SSP-SE

O concurso público da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), autorizado no mês de maio deste ano, está em andamento e, na segunda-feira (11), foi publicada, no Diário Oficial do Estado, a portaria nº 1788, de 7 de julho de 2022, que constitui a Comissão de Trabalho  de Coordenação para a continuidade do certame. A comissão será responsável, dentre outras atribuições, pela elaboração do edital do concurso público para a perícia de Sergipe.

As atribuições da Comissão de Trabalho de Coordenação também contemplam a definição dos parâmetros e as etapas, em conjunto com a empresa contratada, para a realização do certame, assim como o acompanhamento das inscrições, a aplicação das provas, a colaboração na resposta a quaisquer requerimentos que porventura venham a ser ajuizados pelos candidatos e os atos necessários para a publicação dos resultados. 

O concurso público para a Perícia de Sergipe contempla as áreas de agente técnico de necropsia, papiloscopia, perícia criminalística, perícia médico-legal e perícia odonto-legal. Serão 33 vagas para perito criminalístico, 15 para médico legista, dez para papiloscopista, uma para perito odontolegista e uma para agente técnico de necropsia. Para perito criminalístico, serão contempladas nove áreas de conhecimento, englobando também as de medicina veterinária e engenharia mecatrônica. A remuneração varia entre R$ 4 mil a R$ 19 mil.

Os membros da Comissão de Trabalho de Coordenação foram definidos pela portaria nº 1788, de 7 de julho de 2022, como sendo Carlos Augusto de Santana, Nestor Joaquim de Gois Barros e Epaminondas Gonzaga Lima Neto. Os membros farão reuniões periódicas, registradas em atas, e produzirão relatórios conjuntos das atividades. Os documentos produzidos pela comissão serão encaminhados à Secretaria de Estado de Governo (Sead).  

O coordenador geral de perícias, Nestor Barros, relembrou que este certame será o segundo concurso geral para a perícia de Sergipe. “O nosso interesse é que neste ano nós ainda tenhamos a realização do concurso, porque nós estamos precisando muito. Para iniciar essas vagas que estão em aberto para melhorar o atendimento à população de Sergipe”, enfatizou.

Nestor Barros também ressaltou que somente será convocado o quantitativo de vagas que estará presente no edital, que será elaborado pela comissão. “Neste próximo concurso, somente serão chamados para o curso de formação na Academia de Polícia Civil (Acadepol), aqueles que estiverem aprovados dentro das vagas. Eles já irão prestar o curso de formação como servidores públicos nomeados”, informou.

O secretário da segurança pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, enfatizou que o concurso público para a perícia faz parte de uma das medidas adotadas na gestão para a melhoria da segurança de Sergipe. “O reforço da perícia é um eixo fundamental para a diminuição do dos crimes violentos em Sergipe, já que a perícia tem um papel fundamental na elucidação de práticas contra a vida e contra o patrimônio”, pontuou.