Assessoria de Comunicação

A presidente do MDB Mulher em Sergipe, Ana Paula Menezes, participou da Reunião da Executiva Nacional do MDB Mulher, em Brasília, nos dias 5 e 6 de fevereiro.

Durante o encontro, foram traçadas metas para o núcleo feminino do partido em 2020. Além disso, foi apresentado o quadro político dos estados e a participação feminina nas discussões do partido. 

“Foram encontros para criar metas e planejar 2020. Nos reunimos com presidentes de outros estados e definimos que queríamos capacitação para as mulheres por meio da Fundação Ulysses Guimarães e identificar potenciais pré-candidatas. Além disso, iremos buscar a integração dos núcleos do partido”, conta Ana Paula.

Ana Paula Menezes

Nas discussões do encontro, foi apresentada a novidade para os próximos anos. Um aplicativo será utilizado pelo núcleo feminino, facilitando o cadastro e o atendimento à mulheres filiadas. Esse aplicativo servirá ainda para fortalecer a politização do público feminino, garantindo mais participação das mulheres nas eleições.

É importante lembrar que o MDB Sergipe já tem fortalecido a participação feminina no diretório estadual do partido que, além de Ana Paula, conta com mais duas presidentes de núcleos: Rafaela Batalha, presidente estadual do MDB Socioambiental, e Luana Oliveira, presidente estadual da Juventude MDB.

“As mulheres estão dominando a política. Luana é a única mulher presidente da Juventude MDB no Brasil e Rafaela assumiu recentemente o Socioambiental. Isso é bom porque são mulheres no poder, seguindo empoderadas e mostrando que a política também é feita pelas mulheres”, completou.

Em 2019, em consonância com a proposta do MDB Sergipe e do MDB Nacional, uma chapa formada somente por mulheres (Alba de Ailton, do MDB,  e Dêda de Elder, do PT) venceu a eleição suplementar em São Francisco. 

Planejamento para 2020

A ocupação dos espaços de poder por mulheres tem feito parte do compromisso de luta da presidente estadual do MDB Mulher. Ana Paula tem buscado a ampliação das oportunidades para as militantes femininas nas eleições em 2020.

“Queremos capacitar essas mulheres para que elas voltem ao mercado de trabalho, concorram as cadeiras políticas como vereadoras, prefeitas, vice-prefeitas e se sintam preparadas para estar ali”, finalizou.