Polícia confirma: trio preso na BR furtou loja no Centro de Aracaju

A Polícia Civil de Sergipe desvendou, ainda nesta segunda-feira (2), a origem dos R$ 67 mil apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Nossa Senhora do Socorro.

Polícia confirma: trio preso na BR furtou loja no Centro de Aracaju
SSPSE

Investigações da 2ª Delegacia Metropolitana (2ª DM) confirmaram que o trio detido na rodovia foi responsável pelo arrombamento de uma loja no Centro de Aracaju horas antes, onde um cofre foi violado.

A ação criminosa ocorreu pela manhã. Assim que o furto foi notificado, a equipe da 2ª DM acionou o Instituto de Criminalística para perícia e coleta de vestígios no estabelecimento comercial.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante as diligências, a Polícia Civil trocou informações com a PRF, que, naquele momento, realizava a abordagem ao veículo suspeito na BR-235. Ao cruzar os dados, os agentes confirmaram que os ocupantes do carro e o dinheiro encontrado (aproximadamente R$ 60 mil recuperados) tinham ligação direta com o furto no Centro.

Gangue interestadual e suborno

Levados à 2ª DM, os três homens foram autuados em flagrante. A polícia identificou que o grupo é oriundo do Rio Grande do Sul e possui histórico de crimes patrimoniais. As investigações apontam para a atuação de uma organização criminosa interestadual que se deslocou a Sergipe especificamente para cometer delitos.

Além do furto qualificado, a situação dos suspeitos se agravou. Segundo o delegado Gregório Bezerra, o grupo teria oferecido dinheiro aos policiais rodoviários na tentativa de evitar a prisão. Por isso, a documentação será encaminhada à Polícia Federal para apuração do crime de corrupção ativa.

A Polícia Civil já representou pela prisão preventiva dos envolvidos, que aguardam audiência de custódia marcada para esta terça-feira (3).


NE Notícias, com informações da SSP

PRF apreende R$ 67 mil e prende foragido em Sergipe

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta segunda-feira (2), a quantia de R$ 67 mil em espécie durante uma fiscalização no km 5 da BR-235, em Nossa Senhora do Socorro.

PRF apreende R$ 67 mil e prende foragido em Sergipe
PRFSE|Divulgação

O dinheiro estava em um veículo de passeio ocupado por três homens, que foram detidos e encaminhados à delegacia.

O trio alegou que o valor era fruto de “jogos de azar”. Contudo, a busca no interior do carro revelou uma mochila com ferramentas pesadas, como pés-de-cabra, alicates e uma lixadeira — materiais que, embora comuns na construção civil, são frequentemente utilizados em práticas de arrombamento.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os agentes federais identificaram que o motorista do veículo possuía um mandado de prisão em aberto por furto qualificado, expedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Aos policiais, os suspeitos informaram que saíram de Aracaju e tinham como destino os municípios de Lagarto e Itabaiana.

O caso foi entregue à Polícia Judiciária, que investigará a origem do dinheiro e a possível relação do grupo com crimes patrimoniais na região.

Veja as imagens:


NE Notícias, com informações da PRFSE

Pix 2.0: novas regras de segurança entram em vigor

Uma mudança drástica no sistema de segurança do Pix começou a valer de forma obrigatória nesta segunda-feira (2).

Pagamento de boletos via Pix
Banco Central

Trata-se da versão 2.0 do Mecanismo de Devolução Especial (MED), que dá aos bancos um poder de rastreio muito superior ao que existia até então.

Antes da nova regra, o banco só conseguia bloquear ou devolver o dinheiro se ele ainda estivesse na conta do golpista que recebeu a transferência original. Como os criminosos costumam pulverizar o valor rapidamente para outras contas de laranjas, o rastro se perdia e a vítima ficava no prejuízo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com o Pix 2.0, o sistema passa a:

  • Rastrear em cascata: O banco agora rastreia o caminho do dinheiro em múltiplas camadas. Mesmo que o golpista transfira o valor para uma segunda ou terceira conta, o sistema consegue identificar e bloquear o recurso.
  • Recuperação facilitada: A nova tecnologia permite que os valores desviados sejam recuperados mesmo após deixarem a conta original do fraudador.
  • Autoatendimento: Desde o final do ano passado, o processo de contestação pode ser feito diretamente pelo aplicativo, sem necessidade de falar com um atendente, o que acelera o bloqueio (o MED dá um prazo de até 11 dias para a devolução após a análise).

