PF apreende R$ 500 mil em dinheiro vivo e prende dois em Aracaju

A Polícia Federal realizou, na manhã desta sexta-feira (6/3), a apreensão de R$ 500 mil em espécie durante diligências na capital sergipana. Na ação, dois homens foram presos em flagrante.

PF apreende R$ 500 mil em dinheiro vivo e prende dois em Aracaju
Polícia Federal

A ofensiva foi desencadeada após o recebimento de informações sobre o transporte de valores que apresentariam indícios de lavagem de dinheiro.

A suspeita é de que o montante seja oriundo de desvios de recursos públicos federais, e que a movimentação física do numerário visava dificultar o rastreamento do destino final da quantia.

Durante a abordagem, a equipe policial localizou o valor sob a guarda dos investigados. Ao serem questionados, os homens não apresentaram justificativa plausível para a origem ou a posse do dinheiro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os presos e o material apreendido foram conduzidos à Superintendência Regional da Polícia Federal em Sergipe para a formalização do flagrante e continuidade das investigações.

Veja as imagens:


Polícia Federal

Polícia investiga furto de 5 bicicletas em condomínio de Aracaju

A Polícia Civil de Sergipe divulgou, nesta sexta-feira (6), informações sobre o furto de cinco bicicletas ocorrido na madrugada do último dia 28 de fevereiro, em um condomínio localizado na zona sul da capital.

Polícia investiga furto de 5 bicicletas em condomínio de Aracaju
Reprodução

A ação criminosa foi descoberta na manhã seguinte, quando um morador notou a ausência de sua bicicleta na área da garagem e constatou o rompimento da cerca elétrica do condomínio.

As imagens do circuito de segurança confirmaram que um homem invadiu o local, circulou pela área das garagens e arremessou as cinco bicicletas por cima do muro (vídeo mais abaixo).

As gravações também mostram a participação de um segundo suspeito do lado de fora, que auxiliou na fuga com os objetos furtados.

Durante as diligências no interior do condomínio, a polícia encontrou um pedaço de madeira e um boné amarelo, possivelmente deixados pelo invasor. Do lado de fora, um capacete também foi recolhido, embora sua ligação com o crime ainda esteja sob apuração.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O caso foi oficialmente registrado como furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo. A Polícia Civil informou que outras imagens de câmeras de segurança da região estão sendo analisadas para auxiliar na identificação da dupla.

O crime é investigado pela 4ª Delegacia Metropolitana.

A corporação pede que qualquer informação sobre a identidade ou o paradeiro dos suspeitos seja repassada ao Disque-Denúncia, pelo telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.

Veja as imagens do roubo:


NE Notícias, com informações da SSP

Moraes vota para tornar Malafaia réu

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (6) para que o líder evangélico Silas Malafaia se torne réu pelos crimes de calúnia e injúria que teriam sido praticados contra os generais de quatro estrelas que compõem o Alto Comando do Exército. ebcebc

Pastor Silas Malafaia
Fabio Rodrigues Pozzebom|Agência Brasil

O caso começou a ser julgado pela Primeira Turma do Supremo, em sessão virtual. Até o momento, somente o relator, Moraes, votou. Os outros três ministros do colegiado – Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia – têm até as 23h59 de 13 de março para votar

A denúncia contra Malafaia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após um discurso do líder religioso durante manifestação na Avenida Paulista, em 6 de abril do ano passado. 

Na ocasião, a fala de Malafaia foi motivada pela então recente prisão do general Walter Braga Netto, no âmbito das investigações da trama golpista que pretendeu manter o ex-presidente Jair Bolsonaro ilegalmente no poder. 

“Cadê esses generais de quatro estrelas, do Alto Comando do Exército? Cambada de frouxos, cambada de covardes”, disse o líder religioso à época, em cima de um carro de som.

Ele estava cobrando providências dos militares em resposta à prisão de Braga Netto, que foi candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022.

“Cambada de omissos. Vocês não honram a farda que vestem”, acrescentou Malafaia. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Um vídeo com a fala foi depois publicada pelo pastor evangélico em suas redes sociais e, segundo a PGR, alcançou mais de 300 mil visualizações. A legenda da publicação dizia: “Minha fala contra os generais covardes do alto comando, não contra o glorioso Exército Brasileiro”. 

Para a PGR, Malafaia incorreu no crime de calúnia ao chamar os generais de covardes, uma vez que covardia é crime previsto no Código Penal Militar. No caso da injúria, a denúncia acusa o pastor de querer deliberadamente ofender os militares. 

Qualificação

A denúncia da PGR pede que os crimes sejam qualificados, com aumento de pena, por terem sido praticados contra agente público, em razão de suas funções, na presença de várias pessoas e contra pessoa maior de 60 anos, todos agravantes desse tipo de crime. 

