Sindicato dos Comerciários e Comerciárias do Estado de Sergipe

O presidente do Sindicato dos Comerciários e Comerciárias do Estado de Sergipe, Luan de Oliveira Almeida, avalia 2022 como um ano de muitas dificuldades para os trabalhadores e as trabalhadoras do setor, mas aponta resultados positivos conquistados a partir da luta e da organização da categoria nas suas entidades sindicais.  

“Este foi um ano de grande dificuldade econômica, ainda convivemos com a crise sanitária devido à Covid-19, com o desemprego e os salários não-satisfatórios, além das tentativas por parte do atual Governo Federal de destruir conquistas históricas dos trabalhadores. Mas considero também ter sido um ano de luta e superação dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio, que nos trouxeram, senão o desejado, mas ainda assim resultados positivos para a categoria nas negociações salariais e sociais”, argumenta Luan.  

O dirigente sindical destaca ainda a importância da participação da categoria para avançar nas negociações com o patronato, ressaltando que a campanha salarial 2023 já iniciou. “Esperamos negociar mais uma vez as nossas convenções coletivas de trabalho, com ganhos e novas conquistas para o setor”, observa Luan.

O presidente do Sindicato dos Comerciários aproveita para alertar sobre os horários de funcionamento das atividades nos dias 24 e 31 de dezembro: nos shopping centers, será das 9 às 18h. Nos demais centros comerciais, ocorrerá das 8 às 17h para o atendimento ao público, e até às 18h para a liberação de todos os trabalhadores

“Foi acordada a ampliação do horário de funcionamento do comércio em dezembro, com escalonamento para abertura, o que possibilita a contratação de novos trabalhadores. Já nos dias 24 e 31, o comércio fechará mais cedo, por tradição em nossas convenções de trabalho assinadas com o setor patronal.  Com isso, os comerciários e as comerciárias podem participar com familiares das confraternizações de final de ano”, observa Luan.  

“Gostaria, ainda, em nome da diretoria do Sindicato dos Comerciários e Comerciárias de Sergipe desejar um Natal e um Ano Novo de saúde, paz e comunhão. E que 2023 nos traga muitas alegrias, lutas e conquistas”.