AAN

Nesta sexta-feira, 24, Aracaju amanheceu com tempo nublado e registro de pancadas de chuva, de forma passageira, com intensidade de fraca a moderada. Diante da instabilidade, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), acompanha as atualizações dos centros de meteorologia e monitoram as áreas de risco.

Com base nos pluviômetros do sistema ClimAju, o acumulado de chuva, nas primeiras horas do dia, soma 17 milímetros, com maior incidência no bairro Porto Dantas. O volume não gerou impactos ou registro de ocorrências através do serviço emergencial 199.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a perspectiva é de tempo estável no período da tarde, com possibilidade de novas pancadas de chuva no período da noite.

“Monitoramos, principalmente, as áreas de risco, com foco nas ações preventivas, tendo em vista que o volume de chuva, até o momento, não gera impactos severos para a capital”, frisa Silvio.

A equipe acompanha as atualizações dos institutos de meteorologia, para adotar as providências que forem necessárias à prevenção de riscos. Da mesma forma, há constante atenção aos chamados que possam ser registrados através do serviço emergencial 199, que funciona 24h para atendimento à população.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no site aracaju.se.gov.br/climaju , possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo, de diversas regiões da cidade.

Serviço de Alerta por SMS

O serviço de alerta por SMS 40199 é gratuito e visa manter a população atenta a possíveis riscos ocasionados pelas chuvas e outros fenômenos naturais.

Para realizar o cadastro é necessário enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.