Aeronáutica abre concurso com 150 vagas para nível fundamental
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) publicou o edital para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) 2027. O concurso da Aeronáutica oferece 150 vagas para candidatos de ambos os sexos.
Sargento Müller Marin|FAB
Para participar, o jovem precisa ter o Ensino Fundamental completo e não pode ter menos de 14 anos nem completar 19 anos até o dia 31 de dezembro de 2027.
Como se inscrever
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de março de 2026. Todo o processo de candidatura ocorre exclusivamente de forma online, por meio do site oficial de ingresso da FAB. A taxa de participação é de R$ 100.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Etapas e provas
O processo seletivo é dividido em diversas fases:
Provas Escritas (Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa e Redação);
Inspeção de Saúde;
Exame de Aptidão Psicológica;
Teste de Avaliação do Condicionamento Físico;
Procedimento de Confirmação Complementar (para cotistas pretos, pardos, indígenas e quilombolas);
Validação Documental.
As provas escritas estão marcadas para o dia 21 de junho de 2026.
Os aprovados em todas as fases farão a habilitação à matrícula no dia 9 de janeiro de 2027, em Barbacena, Minas Gerais.
O curso tem duração de três anos, equivalente ao Ensino Médio. Ao final, os alunos formados com aproveitamento receberão os certificados e poderão concorrer às vagas para o primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Itabaiana garante vaga na Copa do Brasil 2027
O estádio Etelvino Mendonça, no município de Itabaiana, neste domingo (08/03), foi palco da disputa da terceira e quarta posições do Campeonato Sergipano da Série A1 de 2026.
Mateus Mendonça|AOI
Também estava em disputa, o troféu Lotese e uma vaga na tradicional Copa do Brasil do próximo ano.
Em um duelo equilibrado com boas chances para as equipes do Itabaiana e América de Propriá, o time serrano levou a melhor e venceu por 1 a 0. O gol do Itabaiana foi marcado pelo atacante Pedro Igor aos 37 minutos do segundo tempo (vídeo abaixo).
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Nos pênaltis, Flamengo vence Flu e é tricampeão carioca
O Flamengo levou a melhor sobre o Fluminense por 5 a 4 na cobrança de pênaltis e conquistou pela terceira vez consecutiva o título do Campeonato Carioca, na noite deste domingo (8), no Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã).
Gilvan de Souza|CRF
Após empate em 0 a 0 nos 90 minutos, brilhou a estrela do goleiro argentino Augustín Rossi (vídeo mais abaixo), que defendeu as cobranças de Guga (a terceira penalidade) e Otávio (a quinta nas cobranças alternadas).
A conquista do 40º troféu do Cariocão na história do clube é a primeira do recém-contratado técnico português Leonardo Jardim, que estreou hoje no comando do time, após demissão de Filipe Luís na última terça-feira (3).
O Rubro-Negro segue como o maior campeão do Cariocão, seguido por Fluminense (33 títulos) e Vasco (24). Além da taça, o Flamengo recebeu premiação de R$ 10 milhões. Já o Tricolor foi contemplado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) com R$ 5 milhões.
No primeiro tempo sobrou cautela em campo. Ambos os times marcaram bem, mas pouco criaram ofensivamente. Foram raras as finalizações: Aos 16 minutos, Pedro teve a primeira chance de abrir o placar para o Flamengo, mas chutou fraco e goleiro Fábio defendeu. Dois minutos depois, foi a vez do Tricolor: Lucho Acosta rolou para Senra que arriscou de dentro da área, mas a bola desviou no lateral rubro-negro Varela e saiu.
O jogo seguiu morno. Aos 45 minutos, Léo Pereira quase marcou o primeiro gol de cobertura do Fla ao cabecear, mas o goleiro Fábio andou para trás e conseguiu defender em cima da linha.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Depois do intervalo não faltou emoção. Logo aos três minutos, o Tricolor quase abre o placar com Lucho Acosta: o meio-campista chegou a tabelar com Hércules antes de chutar de canhota. Atento, Rossi espalmou e evitou o gol tricolor. Mas o time das Laranjeiras seguiu pressionando. Aos 11 minutos, dentro da grande área, Serna desferiu um bola venenosa, que passou por fora, rente à trave esquerda.
