NE Notícias

Na CPI da Covid, o senador Eduardo Girão teve aprovados seus requerimentos endereçados a todos os Governos da região Nordeste.

Nos requerimentos, a CPI pede cópia de todos os documentos relativos à “aquisição frustrada de respiradores através de contratação do Consórcio Nordeste”.

Agência Petrobras / Imagem ilustrativa

Também foi aprovado requerimento cobrando do Consórcio Nordeste cópia de todos os documentos relativos às movimentações bancárias, lista de servidores públicos lotados no órgão e a lista de todas as contratações de serviços e aquisições de equipamentos realizadas em 2020 e 2021.

O presidente da CPI da COVID, Omar zis (PSD-AM), solicitou ao Tribunal de Contas da União, que faca auditoria dos dados fiscais referentes aos recursos da União transferidos aos 26 estados, ao Distrito Federal, às capitais e aos municípios com mais de quinhentos mil habitantes para o combate à pandemia do covid-19.

Também foi aprovado requerimento para que as Secretarias de Saúde de todas as unidades da Federação e suas capitais envie documentos sobre a a aquisição direta de vacinas e de testes rápidos, além do  panorama geral dos gastos desses governos com a pandemia e a quantidade de óbitos nos anos de 2019, 2020 e 2021.

A CPI também quer que todas as Secretarias de Saúde dos 26 Estados e suas capitais enviem informações sobre fornecedores que tenham, eventualmente, sido contratados para a prestação de serviços no enfrentamento à pandemia e que prestaram serviços para candidatos na respectiva circunscrição eleitoral no pleito de 2020.