Segundo o Banco Central, essa identificação compartilhada entre as instituições financeiras visa “asfixiar” a logística dos golpistas, tornando inútil a estratégia de transferir dinheiro rapidamente para diversas contas diferentes.

Veja vídeo explicativo do BC:


NE Notícias, da redação

Getam recupera moto furtada na Zona Sul de Aracaju

Policiais militares do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam) recuperaram, neste domingo (1º), uma motocicleta com restrição de roubo e furto na Zona Sul de Aracaju.

Getam recupera moto furtada na Zona Sul de Aracaju
SSPSE|Divulgação

O veículo havia sido furtado na última sexta-feira (30).

Durante patrulhamento de rotina no conjunto Augusto Franco, a equipe policial localizou uma motocicleta preta sem placa. O veículo estava aparentemente abandonado nas imediações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da localidade.

Após a verificação do número do motor, os militares confirmaram que se tratava de um veículo furtado, conforme registro em Boletim de Ocorrência. A motocicleta foi encaminhada à delegacia para os procedimentos legais e posterior devolução ao proprietário.


NE Notícias, com informações da SSP

Aracaju define gestores dos hospitais Nestor Piva e Fernando Franco

A Prefeitura de Aracaju finalizou o Chamamento Público nº 001/2026 para a seleção das Organizações Sociais (OS) que ficarão responsáveis pela gestão dos dois principais hospitais da capital.

Hospital de Pequeno Porte Fernando Franco, em Aracaju
Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco – SMS

O certame definiu os contratos para as unidades Fernando Franco, na zona Sul, e Nestor Piva, na zona Norte.

Embora mais de 15 organizações tenham se qualificado inicialmente para o processo, três entidades finalistas apresentaram propostas para os dois lotes disponíveis: Instituto SETES, Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (FABAMED) e o Instituto de Gestão e Cidadania (IGC).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após a análise das sessões, as vencedoras foram:

  • Hospital Fernando Franco: FABAMED
  • Hospital Nestor Piva: IGC

Transição e continuidade

Com a homologação do resultado, as instituições serão convocadas para a assinatura dos contratos. No Hospital Fernando Franco, haverá um cronograma de transição, uma vez que a unidade era gerida diretamente pela administração municipal.

Já no Hospital Nestor Piva, o IGC dará continuidade ao trabalho que já desenvolve na unidade desde fevereiro de 2025.


NE Notícias, com informações da PMA

Ricardo Marques e Emília Corrêa: o divórcio (nada) surpreendente

Enfim, as cortinas se abriram para o ato final de um segredo de polichinelo.

Após meses de disse-me-disse, vice-prefeito Ricardo Marques confirma rompimento com Emília Corrêa e já recalcula rota para 2026
Reprodução

Após muito suspense e indiretas, o vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, usou as redes sociais (vídeo mais abaixo) para confirmar o que até a restinga da Orla da Atalaia já sabia: o rompimento político com a prefeita Emília Corrêa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na gravação, Marques adotou o tom de quem tentou salvar o casamento até o último minuto. Segundo ele — e aqui todos devem fingir surpresa —, a decisão do “divórcio” partiu exclusivamente de Emília.

“Eu tentei, eu respeitei, eu trabalhei para que desse certo, mas não deu. Nem toda parceria funciona e eu aceito que houve um rompimento da parte dela, pelas razões que todo mundo viu”, declarou o vice, com um desprendimento digno de roteiro de novela.

Sem querer “alimentar brigas” ou “jogar para a torcida” (será?), Ricardo afirmou que o momento é de virar a página, alegando que a política é maior do que o “ego”.

O olho em 2026

Como o NE Notícias já havia antecipado, o ainda vice pretende disputar uma vaga na Câmara Federal.

Entretanto, como o apoio do agrupamento anda mais escasso que chuva no sertão, uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alese) também está no radar do agora, oficialmente, ex-aliado da prefeita.

Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Veja o vídeo na íntegra:


NE Notícias, da redação

PT se preocupa com eleição de Rogério

O comando nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) ligou o sinal de alerta para o cenário eleitoral em Sergipe.

Senador Rogério Carvalho (PT-SE), na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS. 04/09/2025
Geraldo Magela|Agência Senado

A preocupação gira em torno da viabilidade da candidatura do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que entra em seu último ano de mandato com números desfavoráveis nas pesquisas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O cenário para o petista é de isolamento. O governador Fábio Mitidieri (PSD) já estruturou sua chapa e não demonstra qualquer abertura para acordos que incluam Rogério Carvalho. Nem o governador, nem seus familiares, aceitam uma composição com o senador.