A defesa de Malafaia alega não haver motivo para que o caso tramite no Supremo, uma vez que o pastor não ocupa nenhum cargo com foro privilegiado. 

Sobre o mérito, a defesa argumenta não haver dano causado pelas falas do líder evangélico, motivo pelo qual não haveria justa causa de agir que justificasse a denúncia

Moraes rebateu os argumentos afirmando que os fatos investigados tem conexão “absoluta” com calúnias e injúrias praticadas contra agentes públicos que são apurados no Inquérito das Fake News, que foi aberto em 2019 para apurar ataques e difamações contra ministros do Supremo. 

SERGIPE: MPC propõe auditoria

O Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC-SE) propôs, durante a sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) desta quinta-feira, dia 5, a realização de auditoria no âmbito da política pública estadual de enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa, apresentada no mês do Dia Internacional da Mulher, responde a um cenário de crescimento alarmante da violência doméstica no estado. 

Os números levantados pela procuradoria-geral do MPC-SE a partir de dados do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe revelam a dimensão do problema. Durante a sessão, o procurador-geral Eduardo Côrtes expôs que o número de novos processos de violência doméstica no estado mais que dobrou entre 2020 e 2025. “Passou de cerca de 4,4 mil em 2020 para mais de 10 mil em 2025, representou aumento superior a 130% no período”, detalhou. 

Na sessão, o procurador-geral também apontou o crescimento nos pedidos de medidas protetivas. “Cresceram de aproximadamente 2,3 mil para mais de 13 mil, evidenciando uma ampliação significativa da demanda por proteção estatal. Além disso, pesquisas indicam que 71% das mulheres sergipanas afirmam conhecer ao menos uma vítima de violência doméstica, o que sugere que os números oficiais representam apenas uma parcela da realidade”, destacou Eduardo Côrtes. 

A auditoria 

Diante do cenário, o MPC-SE entende ser necessário compreender com maior profundidade como as políticas públicas vêm sendo estruturadas, financiadas e executadas – e se a rede de proteção existente tem conseguido prevenir a violência, proteger as vítimas e responsabilizar os agressores.  

Os trabalhos poderão examinar a governança institucional, a execução orçamentária, a estrutura da rede de atendimento — delegacias especializadas, centros de referência e assistência social — e a efetividade das ações de prevenção e proteção. A fiscalização poderá envolver as secretarias de Políticas para as Mulheres, Segurança Pública, Assistência Social, Saúde e Educação, além de instituições do sistema de justiça. 

A proposta recomenda ainda que a auditoria avalie a implementação da Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017), que assegura proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência física, psicológica e sexual, verificando se os órgãos dispõem de equipes capacitadas e fluxos institucionais adequados para evitar a revitimização. 

Fundamentada na Constituição Federal, na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e na Resolução nº 334/2019 do TCE, a proposta foi apresentada com pedido de inclusão no planejamento de fiscalização da Corte. O objetivo, nas palavras do Procurador-Geral Eduardo Côrtes, é “produzir um diagnóstico qualificado, identificar fragilidades estruturais e formular recomendações que aprimorem a atuação do Estado na proteção às mulheres sergipanas”.

TRE-SE condena deputado Gustinho Ribeiro por propaganda irregular

Uma ação movida pelo partido Democracia Cristã (DC) contra o deputado federal Gustinho Ribeiro (PP) resultou numa liminar em desfavor do parlamentar nesta quinta-feira, dia 5. A decisão foi do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que alegou propaganda irregular.

TRE-SE condena deputado Gustinho Ribeiro por propaganda irregular
Reprodução

Segundo o Dr. Gustavo Machado, advogado responsável pela primeira ação de cunho eleitoral em Sergipe este ano, a propaganda irregular ficou caracterizada quando foi colocada uma faixa com conteúdo de relevância eleitoral pregada em um poste de iluminação pública.

“A legislação veda esse tipo de conduta, não permitindo que seja colocado em postes, sinais de trânsito, árvores etc.”, explicou.

Ele também ressaltou que “propaganda antecipada não é só pedido de voto antes da hora, mas também o descumprimento das regras normais de propaganda que valem no período de campanha”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“A regra é simples: se não pode no período de campanha, não pode na pré-campanha. Essa foi a conduta descumprida pelo deputado Gustinho Ribeiro”, disse.

De acordo com a liminar, a ilegalidade foi confirmada baseada no Artigo 37 da Lei das Eleições, em que diz que é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza em bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, o que inclui postes de iluminação, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos.

Dessa forma, a Justiça determinou a retirada das faixas sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento da medida. Cabe recurso.