A melhor chance do Flamengo só surgiu aos 32 minutos, com cruzamento de Alex Sandro para Arrascaeta cabecear dentro da área, mas a bola foi para fora por cima do travessão. Três minutos depois, Plata cruzou para dentro da área, a bola bateu em Léo Ortiz e no bate-rebate sobrou nos pés de Léo Pereira. O zagueiro chutou fraco, e a bola passou rente à trave direita do goleiro Fábio.
O volante Jorginho converteu a primeira cobrança do Flamengo e, na sequência, Ganso também marcou para o Flu. Depois Luiz Araújo desperdiçou, cobrando no meio e facilitando a defesa do goleiro Fábio. Na sequência, Savarino chutou certeiro no ângulo esquerdo do gol de Rossi, sem chances para o argentino defender.
O Flamengo perdia por 2 a 1, quando Everton Cebolinha marcou o terceiro do Rubro-Negro. Em seguida, Guga chutou à meia altura e o goleiro Rossi agarrou, deixando tudo igual no placar (2 a 2).
Na quarta cobrança, Léo Pereira converteu para o Fla e Guilherme Arana para o Flu. Na sequência, Lucas Paquetá acertou a quarta penalidade para o Rubro-Negro, e John Kennedy chutou bem e manteve o empate.
A definição do título carioca saiu na primeira cobrança alternada: o zagueiro Léo Ortiz acertou o fundo da rede e, em seguida, o goleiro Rossi saiu como herói da final ao defender a cobrança do volante tricolor Otávio.
Veja as penalidades:
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Rayssa sofre queda feia, fica em 4º e vai parar no hospital
A skatista brasileira Rayssa Leal sofreu uma queda grave neste domingo (8) durante a final do Mundial de Skate Street, realizado em São Paulo.
Da Luz|@JogosOlimpicos (X)
Na tentativa de garantir um lugar no pódio, a Fadinha arriscou uma manobra de alta dificuldade em sua última chance, mas acabou caindo (vídeo mais abaixo) e terminou a competição na quarta colocação.
A atleta deixou a pista chorando e com dificuldades para caminhar, precisando de atendimento médico. Após avaliação, Rayssa foi diagnosticada com uma contusão óssea no joelho direito.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Com a saída da brasileira da disputa por medalhas, o pódio do Mundial de Skate Street foi inteiramente dominado pelas atletas japonesas. A medalha de ouro ficou com Ibuki Matsumoto. A prata foi conquistada por Nanami Onishi, enquanto a atual campeã olímpica, Coco Yoshisawa, garantiu o bronze.
Veja o momento da queda:
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Confiança e Sergipe empatam no primeiro jogo da final
Confiança e Sergipe empataram em 1 a 1 no primeiro jogo válido pela final do Campeonato Sergipano de Futebol 2026.
Robert Derik|@derikitophotography (Instagram)
A arena Batistão recebeu um excelente público para o primeiro duelo da decisão do Campeonato Sergipano da Série A1 de 2026. As duas torcidas fizeram um verdadeiro espetáculo nas arquibancadas.
O primeiro tempo foi muito equilibrado. E a forte marcação das duas equipes acabou prevalecendo.
As redes só balançaram no segundo tempo. O time azulino abriu o placar com Valdir Júnior. Não demorou muito e os colorados empataram com Zé Arthur. Final: Confiança 1×1 Sergipe.
Um novo empate, na partida de volta, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis. E uma vitória simples no tempo normal de qualquer um dos clubes, o vencedor garante o título do estadual.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O troféu é em homenagem ao presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Rubens Lopes.
