TRE-SE

Após a sessão plenária desta quarta-feira, 22, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Des. José dos Anjos, iniciou a homenagem pela despedida do Corregedor Regional Eleitoral, Des. Diógenes Barreto, que deixará a corte eleitoral após biênio (2018-2020). Amigos, servidores e membros do Tribunal participaram da honraria. 

O presidente do TRE-SE afirmou que o Des. Diógenes foi um grande batalhador, no sentido de efetivar os princípios da moralidade pública em prol de uma Justiça Eleitoral eficiente, equilibrada e produtiva. “Tenho a convicção que, a presença de dr. Diógenes nesta casa, durante esse biênio, foi marcada pelotrato afável com todos os membros da corte e com todos os que fazem o TRE-SE. Lamentamos o término do seu biênio, mas vossa excelência traz exemplos, faz escola na Justiça Eleitoral e, por consequência, faz escola na Justiça de Sergipe”, afirmou o Des. José dos Anjos. 

Logo após, o Des. José dos Anjos entregou a placa de homenagem ao Des. Diógenes em nome dos que fazem o TRE-SE.

Desembargador Diógenes Barreto

O juiz Edivaldo dos Santos destacou a personalidade do corregedor. “É um homem simples, de modos e costumes simples, e nesta simplicidade é uma pessoa que consegue conviver e atrair, para suas proximidades, pessoas de vários níveis sociais e econômicos. Homem de extrema inteligência, de uma seriedade ímpar, do cuidado exemplar com o trabalho”.

A Dra. Eunice Dantas, ex-procuradora regional eleitoral, mesmo não fazendo mais parte da Corte fez questão de prestigiar a despedida. Durante sua fala, a procuradora enalteceu o profissionalismo e as qualidades pessoais do Des. Diógenes. “Eu não poderia deixar de está presente hoje, porque eu virei uma admiradora. Vim parabenizá-lo pelo tempo que ficou aqui, principalmente, pela atuação de extrema importância para a justiça do Estado de Sergipe”, ressaltou.

Os demais membros da Corte Eleitoral, dra. Sandra Regina, dr. Marcos Antônio, dr. Hélio de Figueiredo, dr. Raymundo Almeidae o atual procurador regional eleitoral, Heitor Alves Soares, também evidenciaram o trabalho eficaz do Des. Diógenes Barreto.

O homenageado agradeceu pelos dois anos de atividade no TRE-SE e destacou o trabalho conjunto da equipe da corregedoria. Ele fez questão, também, de destacar o nome de dois servidores: Alessandra Cerqueira (Assessora dos juízes membros) Wanderley Gonçalves (Gabinete da Corregedoria). Por fim, ele reconheceu o companheirismo de todos os membros e evidenciou a gestão do Des. José dos Anjos à frente do Tribunal. O Des. Diógenes Barreto foi escolhido pelo Tribunal de Justiça, por unanimidade, para ser substituto do novo corregedor. 

Biografia Des. Diógenes Barreto

Diógenes Barreto é natural de Aracaju (SE) e formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1984. Ingressou no Judiciário sergipano como Agente Judiciário, em 1981. Após aprovação no concurso de Juiz, tomou posse em setembro de 1991.

Atuou como juiz nas Comarcas de Porto da Folha, Capela, Boquim e Aracaju. Em 2008, foi empossado Juiz Titular da 6ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju. Foi Presidente da Turma Recursal no biênio 2011/2013 e atuou no 2º grau substituindo Desembargadores por diversas oportunidades.

Foi também Juiz Auxiliar da Presidência nas gestões dos Desembargadores Osório de Araújo Ramos Filho e Luiz Mendonça. Tomou posse como Desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe no dia 11 de abril de 2016. Foi empossado no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe no dia 22 de novembro de 2017.