Momentinho

Vacina brasileira contra a dengue

Um novo estudo publicado pelo Instituto Butantan mostrou que a vacina brasileira contra a dengue permanece eficaz por pelo menos cinco anos após a aplicação. ebcebc

O imunizante Butantan-DV foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro do ano passado e já começou a ser aplicado em profissionais de saúde de diversas partes do país.

Durante esse período nenhuma pessoa vacinada apresentou dengue severa, nem precisou de hospitalização por causa da doença. Com isso, a eficácia da vacina contra as formas graves da doença ou a infecção acompanhada de sinais de alerta ficou em 80,5%.

A diretora médica do Butantan, Fernanda Boulos, explica que esse resultado é positivo não somente por confirmar a eficácia da vacina, mas por demonstrar a eficiência do esquema de dose única. A vacina produzida pelo Instituto é a primeira do mundo contra a dengue aplicada em apenas uma dose.

“Vacinas que precisam de duas ou mais doses, a gente tem vários dados que mostram que muitas pessoas não voltam pra completar o esquema. Então, essa demonstração de que uma única dose mantém a proteção alta é muito importante. Mas é claro que nós vamos continuar acompanhando, para saber se realmente não vai ser necessário um reforço depois de 10 ou 20 anos”, afirmou.

Crianças e idosos

A eficácia do imunizante contra a dengue, de forma geral, foi um pouco menor, de 65%. Mas o índice sobe para 77,1% entre as pessoas que já contraíram a doença antes de receber o imunizante.

Os resultados também apresentaram algumas variações de acordo com a faixa etária, com maior eficácia entre adultos e adolescentes do que entre as crianças.

Por essa razão, a Anvisa registrou a Butantan-DV apenas para pessoas de 12 aos 59 anos, apesar da vacina ter sido testada também em crianças, a partir dos 2 anos.

“Eles reconhecem que os dados de segurança pra crianças estão corretos, mas como depois de cinco anos, a eficácia entre as crianças cai mais do que entre os adultos, nós precisamos saber se elas vão precisar de reforço”, explicou a diretora médica do Butantan.

Fernanda Boulos acrescentou, no entanto, que o Butantan já está planejando, junto com a Anvisa, a realização de um estudo adicional em crianças para embasar a inclusão desse público no esquema de vacinação no futuro. Além disso, o Instituto já está fazendo testes em idosos, em um estudo que deve ter resultados no ano que vem.

“O sistema imunológico também passa por um processo de envelhecimento, então é importante entender se os idosos tem a mesma capacidade de gerar resposta imune com a vacina”, explicou.

O acompanhamento dos pacientes vai ser feito por um ano, depois os dados serão comparados com os dos adultos, e enviados para a Anvisa para uma possível ampliação do público-alvo.

O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Juarez Cunha, afirma que essa inclusão seria muito importante, considerando que a maior taxa de mortalidade por dengue é verificada entre idosos. Ele ressalta, ainda, os resultados importantes sobre a segurança da vacina apresentados no estudo.

“Ele nos mostra que a vacina se mantém protetora por um prazo bastante longo, e é extremamente segura. E esse também é um aspecto fundamental. Qualquer medicação, incluindo vacina, a gente precisa ver como eles vão se comportar com a sua utilização”, complementa.

Segurança

Botucatu (SP), 18/01/2026 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, iniciou a vacinação contra a dengue com a primeira vacina 100% nacional, de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Foto: Walterson Rosa/MS

Primeira vacina 100% nacional contra a dengue, de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan. – Walterson Rosa/MS

O estudo de longo prazo da Butantan-DV foram publicados na quarta-feira (4), na revista Nature Medicine e explica que a vacina foi, de modo geral, bem tolerada e não foram observadas preocupações de segurança a longo prazo.

Eles foram obtidos após o acompanhamento de mais de 16 mil pacientes, sendo que cerca de 10 mil receberam a vacina, e quase 6 mil receberam placebo, para compor um grupo de comparação.

“Em termos estratégicos é fundamental que a gente tenha uma pesquisa nacional conseguindo chegar a esses produtos de ponta, eficazes e seguros. Possibilita que a gente consiga abastecer mais fácil o nosso Programa Nacional de Imunizações e também é um ativo de negociação com outros países”, destaca o diretor da SBIM.

A diretora médica do Instituto Butantan, Fernanda Boulos, confirma que a prioridade absoluta é abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, assim que a demanda nacional for suprida, a instituição pública, vinculada ao estado de São Paulo, deve negociar a venda de doses para outros países, especialmente da América Latina, que também tem sofrido com epidemias da doença.

Mitidieri admite chapa com Rogério após saída de Alessandro

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), declarou em entrevista (vídeo mais abaixo) que a formação de uma chapa majoritária com o senador Rogério Carvalho (PT) é “uma possibilidade real”.