Acompanhe os detalhes da segunda partida da decisão do Sergipão SuperBet de 2026:
Sábado (14/03)
Jogo de Volta
16h – Sergipe x Confiança, arena Batistão, em Aracaju
Árbitro Central: Michael Vinicius Santos Freitas-CBF
Árbitro Assistente 2: Wendel Augusto Lino de Jesus-CBF
Quarto Árbitro: Arthur Fernandes Azevedo-CBF
Quinto Árbitro: Jade Moreno Almeida- ASPCBF
Árbitro de Vídeo: Fabio Augusto Santos Sa-CBF
Assistente de Vídeo: Cleriston Clay Barreto Rios-MASTER FIFA
Observador de Vídeo: Emerson Fontes Santos-CBF
Analista de Campo: Ailton Farias da Silva-CBF
Delegado: Jorgival Melo-FSF
Coordenador: Glayson Prado-CBF
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Governo pede ilegalidade da greve dos Professores. TJ nega
Antes mesmo da greve das professoras e professores da Rede Estadual de Ensino ter início, o Governo de Sergipe entrou com ação, junto ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) para pedir ilegalidade do movimento paredista. A greve está marcada para ter início nesta segunda-feira, dia 9.
Freepik
No sábado, dia 07, a Desembargadora, Simone Fraga, lançou decisão de indeferimento do pedido do Governo do Estado, ou seja, a greve é legal. De acordo com a decisão da desembargadora, os argumentos apresentados pelo Governo do Estado, para pedir a ilegalidade da greve, não se sustentam.
Na decisão, Simone Fraga afirma existir a ausência de abusividade ou ilegalidade do movimento paredista, uma vez que o SINTESE cumpre com os prazos, enviando ao Governo do Estado ofício na qual comunica que professoras e professores da Rede Estadual irão paralisar suas atividades a partir do dia 9 de março.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A decisão da desembargadora se baseia no Artigo 9° da Constituição Federal que diz “é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”.
Neste sentido, a desembargadora afirma em sua decisão que “houve a efetiva comunicação ao Poder Executivo acerca de referida deliberação [greve] mediante ofício 0484/2026, em que o Sindicato informa o início do movimento paredista a partir de 09/03/2026”.
A desembargadora coloca ainda em sua decisão que “diante da intenção clara da entidade sindical [SINTESE] em negociar com o Governo do Estado para as devidas tratativas legais ante as pautas reivindicatórias daquela classe, não cabe ao Pode Judiciário neste momento proceder com qualquer intervenção inibitória”.
Portanto, a nossa greve NÃO é ilegal. Vale enfatizar que a todo momento o SINTESE buscou, e busca, diálogo e abertura de negociação efetiva com o Governo do Estado. No entanto, o Governador, Fábio Mitidieri, insiste em ignorar o pleito da categoria e fomentar o processo de desvalorização e empobrecimento ao qual professoras e professores estão submetidos, mesmo diante de decisões do Supremo Tribunal Federal para a retoma da carreira e DI 4871) e descongelamento de gratificações (ADI 5054), embora esteja mais que provado que o Governo de Sergipe tem condições financeiras mais que suficiente para iniciar a recuperação da carreira do magistério, o que demonstra, apenas falta de vontade política por parte do Governo Mitidieri de valorizar as professoras e professores.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Por isso, companheiras e companheiros, é hora de seguirmos fortes na luta e seguir com nossa greve, que é legitima e não é ilegal. Na segunda-feira, dia 9, temos um uma mobilização marcada, o palco da luta será em frente à Secretaria de Estado da Fazenda às 8h.
“O pedido de ilegalidade da nossa greve foi injusto o e TJ o negou. As negociações foram fechadas de forma unilateral pelo Governo do Estado, no final do ano de 2025, após diversas audiências nas quais o governador, Fábio Mitidieri, havia se comprometido com a nossa categoria de apresentar propostas efetivas a nossa pauta de reivindicações. Essa greve não é “pirraça”, ele surge diante do silêncio e da falta de vontade política de Mitidieri de assumir o compromisso de valorizar as professoras e professores de Sergipe. Sigamos fortes na luta. Vamos ocupar as ruas, vamos dialogar com a sociedade, pois temos a certeza que a nossa unidade e força nos trará a vitória. Esperamos por você, professora e professor, na segunda-feira, em frente a Sefaz”, conclama o presidente do SINTESE, professor Roberto Silva.
Reprodução
O professor Roberto pede ainda o apoio e a compreensão da população de Sergipe diante da greve do magistério.
“Pedimos que a sociedade abrace a luta do magistério. Valorizar o professor é investir em educação de qualidade, dar condições de ensino e aprendizagem aos nossos estudantes é investimento no futuro do nosso estado. E quem se importa com Sergipe, se importa com a educação e com o futuro do seu povo. Asseguramos aos estudantes, e suas famílias, que o ano letivo não será prejudicado e que as aulas serão repostas após a greve, mas agora pedimos o apoio, a compreensão e que também se somam a nós, professores, nesta luta, por diálogo, por justiça, por direito”, enfatiza.
Agenda de luta
09/03 – Segunda-feira, às 8h
Ato em frente à Secretaria de Estado da Fazenda, em Aracaju, (R. José Carvalho Pinto, 280, Bairro Jardins)
10/03 – terça-feira, às 8h
Ato em frente ao Tribunal de Contas de Sergipe, em Aracaju (Av. Conselheiro Carlos Alberto Barros Sampaio, S/Nº, bairro Capucho)
11/03 quarta-feira, às 8h
Ato em frente ao Palácio de Despachos, em Aracaju (Av. Adélia Franco, 3305, bairro Grageru)
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Sergipe
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
CBF define data e horário do jogo do Confiança x Tombense
A Federação Sergipana de Futebol (FSF), informa que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última sexta-feira (06/03) a data e horário do confronto do representante da entidade, na terceira fase da competição.
O Confiança enfrenta a equipe do Tombense de Minas Gerais. O duelo acontece em jogo único, na próxima quarta-feira (11/03), às 19h. A partida será na arena Batistão, em Aracaju.
O clube que avançar de fase pode faturar de R$ 1,68 milhão para o Grupo II e R$ 1,07 milhão para o Grupo III. Acompanhe os detalhes do confronto da 3ª fase da Copa do Brasil:
11 de março (quarta-feira)
19h – Confiança x Tombense-MG, arena Batistão, em Aracaju
Defesa de Vorcaro confirma morte
Luiz Phillipi Mourão, conhecido como Sicário, preso na terceira fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), morreu nesta sexta-feira (6), em Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela defesa dele.
Mourão estava internado no centro de terapia intensiva (CTI) do Hospital João 23 desde a última quarta-feira (4), após tentativa de suicídio na prisão. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, havia suspeita de morte cerebral.
Em nota, o advogado de Mourão, Robson Lucas, informou que o quadro clínico de Mourão se agravou e que o óbito foi declarado às 18h55, após encerramento do protocolo de morte encefálica iniciado por volta das 10h do mesmo dia.
Entenda
Na manhã da última quarta-feira, Mourão foi levado para a carceragem da PF na capital mineira após cumprimento do mandado de prisão emitido pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a corporação, o investigado atentou contra a própria vida e foi reanimado por policiais responsáveis pela custódia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e Mourão foi encaminhado para o hospital.
De acordo com as investigações, Mourão atuava como ajudante do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do banco Master, que também foi preso na quarta-feira durante operação da PF.
Sicário, como era chamado pelo empresário, seria responsável pelo monitoramento e obtenção de informações sigilosas de pessoas consideradas adversárias dos interesses do banqueiro.
Centro de Valorização da Vida
Qualquer pessoa com pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida deve buscar acolhimento em sua rede de apoio, como familiares, amigos e educadores, e também em serviços de saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, é importante conversar com alguém de confiança e não hesitar em pedir ajuda, inclusive para buscar serviços de saúde.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.
*Colaborou André Richter
Datafolha: Lula e Flávio Bolsonaro empatam no 2º turno
A primeira pesquisa Datafolha de 2026, divulgada neste sábado (7) pela Folha de S.Paulo, mostra um cenário de empate técnico em um eventual segundo turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL).
