AAN

No início da tarde deste domingo, 7, a Defesa Civil de Aracaju, órgão da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta de maré alta, válido até a próxima terça-feira, 9. O aviso tem como referência os dados divulgados pela Marinha do Brasil, que indicam nível de 2,3 metros, para os horários de maré cheia.

Marcelle Cristinne/AAN

Na capital, o fenômeno requer atenção, principalmente, no domingo, 7, às 15h30; na segunda-feira, 8, às 16h08; na terça-feira, 9, às 16h49. As áreas com maior influência da maré são os bairros 13 de Julho, São Conrado, Lamarão e Bugio.

O aviso foi encaminhado, de maneira antecipada, aos mais de 80 mil telefones móveis cadastrados no Serviço de Alerta por SMS 40199, para que a população possa redobrar o estado de observação, de maneira a se precaver e acionar a Defesa Civil diante de situações de emergência. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, as equipes reforçam o monitoramento nas regiões mais sensíveis. “Nossas equipes estão em atenção para reforço do monitoramento e atendimento aos chamados que venham a ser registrados através do serviço emergencial 199, que funciona 24h”, destacou. 

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, informa que as condições meteorológicas também são monitoradas. “Para esse período, até o momento, as previsões apontam para a possibilidade de incidência de chuvas fracas e passageira. Permaneceremos monitorando para adotas as providências que sejam necessárias à redução de riscos”, salientou. 

Alerta SMS

Para receber os avisos da Defesa Civil basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.