara. Foi o vereador mais votado da história de São Cristóvão na última eleição, com 1658 votos.

Filho do ex-vereador Paulinho dos Correios e de dona Edelzita Cardoso, é sancristovense, servidor público do Estado, ocupou por quatro meses a Secretaria do Meio Ambiente em 2011. Bacharel em Direito, é também graduando em Gestão e Direito Municipal.