O fator Lula

Mesmo com o presidente Lula (PT) sendo o nome preferido de Mitidieri para continuar no comando do Planalto, o governador não pretende aceitar interferências federais que forcem uma aliança local com o PT de Rogério.

Como comandante do PT em Sergipe, o senador garante que a legenda terá palanque e estrutura para a campanha de reeleição nas eleições deste ano, independentemente do apoio do bloco governista estadual.

Com a palavra, o leitor(a). Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Veja a análise curiosa de Victor Vieira:


NE Notícias, da redação

Sergipe vence Miss Brasil Mundo com Gabriela Botelho

O estado de Sergipe está no topo da beleza nacional. A modelo e empresária Gabriela Botelho, de 25 anos, foi coroada Miss Brasil Mundo na noite do último sábado (31).

Sergipe vence Miss Brasil Mundo com Gabriela Botelho
YouTube|Reprodução

A cerimônia da 64ª edição do Concurso Nacional de Beleza (CNB) ocorreu em Águas Claras (DF) e reuniu 25 candidatas de todas as regiões do país.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A vitória de Gabriela é marcada por uma trajetória de resiliência. Em seu discurso de premiação, ela revelou que esta foi a sua quarta tentativa no universo dos concursos de beleza.

“Quero agradecer à Gabi, que teve a coragem de tentar de novo. Na quarta vez, estou aqui realizando um sonho”, celebrou a nova Miss Brasil.

Além da coroa, a representante de Sergipe destacou que seu reinado será focado em impacto social. O objetivo de Gabriela é utilizar a visibilidade do título para trabalhar com causas humanitárias e mostrar ao mundo um Brasil engajado em propósitos sociais.

Rumo ao Miss Mundo

Natural de Minas Gerais, mas defendendo as cores de Sergipe, Gabriela dividiu o pódio com Maria Cecília Nóbrega (Pará), que ficou em segundo lugar, e Carolina Faria (Rio de Janeiro), a terceira colocada.

Agora, a sergipana de coração inicia a preparação para a etapa internacional do Miss Mundo. A sede e a data da competição global ainda serão anunciadas pela organização do CNB.

Veja o momento da premiação:


NE Notícias, da redação

Como melhorar o sono: veja alimentos vilões e aliados contra a insônia

Pela primeira vez, o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde investigou o sono da população brasileira.

Homem dormindo abraçado ao travesseiro
Pexels

Uma das descobertas é a que 20,2% dos adultos nas capitais e no Distrito Federal dormem menos de 6 horas por noite (mínimo preconizado pela Organização Mundial da Saúde) e 31,7% têm pelo menos um dos sintomas de insônia, com maior prevalência entre mulheres (36,2%) que homens (26,2%).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A coordenadora de psicologia do Hospital Pró-Cardíaco em Botafogo, no Rio de Janeiro, Renata Dawhache, explica que o sono não é só um processo fisiológico, mas que também envolve aspectos psicossociais.

“A gente pode fazer uma leitura crítica a todo o contexto social em que vivemos. A sociedade contemporânea exige alta produtividade, que estejamos sempre hiper atentos e hiper vigilantes, não só em relação ao trabalho mas no cuidado com filhos e pais, porque a população idosa está vivendo cada vez mais, além dos aspectos da violência urbana.”

Sobre a maior prevalência do sono de má qualidade entre as mulheres, a psicóloga avalia que o trabalho do cuidado recai sobre a população feminina porque existe uma pressão social para que a mulher ocupe essa função do cuidado. Além disso, a variação hormonal da mulher na perimenopausa e na menopausa afeta a qualidade do sono na saúde feminina.

A falta de sono traz mais cansaço, dores de cabeça, ansiedade, irritabilidade, entre outros aspectos. “O senso comum associa a insônia a um estado mais preocupado, de estar em um momento mais pressionado da vida”, disse Renata.

Higiene do sono

Segundo a psicóloga, a higiene do sono consiste em se desligar em alguma medida de todos os objetos do dia a dia que nos fazem sentir esse estado de vigilância constante. A recomendação é desligar com antecedência as telas de luz azul, como celulares e televisores, diminuir as luzes da casa e estar em um ambiente que seja silencioso para propiciar que o sono aconteça.

