NE Notícias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira, 9, a retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe. A confirmação ocorreu durante um discurso na inauguração da fábrica da montadora BYD, em Camaçari (BA).

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de inauguração da fábrica da BYD. Polo Petroquímico, Camaçari - BA. 09.10.2025
Ricardo Stuckert|PR

Durante o evento, o presidente afirmou que as atividades serão reativadas tanto na Bahia quanto em Sergipe. A expectativa é que a produção de CO₂, amônia e ureia na unidade sergipana seja retomada gradualmente até o final de 2025.

“A Fafen vai voltar a funcionar na Bahia e em Sergipe porque, agora, seremos donos do nosso nariz, também na produção de fertilizantes”, declarou Lula.

Histórico da Fábrica

Implantada pela Petrobras em 1980, a Fafen de Sergipe foi um polo estratégico para a produção de ureia, amônia e sulfato de amônio na região Nordeste. A unidade foi arrendada à iniciativa privada em 2020. Em março de 2024, a então operadora, Unigel, paralisou as atividades alegando inviabilidade econômica.

Veja fala do presidente:

Reprodução

NE Notícias, da redação