NE Notícias

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe já se prepara para um novo concurso público. Em publicação no Diário Oficial desta terça, o defensor público-geral, José Leó de Carvalho Neto, apresentou a formalização de contrato com Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

O concurso será voltado a carreira de defensor público, uma das mais concorridas no meio jurídico. O contrato tem validade de 12 meses, ou seja, dentro de um ano o edital de abertura da nova seleção deverá ser lançado.

Divulgação

Em dezembro de 2018, a Defensoria de Sergipe publicou o regulamento que rege os concursos públicos de carreira do órgão. Assim, ficou estabelecido que o prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas deve ser de, no mínimo, 45 dias. Já o prazo de inscrições deverá ser de, no mínimo, 30 dias, prorrogáveis a critério da comissão da seleção.

Os candidatos serão submetidos a prova objetiva sobre os direitos: civil, processual civil, penal, processual penal, constitucional, administrativo, da criança e do adolescente, do idoso, do consumidor, humanos, difusos e coletivos, além de execução penal e princípios institucionais e legislação da Defensoria Pública.

Haverá também duas provas discursivas com peças processuais e questões; além de prova oral, prova de tribuna e avaliação de títulos.

Como se preparar

Para se preparar, o candidato deve estar antenado aos temas relacionados às disciplinas jurídicas. O curso “Acelera Defensoria” poderá ajudar com metas diárias e detalhamento do que os alunos devem estudar diariamente (indicação de temas de doutrina, letra da lei, súmulas, jurisprudência e exercícios).

Com duração de cerca de 4 meses para pessoas que possuem em média 4 horas diárias para estudar de segunda a sábado, que já estudam para concursos e que estão no aguardo dos próximos editais de Defensoria Pública.

Confira a página do curso