“Também é importante investigar outros fatores, como apneia do sono. Muitas vezes, é necessário procurar ajuda profissional, mas também procurar estar com pessoas que nos fazem bem, praticar atividades prazerosas que propiciem uma pausa na vida, atividade física e alimentação saudável”, afirmou Beatriz.

Nutrição

A nutricionista Fabiola Edde elenca alguns vilões do sono de qualidade nos aspectos alimentares, entre eles o consumo exagerado de bebidas à base de cafeína. “Tem pessoas que dizem que dormem mesmo bebendo café, Coca-Cola, mas acabam atrapalhando a qualidade do sono”.

bebida alcoolica
Arquivo Agência Brasil

Outro vilão é o álcool, que acaba atrapalhando também porque inibe a melatonina (hormônio responsável pela indução inicial do sono).

“No mundo moderno, as pessoas chegam em casa estressadas, vão beber vinho ou cerveja para poder relaxar, o que acaba atrapalhando o sono. A pessoa pode até dormir, porque o álcool relaxa, mas a qualidade do sono acaba ficando ruim e isso prejudica até a saúde mental”, disse a nutricionista.

Ela também explicou que o açúcar é vilão, porque a pessoa vai ter um pico de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas, essencial para regular a glicose no sangue), o que aumenta o estado de alerta. “E a noite é para relaxar e não para estar em estado de alerta”.

Alimentos ricos em gordura como fritura, muito molho, maionese, dificultam o esvaziamento gástrico e a digestão, o que também pode alterar a qualidade do sono. “Excesso de sódio também atrapalha, porque você fica com mais sede, bebe mais água e acorda à noite para urinar, o que acaba dificultando também esse processo”, afirmou Fabiola.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Hábitos como comer muito tarde, já perto do horário de dormir, são ruins, porque o esvaziamento gástrico demora e atrapalha a digestão. “O quanto mais cedo puder jantar melhor. As pessoas devem jantar até as 20h.

Para quem dorme muito tarde, pode fazer uma ceia depois do jantar, comer uma banana com aveia, um kiwi, um copo de leite, que são alimentos que ajudam no sono porque são fontes de triptofano (aminoácido essencial, não produzido pelo corpo, fundamental para a síntese de serotonina e de melatonina) e magnésio”, explicou a nutricionista.

Abacate, sementes de girassol e de abóbora, cereais integrais, mingau de aveia são exemplos de bons alimentos para a qualidade do sono.

“Tem gente que tira o carboidrato à noite e não consegue dormir bem, porque o carboidrato é importante para a produção de serotonina e melatonina”, destacou.

“É no sono que o hormônio da fome e da saciedade são regulados. Dormir é importante para emagrecer. Privação do sono pode aumentar a ingesta calórica em 500 calorias no dia seguinte e a busca por alimentos ricos em gordura e açúcar. A gente precisa de uma boa noite de sono para ter os hormônios equilibrados”, concluiu a especialista.

Corinthians bate Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei

O Corinthians é campeão da Supercopa Rei. A conquista foi confirmada com a vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo no estádio Mané Garrincha, em Brasília, na tarde deste domingo (1º). A equipe de São Paulo conquistou o bicampeonato do torneio.

Corinthians bate Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
Rodrigo Coca|Corinthians

A primeira taça havia sido obtida em 1991 também sobre o Flamengo. Em 2026, o Corinthians participou da Supercopa por ter sido o campeão da Copa do Brasil de 2025. O Flamengo, por ter sido o campeão nacional da temporada passada.

A final dessa temporada começou a ser decidida com o gol do zagueiro Gabriel Paulista aos 25 minutos de jogo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após cobrança de escanteio, Matheuzinho cruzou, Gustavo Henrique desviou e Gabriel Paulista completou de primeira (vídeo mais abaixo). Depois, teve expulsão de Carrascal, após checagem do VAR.

Bola na trave do goleiro Hugo Souza, do Corinthians, em cabeça de Pulgar. Gol anulado de Memphis Depay. Até que o centroavante Yuri Alberto definiu o jogo aos 52 minutos da etapa final.

O artilheiro driblou o goleiro Rossi em um lindo lance e finalizou para o gol vazio.

A conquista do Corinthians foi presenciada por 71.244 torcedores no Mané Garrincha. O público é um novo recorde da arena.

Veja os melhores momentos: