Programação do aniversário de 171 anos de Aracaju

Aracaju completa 171 anos de história no dia 17 de março. Para celebrar a data, a Prefeitura preparou uma programação comemorativa que reunirá grandes shows de artistas locais e nacionais na Orla da Atalaia, além de atos religiosos e esportivos.

Orla da Atalaia, em Aracaju, Sergipe
Arcos da Orla – Foto: Michel de Oliveira|Prefeitura de Aracaju

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, destacou que a proposta é realizar uma celebração ampla, democrática e representativa da diversidade que marca a capital sergipana.

“Preparamos uma programação pensada para contemplar diferentes públicos, valorizar os artistas locais, respeitar a diversidade cultural e religiosa, e levar cultura, lazer e entretenimento para toda a população”, declarou.

A agenda festiva tem início já no próximo domingo (8), Dia Internacional da Mulher, com o “Show Delas” na praça Fausto Cardoso e o tradicional Passeio Ciclístico da SMTT.

O show será comandado pelas cantoras sergipanas Raquel Diniz, Lari Lima e Tatah Santana (programação mais abaixo).

Eventos do dia 17 de março

Na data em que é celebrado os 171 anos da capital, a programação iniciará com a tradicional Missa de Ação de Graças na Igreja da Colina do Santo Antônio. Em seguida, haverá a aposição de flores em homenagem ao fundador da cidade, Inácio Barbosa, na Praça do Mini-Golf (São José).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Neste dia também terá a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O espetáculo aéreo ocorrerá na Avenida Ivo do Prado (Rua da Frente), nos arredores da praça Fausto Cardoso, que também contará com feira artesanal e gastronômica no Beco dos Cocos.

41ª Corrida Cidade de Aracaju

Encerrando o mês de festividades, a 41ª Corrida Cidade de Aracaju acontecerá no dia 28 de março.

Reconhecida como a maior corrida pública do Brasil, a prova deve reunir 12 mil participantes, divididos em percursos de 5 km, 10 km e 24 km, atraindo atletas profissionais e amadores de vários estados.


Confira abaixo a programação musical completa:

Domingo | 08/03 – Mulheres 

18h – Raquel Diniz 
19h30 – Lari Lima 
21h – Tatah Santana 

Sábado | 14/03 – Gospel

18h – Juninho Alê
19h – Marcos Semeadores 
20h – Maria Marçal

Domingo | 15/03 – Afro

17h – Samba de Terreiro 
18h30 – Afoxé Filhos de Gandhi 
20h – Afoxé di Preto 
21h – Ana Mametto 

Segunda | 16/03 – Secular

19h30 – Chico Queiroga  
21h – Guilherme Arantes 
22h30– João Ventura 
00h – Xande de Pilares 

Domingo | 22/03 – Católico 

17h – Missa Pr. Marcelo
18h – Marcos Simões 
19h30 – Ana Clara e Italo Poeta


NE Notícias, com informações da PMA

Botafogo arranca empate pela Pré-Libertadores

O Botafogo arrancou um empate de 1 a 1 com o Barcelona de Guayaquil (Equador), na noite desta terça-feira (3) no estádio Monumental de Guayaquil, na partida de ida da terceira fase prévia da Copa Libertadores da América, a primeira antes da fase de grupos.ebcebc

Graças a este resultado, o Alvinegro de General Severiano precisa apenas de uma vitória simples, no confronto de volta, que será disputado no estádio General Severiano, no Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (10) a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Com a sua equipe atuando fora de casa, o técnico argentino Martín Anselmi optou por uma estratégia pragmática no primeiro tempo, aguardando pelo adversário no campo de defesa e apostando nas transições rápidas para o ataque. Porém, esta aposta não foi efetiva, e o time equatoriano, que forçou as bolas levantadas na área botafoguense, foi mais eficiente para abrir o marcador.

Aos 22 minutos o goleiro Léo Linck deu um chutão. Porém, rapidamente a equipe equatoriana rebateu a bola, que sobrou para o atacante Villalba, que finalizou duas vezes seguidas para superar o goleiro brasileiro.

Em desvantagem no marcador, o Botafogo passou a se arriscar mais, e chegou a criar boas oportunidades de marcar. Porém, o empate só foi alcançado após o intervalo.

Aos 20 minutos, o meia colombiano Jordan Barrera avançou pela direita e cruzou para o meio da área, onde o volante Céliz furou e a bola sobrou para Matheus Martins, que bateu colocado para superar o goleiro Contreras e dar números finais ao marcador.

PF incinera mais de 1 tonelada de drogas em Sergipe

A Polícia Federal incinerou, nesta terça-feira (3), mais de uma tonelada de drogas no estado de Sergipe.

Viatura da Polícia Federal estacionada no local onde acontece a incineração de drogas em Sergipe
Polícia Federal

O material destruído é resultado de diversas apreensões realizadas durante operações de combate ao tráfico e crimes relacionados na região.

Durante a operação de descarte, a corporação informou a destruição de 1.170,9 kg de maconha, que representou a maior parte do montante. Também foram incinerados 51,5 kg de cocaína e 2.452 comprimidos de MDA (droga sintética).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além dos entorpecentes prontos para o consumo, o procedimento incluiu a queima de insumos químicos frequentemente utilizados por traficantes no refino e preparo de drogas. Entre as substâncias destruídas estavam tetracaína, lidocaína, cafeína, nicotina, salbutamol, diclorometano e manitol, junto a medicamentos recolhidos em investigações policiais.

Veja as imagens:


NE Notícias, da redação

Valmir promete jogar a Iguá fora de Sergipe e reestatizar a DESO

Em seu primeiro movimento de pré-campanha após se licenciar da Prefeitura de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos) adotou um discurso contrário à cartilha econômica da direita.

Prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, durante entrevista
Divulgação

Em entrevista nesta terça-feira (3), ele prometeu que, caso seja eleito governador de Sergipe, vai cancelar o contrato com a Iguá Saneamento e reestatizar a Deso.

Na segunda-feira (2), o gestor anunciou uma licença de 30 dias do cargo para percorrer o estado e “sentir o cenário político” antes de bater o martelo sobre a disputa pelo Governo.

Apesar de ser filiado ao Republicanos, partido de viés conservador, e de estar alinhado a lideranças estaduais da direita, Valmir de Francisquinho rejeitou o rótulo ao falar sobre privatização durante o Jornal da Fan.

“Eu não sou direitista, nem sou socialista, eu sou realista. Se eu tiver prefeito, se eu tiver governador, eu não sou a favor de privatização”, declarou.

Valmir de Francisquinho

Banese

Durante a entrevista, Valmir também usou o tema das concessões para atacar diretamente o governador Fábio Mitidieri (PSD). Ele sugeriu que uma eventual reeleição do atual chefe do Executivo representaria um risco para o Banco do Estado de Sergipe (Banese).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Se Fábio ganhar, prepare o Banese, porque quando você deve mais de R$ 15 bilhões no Estado, alguma coisa tem que vender”, disparou o prefeito.

Veja a entrevista:

Concessão da Deso

Desde 1º de maio de 2025, a concessionária Iguá Saneamento assumiu a distribuição de água e o esgotamento sanitário em 74 dos 75 municípios sergipanos, após vencer o leilão em 2024, por R$ 4,5 bilhões em 2024.

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) foi mantida como uma empresa pública, mas agora opera exclusivamente a captação e o tratamento da água bruta.


NE Notícias, da redação

Defesa Civil alerta para chuvas e maré alta em Aracaju

Uma das marés mais altas do ano está prevista para o mês de março. A Defesa Civil de Aracaju emitiu um alerta para a combinação do fenômeno com a possibilidade de chuvas intensas de até 60mm/h ou 100mm/dia, válido até as 23h59 desta quarta-feira (4).

Defesa Civil monitora alagamentos causados pela maré alta em Aracaju
André Moreira/PMA

De acordo com a Capitania dos Portos de Sergipe, o pico da maré alta nesta terça-feira (3) ocorre às 16h27, podendo atingir a marca de 2,2 metros. Para a quarta-feira (4), a previsão indica que o nível deve chegar a 2,19 metros, com pico às 17h01.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na capital sergipana, a junção de chuvas e maré alta historicamente provoca inundações e pontos de alagamento. Os transtornos costumam afetar moradores, pedestres, ciclistas e motoristas, principalmente nos bairros 13 de Julho, Soledade, Lamarão, Bugio e Jardim Centenário.

