Primeira Mão - Eugenio Nascimento

Sites e blogs de notícias econômicas e de energia divulgaram informações dando conta de que a Unigel comunicou na sexta-feira (9) que deve promover uma onda de demissões nas fábricas da empresa na Bahia e em Sergipe nos próximos dias.  A empresa tem cerca de 500  trabalhadores e em Laranjeiras (SE) e em  plena operação, a fábrica tem capacidade de produzir 450 mil toneladas de amônia e 650 mil toneladas de ureia ao ano.

Unigel ⏐ Arquivo

Fontes revelaram para o   BP Money que  o anúncio foi feito aos trabalhadores das duas plantas por volta do meio-dia da sexta, 09. Há uma projeção  de que os cortes possam atingir até 50% do quadro de Camaçari (BA) e 70% da unidade de Laranjeiras (SE). O BP Money e o primeiramao (SE)  procuraram a empresa, mas não obtiveram sucesso na investida.

O Sindiquímica Bahia solicitou uma reunião de urgência com a Unigel para  para tratar sobre o assunto e divulgou nota dizendo que  “é inadmissível que mais uma vez os trabalhadores sejam pegos de sobressalto com o risco de perderem seus postos de trabalho e a renda com a qual sustentam suas famílias”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Jailton Andrade publicou no 247 que “mais uma vez a indústria química UNIGEL utiliza-se da ameaça de demissão em massa para pressionar contratos mais vantajosos de fornecimento de gás natural”.

Em Sergipe, há a suspeita de que a Unigel estaria pressionando a Petrobras para obter vantagens. “Essas empresas só querem lucro e, no caso específico,  nem conhecimento da Fábrica tem. Até Hoje nunca deu a partida na Fabricação do fertilizantes granulado, que era o carro chefe de vendas”, disse um sindicalista.

Esta postagem foi originalmente publicada por Eugênio Nascimento