Senador Rogério e o governador Fábio Mitidieri
Rogério Carvalho e Fábio Mitidieri – reprodução

A mudança na composição governista ocorreu após um racha profundo no grupo de situação. O estopim foram as declarações de Alessandro Vieira direcionadas ao ex-deputado André Moura (UB).

O atrito inviabilizou a manutenção de Vieira na chapa, forçando sua saída e abrindo espaço para novas articulações.

Apesar do aceno público do chefe do Executivo, a adesão do petista ao grupo governista enfrenta barreiras internas. Parentes e aliados próximos de Mitidieri rejeitam dividir o mesmo palanque com Rogério.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O cenário difícil para o senador em Sergipe já repercute na imprensa nacional.

Para tentar contornar a rejeição e viabilizar a renovação do seu mandato, Rogério Carvalho depende diretamente da força política do presidente Lula.

Resta esperar o tão aguardado encontro entre Mitidieri e Lula.

Veja a fala de Fábio Mitidieri:


NE Notícias, da redação

Acidente em Aracaju deixa motorista preso às ferragens

Um acidente de trânsito deixou um motorista preso nas ferragens do veículo na manhã desta sexta-feira (6), na Avenida Hermes Fontes, em Aracaju.

Acidente em Aracaju deixa motorista preso às ferragens
Major BM Cordeiro|Divulgação

O carro colidiu com um poste durante uma chuva que atingia a capital sergipana no momento da ocorrência.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe foram acionadas para o local.

O condutor foi encaminhado para uma unidade hospitalar, mas o estado de saúde dele não foi informado até o momento.


NE Notícias, da redação

Kill Bill e mais: programação do Cine Walmir para o fim de semana

O Cine Walmir Almeida, localizado no Centro Cultural Palácio-Museu Luiz Antônio Barreto, em Aracaju, apresenta nesta semana uma programação que mistura clássicos e estreias. Os destaques são Kill Bill – The Whole Bloody Affair, o longa brasileiro É Tempo de Amoras e o filme italiano Hey Joe.

Cine Walmir Almeida, em Aracaju
Divulgação

Kill Bill: The Whole Bloody Affair reúne os dois volumes da obra de Quentin Tarantino em um único filme de 4h30, incluindo a sequência em anime produzida pelo estúdio japonês Production I.G.

Lançado originalmente em 2003, o longa acompanha Uma Thurman no papel de Beatrix Kiddo, uma ex-assassina que desperta de um coma e inicia uma intensa jornada de vingança contra seus antigos parceiros, até o confronto final com Bill.

É Tempo de Amoras

Pasqualina, 91 anos, mora em uma casa de repouso e decide fugir para reencontrar um antigo amor. Na jornada, conhece Petrolina, uma menina de 8 anos que sente falta de ter uma avó. A amizade entre as duas transforma suas vidas — e Pety, surpreendentemente, tentará adotar Pasqualina.

Hey Joe

O veterano americano Dean Barry retorna à Itália nos anos 1970 para conhecer o filho que teve com uma jovem napolitana durante a Segunda Guerra Mundial. Ele quer recuperar os 25 anos de ausência, mas o filho foi criado na criminalidade e não demonstra interesse pelo pai.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Programação Completa

14h: Living the Land

16h30: Minha Querida Família

18h15: Me Ame com Ternura

14h: São Paulo Sociedade Anônima

16h: Kill Bill – The Whole Bloody Affair

14h15: Minha Querida Família

16h: Me Ame com Ternura

18h15: Hey Joe

14h15: ARCO

16h: Hey Joe

18h20: Sessão Cineclub: “A Cor da Romã”

14h30: Orwell: 2+2=5

16h45: É Tempo de Amoras

18h45: Sïrat


O Cine Walmir Almeida funciona de quinta a terça-feira, a partir das 14h, com horário sujeito a alterações. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria, e a programação completa é atualizada semanalmente nos canais oficiais da Funcaju, da Prefeitura de Aracaju e do Cine do Centro.


NE Notícias, da redação

Jorge Jesus diz que lesão de Cristiano Ronaldo ‘é mais séria’

O técnico do Al Nassr, Jorge Jesus, disse hoje que a lesão do também português Cristiano Ronaldo “é mais séria” do que imaginava:

“No último jogo, o Cristiano saiu com uma lesão muscular. Depois dos exames que realizou, ficou claro que se trata de uma lesão mais séria do que aquela que estávamos à espera. Precisará de descansar e recuperar. O Cristiano vai viajar para Espanha para fazer tratamento, tal como outros jogadores que se lesionaram. Vai precisar de tratamento do seu fisioterapeuta particular. Esperamos que regresse em breve para ajudar a equipa”.