NE Notícias

NE Notícias divulgou EM PRIMEIRA MÃO que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), havia decidido não participar de debates.

Não deu outra: o prefeito comunicou às emissoras de televisão que não participará de debates.

Por isso, o prefeito tem sido chamado, inclusive na imprensa, de antidemocrático.

Política é para profissionais, e não para amadores.

As emissoras de TV acertaram ao programar os debates e o prefeito, politicamente, acertou ao comunicar que não participará.

Acertam também os que consideram a atitude do prefeito de antidemocrata.

Ana Lícia Menezes / PMA

Nunca é demais lembrar a sagacidade política de Getúlio Vargas, na narrativa de Renato Grinberg:

Em certa ocasião, dois comerciantes brigaram e resolveram procurar o presidente para ouvir sua opinião sobre o caso e saber quem tinha razão. Como de costume, Getúlio os recebeu separadamente, para evitar constrangimentos. O primeiro comerciante entrou e lhe contou o caso, apresentando suas razões.

O presidente ouviu atentamente a argumentação, ponderou algumas questões e, ao final disse-lhe: O senhor TEM RAZÃO. O comerciante saiu todo feliz da audiência, satisfeito com a resposta de Getúlio e, na passagem, ainda desdenhou do adversário. O segundo comerciante, preocupado com a atitude de seu desafeto, entra e expõe também seu caso, procurando desenvolver com eloqüência suas argumentações. Ao final, pergunta ao presidente quem tinha razão. Getúlio, pensativo, observa-o com seriedade durante longos minutos e finalmente diz: O senhor tem TODA RAZÃO!

O segundo comerciante também sai todo feliz da audiência. Estarrecida com a situação, dona Darcy Vargas, esposa do presidente, que a tudo assistira não se conteve e questionou: Getúlio, acho que não está absolutamente correto o que você acabou de fazer. Isto não é atitude de um presidente, pois você deu razão a um comerciante que lhe contou uma história de um jeito, e em seguida também deu razão ao outro comerciante que lhe contou uma historia oposta.

Getúlio observa as ponderações de sua esposa atentamente, considera seriamente o que ela falou e lhe responde com convicção: Darcy, você TEM RAZÃO. Getúlio era um mestre da persuasão, e conhecia profundamente a natureza humana. Ele sabia que era inútil criticar e contradizer aos outros, portanto prestava bastante atenção às pessoas, interessava-se pelos seus problemas, procurava dar razão a todos e, no final, as pessoas faziam o que ele queria.

Renato Grinberg

Falta muito pouco para a definição das eleições.

O prefeito não tem culpa da enorme incapacidade de adversários diante de alianças estranhas, ações policiais que escureceram a imagem da administração, a falta de leitos de UTI no Hospital de Campanha…

Politicamente falando: quem ganharia com os debates? Certamente não seria o prefeito, mesmo que sua oponente não aproveitasse as oportunidades.

Adversários também acertam ao cobrar a realização de debates, mas o prefeito não tem culpa se ganhou a opção de jogar parado.