Rede Alese

O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (12), para defender a implantação em Sergipe do projeto “Guardiões da Vida”, da Polícia Militar no Rio de Janeiro, que no município de Três Rios já reduziu em mais de 90% os registros de agressões contra as mulheres.

O objetivo dos Guardiões da Vida é atender e dar assistência às vítimas de violência doméstica e jovens e adultos que se encontram no terrível mundo das drogas. Os Policiais Militares agem como mediadores dos conflitos entre os casais e conselheiros para os jovens.

Jadílson Simões / Alese

“Este programa é um sucesso no Rio de Janeiro. Homens que pensam que são homens, mas são verdadeiros ‘restos de gente’ que agridem, batem e até matam mulheres, simplesmente porque elas são mulheres. Neste caso os policiais são devidamente identificados e deslocados somente para trabalhar na aplicação do que determina a Lei Maria da Penha. Eles, inclusive, deixam os números de seus celulares com as mulheres vítimas de agressões”, explica Gilmar Carvalho.

Em seguida, o deputado disse ainda que muitas dessas mulheres, agredidas ou não, precisam de toda assistência necessária porque sentem-se ameaçadas a todo momento.

“Muitos conjugues e namorados que fizeram alguma besteira começam a acompanhar esses policiais e são convidados para participarem de reuniões e sessões. São pessoas que fizeram algum tipo de ameaça, mas não chegaram a cometer qualquer tipo de agressão física”.

Gilmar Carvalho, deputado estadual

Segundo Gilmar Carvalho, os policiais do Rio de Janeiro entendem que este homens ainda têm chance de recuperação junto aos Guardiões da Vida. “Quero ter a oportunidade de conversar com o secretário de Segurança Pública sobre o assunto, como também com o Procurador-Geral de Justiça e com o presidente do Tribunal de Justiça. Em Três Rios eles reduziram em mais de 90% os registros de agressões e nós podemos vencer esta batalhar com inteligência”.