Atendimento de emergência

A coordenadora-geral da Defesa Civil de Aracaju, a engenheira Valéria Bispo, reforça a orientação de que a população busque ajuda imediata em situações de risco.

“Orientamos que, em caso de emergência, a população entre em contato através do número 199. O atendimento acontece 24 horas por dia”, destacou.

Para ajudar a população a se planejar e evitar riscos, a Defesa Civil disponibiliza um Serviço de Alerta via celular.

O cidadão recebe informações antecipadas sobre possibilidade de chuvas, tábua de maré e ventos fortes. O cadastro é gratuito e pode ser feito enviando uma mensagem (SMS) com o CEP da região para o número 40199.

Veja previsão do Climatempo:


NE Notícias, com informações da PMA

Detentos em saída temporária morrem em confronto em Itabaiana

Uma operação da Polícia Civil na madrugada desta terça-feira (3) resultou na morte de dois homens no bairro Campo Grande, em Itabaiana.

Detentos em saída temporária morrem em confronto em Itabaiana
Polícia Civil

Os indivíduos estavam em saída temporária do sistema prisional e entraram em confronto armado com os agentes durante uma abordagem, segundo a corporação.

A ação foi desencadeada após o recebimento de informações de que a dupla pretendia cometer uma série de crimes graves no município. O delegado Fábio Alan Pimentel, coordenador da operação, informou que, ao saírem da prisão, os suspeitos conseguiram acesso a armas de fogo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com os levantamentos da Polícia Civil, eles estariam articulando roubos de motocicletas e o planejamento de ao menos um homicídio, que seria motivado por uma suposta dívida ligada ao tráfico de drogas.

Os investigados já respondiam a processos por homicídio qualificado, roubo qualificado, lesão corporal e tráfico.

Durante a diligência policial no bairro Campo Grande, os suspeitos teriam reagido à ordem de parada. Houve troca de tiros e ambos foram atingidos. Segundo a polícia, eles chegaram a ser socorridos pelas equipes e levados a um hospital da região, mas não resistiram aos ferimentos (vídeo mais abaixo).

A ocorrência foi registrada na Delegacia Regional de Itabaiana, que dará continuidade aos procedimentos legais e realizará a devida comunicação ao Poder Judiciário sobre o óbito dos investigados durante o benefício da saída temporária.


NE Notícias, com informações da Polícia Civil

Mulher é presa pela 4ª vez por golpe do PIX falso em Sergipe

A Polícia Civil de Sergipe cumpriu, na manhã de segunda-feira (2), mandado de prisão preventiva contra uma mulher de 26 anos investigada por estelionato.

Pix por aproximação
David Dvořáček|Unsplash

A decisão judicial considerou a reincidência da suspeita, que já havia sido presa três vezes pelo mesmo tipo de crime.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Turismo, apontaram que a suspeita adotava sempre o mesmo método. Ela entrava em contato com estabelecimentos comerciais, realizava pedidos de mercadorias e, no momento do pagamento, enviava aos lojistas comprovantes falsos de transferência via PIX, geralmente imagens adulteradas simulando a confirmação da transação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Confiando no documento, os comerciantes liberavam os produtos sem checar o extrato bancário. O golpe só era descoberto horas depois, quando a vítima verificava que o valor nunca havia sido creditado na conta da empresa.

O cumprimento da ordem judicial ficou a cargo da 3ª Delegacia Metropolitana. A investigada foi encaminhada ao Juízo das Garantias e permanece à disposição do Poder Judiciário.

Como se proteger

A Polícia Civil orienta que a única forma segura de confirmar um pagamento via PIX é verificar diretamente o extrato bancário no aplicativo oficial da instituição financeira antes de liberar qualquer mercadoria ou serviço.


NE Notícias, com informações da Polícia Civil

Flamengo demite Filipe Luís e acerta com Leonardo Jardim

O Flamengo anunciou a demissão do técnico Filipe Luís. O desligamento foi confirmado logo após o jogo de ontem no Maracanã, mesmo com uma goleada sobre o Madureira, já que a torcida voltou a protestar nas arquibancadas.

