Fabrício Carlos e David Barbosa – Agência Fiocruz

A Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Fiocruz produziu uma série de vídeos com dicas e cuidados para que os foliões possam aproveitar o Carnaval de maneira mais saudável, segura e responsável. Os vídeos estão disponíveis nas redes sociais e no canal da Fundação no YouTube, com tradução para a Língua brasileira de sinais (Libras) e áudio e legenda em português.  

Fiocruz

A série aborda medidas a serem adotadas antes, durante e depois da festa, como usar protetor solar durante o dia, manter uma alimentação leve e o corpo sempre bem hidratado e tomar cuidados específicos com as crianças. Os vídeos também destacam a importância do uso da camisinha e de métodos de prevenção combinada, caso das profilaxias Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e Pós-Exposição (PEP). 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Antes de cair na folia 

As recomendações para o “esquenta” para a festa incluem a doação de sangue, já que, durante o Carnaval, há uma redução expressiva nas contribuições aos hemocentros. Quem planeja viajar deve visitar um posto de saúde e garantir que a caderneta de vacinação esteja atualizada. Antes de sair de casa, é preciso ter atenção aos cuidados contra o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, verificando locais onde possa ter ou acumular água parada, como garrafas, potes, pneus e pratos de plantas.

Fiocruz