NE Notícias | Com PMA

A equipe de Vigilância e Atenção à Saúde, em Aracaju, está preocupada com o bairro do Santos Dumont por causa do crescimento acelerado de casos nas últimas semanas.

Em levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o bairro registrou um aumento de 54% em casos da Covid-19, o que corresponde a 387 novos casos em 15 dias.

Apenas o bairro Soledade teve um crescimento maior, de 61%.

Novo mapeamento de prevalência da covid-19 começou a ser realizado pela Prefeitura e UFS – SMS

Mapeamento de prevalência da covid-19 

Nesta segunda-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), inicia uma nova pesquisa para mapeamento de prevalência da covid-19 na capital, através do Projeto EpiSergipe. A metodologia do trabalho estabelece um quantitativo de testes para cada bairro, o qual será dividido seguindo os critérios por sexo e faixa etária.

A testagem acontece nesta segunda e terça-feira, dias 27 e 28. Segundo a coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde da SMS, Débora Oliveira, é uma pesquisa de prevalência, para identificar como está a evolução da covid-19 em Sergipe. 

“A pesquisa será realizada em três fases. Nessa primeira fase serão realizados 380 testes, depois de 30 dias retornamos aos locais, para mais 380 testes e depois de mais 30 dias mais 380, concluindo a terceira fase. Esse estudo irá nos auxiliar no que se refere ao momento atual da transmissão do vírus, em quais bairros chegou primeiro, por exemplo. Como se trata da evolução da prevalência da doença no estado, Aracaju foi um dos municípios selecionados nessa primeira fase”, explica. 

Ainda segundo Débora, para participar do estudo é importante que as pessoas recebam as equipes que irão abordá-las em suas residências para convidá-las a participar da pesquisa. De cada imóvel selecionado para a pesquisa, apenas uma pessoa é convidada a participar do mapeamento. “Faremos o exame capilar, e para os resultados positivos, ainda coletamos o sangue dessa pessoa para encaminharmos ao laboratório da universidade, para confirmação.

Para contemplar todos os bairros da capital nos dois dias de coleta serão formadas dez equipes, cada uma com três profissionais, sendo dois da Secretaria e uma da UFS, totalizando 30 profissionais em campo”, enfatiza. Projeto EpiSergipe A pesquisa multidisciplinar envolve, além de pesquisadores da área da Saúde, professores dos cursos de Direito e Economia da UFS. O estudo fornecerá dados referentes a sintomas e comorbidades. Associado a isso, o Projeto EpiSergipe também fornecerá dados referentes a mortalidade no município e a relação com a ocupação de leitos de UTI.