Montagem com imagens da Agência Brasil
Segundo o levantamento, o petista aparece com 46% das intenções de voto, contra 43% do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
No último levantamento, realizado em dezembro de 2025, Lula liderava com folga, com 51% contra 36% de Flávio.
Embora o presidente ainda apareça à frente em todas as simulações de segundo turno testadas contra nomes da direita e centro-direita, a pesquisa indica que a margem do petista vem diminuindo.
Cenários de 2º Turno
Confira abaixo os números projetados pelo Datafolha nos confrontos diretos:
Lula x Tarcísio de Freitas
Lula (PT) – 45% (eram 47% em dezembro);
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 42% (eram 42% em dezembro);
Branco/nulo/nenhum – 11% (eram 10% em dezembro);
Não sabem – 2% (eram 2% em dezembro).
Lula x Ratinho Jr.
Lula (PT) – 45% (eram 47% em dezembro);
Ratinho Junior (PSD) – 41% (eram 41% em dezembro);
Branco/nulo/nenhum – 13% (eram 11% em dezembro);
Não sabem – 2% (era 1% em dezembro).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Lula x Ronaldo Caiado
Lula (PT) – 46% (eram 47% em dezembro);
Ronaldo Caiado (UB) – 36% (eram 41% em dezembro);
Branco/nulo/nenhum – 16% (eram 11% em dezembro);
Não sabem – 2% (era 1% em dezembro).
Lula x Eduardo Leite
Em uma disputa com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o atual presidente também mantém a liderança, mas registra variação em relação ao ano passado.
Lula (PT) – 46% (eram 47% em dezembro);
Eduardo Leite (PSDB) – 34% (eram 41% em dezembro);
Branco/nulo/nenhum – 18% (eram 11% em dezembro);
Não sabem – 2% (era 1% em dezembro).
O Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 137 municípios entre terça-feira (3/3) e quinta-feira (5/3). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o código BR-03715/2026.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Brasil fará jogo de despedida no Maracanã antes da Copa
O Brasil fará um jogo de despedida da torcida brasileira antes da disputada da Copa do Mundo de 2026, anunciou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A seleção enfrentará o Panamá no dia 31 de maio no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
“Será a oportunidade de os comandados de Carlo Ancelotti se apresentarem pela última vez diante da torcida brasileira, marcando a arrancada em busca do hexacampeonato mundial”, diz a nota emitida pela CBF.
“Acho muito simbólico que essa despedida seja num palco tão importante e emblemático. O Maracanã é a casa da seleção brasileira, um estádio conhecido no mundo inteiro e que sempre foi palco de grandes apresentações. Receber o carinho e o apoio dos torcedores será fundamental”, declarou o presidente da CBF, Samir Xaud.
A seleção panamenha ocupa atualmente a 33ª colocada no Ranking de seleções da Fifa e está no grupo L da Copa do Mundo (que será disputada no Canadá, no México e nos Estados Unidos entre 11 de junho e 19 de julho), ao lado de Inglaterra, Croácia e Gana.
Amistosos preparatórios
Desta forma, antes do início da Copa, a seleção brasileira fará quatro amistosos preparatórios. O primeiro será no dia 26 de março, quando enfrentará a França, atual 3ª colocada do ranking de seleções da Fifa, no Gillete Stadium, em Boston. O estádio receberá sete partidas do Mundial. No dia 31 de março será a vez de o Brasil medir forças com a Croácia, no Camping World Stadium, em Orlando. Os croatas ocupam a 10ª posição no ranking da Fifa.
A partida com o Panamá será o terceiro compromisso, no dia 31 de maio no Maracanã.
Depois, no dia 6 de junho, uma semana antes da estreia do Brasil no Mundial, a seleção enfrenta o Egito em seu último amistoso antes da estreia. A partida será disputada no Huntington Bank Field, em Cleveland.
Brasil na Copa
O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026. A estreia será contra Marrocos, no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h (horário de Brasília). Na segunda rodada, o Brasil encara o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 22h. Já o encerramento da primeira fase está marcado para o dia 24 de junho, contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 19h.