Técnico Filipe Luís
Marcelo Cortez|Flamengo

A pressão sobre Filipe Luís se intensificou após a derrota para o Lanús na quinta-feira (26), em pleno Maracanã, na disputa pela Recopa Sul-Americana. A combinação de um tropeço em casa com os protestos consecutivos da torcida tornou a situação insustentável para a diretoria rubro-negra.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Filipe Luís deixa o Flamengo após 101 jogos, com 63 vitórias, 23 empates e 15 derrotas.

No cargo desde outubro de 2024, o treinador se tornou o segundo técnico mais vitorioso da história do clube, conquistando cinco títulos: Copa do Brasil 2024, Supercopa 2025, Carioca 2025, Libertadores 2025 e Brasileirão 2025.

Junto com ele, deixam o clube o auxiliar técnico Ivan Palanco e o preparador físico Diogo Linhares. O clube acertou a contratação do português Leonardo Jardim para o lugar do treinador.

NOTA DO FLAMENGO

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que, a partir desta terça-feira (3), Filipe Luís não seguirá no comando técnico da equipe profissional. Com ele, deixam o clube também Ivan Palanco (auxiliar técnico) e Diogo Linhares (preparador físico).

Flamengo agradece ao ex-atleta e técnico Filipe Luís por tudo o que foi conquistado e compartilhado nesta jornada. O clube deseja sucesso e muita sorte na continuidade de sua trajetória profissional.

FLAMENGO

Flamengo goleia Madureira e joga final com o Fluminense

Jogando em ritmo de treino, o Flamengo goleou o Madureira pelo placar de 8 a 0, na noite desta segunda-feira (2) no estádio do Maracanã, e se classificou para a decisão do Campeonato Carioca, onde medirá forças com o Fluminense na grande decisão da competição no próximo domingo (8), a partir das 18h (horário de Brasília).

Jogador Pedro comemora gol pelo Flamengo
Gilvan de Souza|Flamengo

Mesmo com a vantagem de três gols construía na partida de ida, o Rubro-Negro da Gávea iniciou a partida de volta das semifinais do Carioca em ritmo acelerado e não demorou a abrir o placar.

Logo aos quatro minutos Lucas Paquetá marcou de cabeça após cobrança de escanteio. O meio-campista voltou a superar o goleiro Neguete quando acertou um chute colocado aos 23 minutos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dez minutos depois a vantagem do Flamengo aumentou graças a um gol contra do zagueiro Jean após cruzamento de Cebolinha. O time da Gávea continuou acelerado na partida e chegou ao quarto aos 45 minutos, com o centroavante Pedro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após o intervalo Pedro voltou a dar provas de que pode assumir a posição de atacante de referência titular do Flamengo. Aos dois minutos o camisa nove da Gávea bateu de voleio após cruzamento de Emerson Royal. Um minuto depois Evertton Araújo recuperou a bola na entrada da área do Madureira e rolou para Pedro, que bateu colocado para marcar o seu terceiro na partida.

Aos 24 Pedro aproveitou uma sobra de bola dentro da área para marcar o sétimo do Flamengo, e o seu quarto no confronto. Já aos 42, Samuel Lino deu números finais ao marcador.

Veja os melhores momentos:

Horários e datas das finais do Campeonato Paulista

As finais do Paulistão Casas Bahia 2026, entre Novorizontino e Palmeiras, serão disputadas em Barueri e em Novo Horizonte com jogos na quarta-feira (4) e domingo (8), respectivamente. Os detalhes dos confrontos foram definidos em reunião do Conselho Técnico na manhã desta segunda-feira (2), no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol.

A partida de ida da decisão acontece nesta quarta-feira, 4 de março, às 20h, na Arena Crefisa Barueri; enquanto o jogo de volta será no domingo, 8 de março, às 20h30, no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.

Ambas as partidas terão ampla visibilidade com transmissão da TV Record, Cazé TV no YouTube, TNT e HBO Max.

Confira detalhes das finais do Paulistão Casas Bahia entre Novorizontino e Palmeiras:

Quarta-feira, 4 de março
20h
Palmeiras x Novorizontino, na Arena Crefisa Barueri, em Barueri

Domingo, 8 de março
20h30
Novorizontino x Palmeiras, no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte