Polícia Federal intercepta nova leva de dinheiro em Sergipe
Polícia Federal
A Polícia Federal realizou na noite da última sexta-feira (6) a apreensão de R$ 719 mil em espécie no município de Itabaiana, no agreste sergipano.
A ação ocorreu após a corporação receber denúncias sobre o transporte de altos valores em dinheiro vivo com fortes indícios de origem ilícita.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A principal linha de investigação da PF aponta que o dinheiro pode ser fruto de desvio de recursos públicos federais.
O transporte físico das notas em grande quantidade, segundo os agentes, é uma tática comum utilizada por organizações criminosas para tentar dificultar o rastreamento financeiro e esconder o verdadeiro destino e os donos do montante.
Durante a abordagem, a equipe policial localizou o valor sob a guarda do investigado, que não teve identidade revelada. Um inquérito policial foi aberto para apurar os crimes de lavagem de dinheiro e infrações contra o sistema financeiro nacional.
Apesar de as duas ações envolverem transporte de dinheiro vivo e suspeitas idênticas de desvios federais, a Polícia Federal informou, em nota, que não há relação direta entre as duas ocorrências.
E você, de onde acha que vem toda essa dinheirama que anda circulando pelo estado? Deixe seu palpite nos comentários abaixo!
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Julgamento de Bosco Costa no STF será nesta terça
O suplente de deputado federal Bosco Costa (PL-SE) será julgado nesta terça-feira (10), às 9h, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O relator é o ministro Cristiano Zanin.
Arquivo / Assessoria
Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Bosco e outros dois deputados do PL são acusados de exigir R$ 1,6 milhão do então prefeito de São José do Ribamar (MA) para liberar uma emenda parlamentar de quase R$ 7 milhões, entre janeiro e agosto de 2020.
O grupo teria contado com a atuação de um agiota conhecido como Pacovan, assassinado a tiros em julho de 2024.
As investigações da Polícia Federal apontaram que o esquema se repetiu por cerca de cinco anos em diversos municípios, com prefeitos sendo inclusive ameaçados de morte caso resistissem às cobranças.
Em depoimento prestado em agosto de 2025, Bosco Costa negou envolvimento no esquema. Ele disse que todas as emendas de seu mandato foram destinadas a municípios de Sergipe e afirmou não conhecer Pacovan, apontado como intermediário das negociações.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Aeronáutica abre concurso com 150 vagas para nível fundamental
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) publicou o edital para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) 2027. O concurso da Aeronáutica oferece 150 vagas para candidatos de ambos os sexos.
Sargento Müller Marin|FAB
Para participar, o jovem precisa ter o Ensino Fundamental completo e não pode ter menos de 14 anos nem completar 19 anos até o dia 31 de dezembro de 2027.
Como se inscrever
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de março de 2026. Todo o processo de candidatura ocorre exclusivamente de forma online, por meio do site oficial de ingresso da FAB. A taxa de participação é de R$ 100.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Etapas e provas
O processo seletivo é dividido em diversas fases:
Provas Escritas (Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa e Redação);
Inspeção de Saúde;
Exame de Aptidão Psicológica;
Teste de Avaliação do Condicionamento Físico;
Procedimento de Confirmação Complementar (para cotistas pretos, pardos, indígenas e quilombolas);
Validação Documental.
As provas escritas estão marcadas para o dia 21 de junho de 2026.
Os aprovados em todas as fases farão a habilitação à matrícula no dia 9 de janeiro de 2027, em Barbacena, Minas Gerais.
O curso tem duração de três anos, equivalente ao Ensino Médio. Ao final, os alunos formados com aproveitamento receberão os certificados e poderão concorrer às vagas para o primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Itabaiana garante vaga na Copa do Brasil 2027
O estádio Etelvino Mendonça, no município de Itabaiana, neste domingo (08/03), foi palco da disputa da terceira e quarta posições do Campeonato Sergipano da Série A1 de 2026.
Mateus Mendonça|AOI
Também estava em disputa, o troféu Lotese e uma vaga na tradicional Copa do Brasil do próximo ano.
Em um duelo equilibrado com boas chances para as equipes do Itabaiana e América de Propriá, o time serrano levou a melhor e venceu por 1 a 0. O gol do Itabaiana foi marcado pelo atacante Pedro Igor aos 37 minutos do segundo tempo (vídeo abaixo).
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Nos pênaltis, Flamengo vence Flu e é tricampeão carioca
O Flamengo levou a melhor sobre o Fluminense por 5 a 4 na cobrança de pênaltis e conquistou pela terceira vez consecutiva o título do Campeonato Carioca, na noite deste domingo (8), no Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã).
Gilvan de Souza|CRF
Após empate em 0 a 0 nos 90 minutos, brilhou a estrela do goleiro argentino Augustín Rossi (vídeo mais abaixo), que defendeu as cobranças de Guga (a terceira penalidade) e Otávio (a quinta nas cobranças alternadas).
A conquista do 40º troféu do Cariocão na história do clube é a primeira do recém-contratado técnico português Leonardo Jardim, que estreou hoje no comando do time, após demissão de Filipe Luís na última terça-feira (3).
O Rubro-Negro segue como o maior campeão do Cariocão, seguido por Fluminense (33 títulos) e Vasco (24). Além da taça, o Flamengo recebeu premiação de R$ 10 milhões. Já o Tricolor foi contemplado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) com R$ 5 milhões.
No primeiro tempo sobrou cautela em campo. Ambos os times marcaram bem, mas pouco criaram ofensivamente. Foram raras as finalizações: Aos 16 minutos, Pedro teve a primeira chance de abrir o placar para o Flamengo, mas chutou fraco e goleiro Fábio defendeu. Dois minutos depois, foi a vez do Tricolor: Lucho Acosta rolou para Senra que arriscou de dentro da área, mas a bola desviou no lateral rubro-negro Varela e saiu.
O jogo seguiu morno. Aos 45 minutos, Léo Pereira quase marcou o primeiro gol de cobertura do Fla ao cabecear, mas o goleiro Fábio andou para trás e conseguiu defender em cima da linha.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Depois do intervalo não faltou emoção. Logo aos três minutos, o Tricolor quase abre o placar com Lucho Acosta: o meio-campista chegou a tabelar com Hércules antes de chutar de canhota. Atento, Rossi espalmou e evitou o gol tricolor. Mas o time das Laranjeiras seguiu pressionando. Aos 11 minutos, dentro da grande área, Serna desferiu um bola venenosa, que passou por fora, rente à trave esquerda.
A melhor chance do Flamengo só surgiu aos 32 minutos, com cruzamento de Alex Sandro para Arrascaeta cabecear dentro da área, mas a bola foi para fora por cima do travessão. Três minutos depois, Plata cruzou para dentro da área, a bola bateu em Léo Ortiz e no bate-rebate sobrou nos pés de Léo Pereira. O zagueiro chutou fraco, e a bola passou rente à trave direita do goleiro Fábio.
O volante Jorginho converteu a primeira cobrança do Flamengo e, na sequência, Ganso também marcou para o Flu. Depois Luiz Araújo desperdiçou, cobrando no meio e facilitando a defesa do goleiro Fábio. Na sequência, Savarino chutou certeiro no ângulo esquerdo do gol de Rossi, sem chances para o argentino defender.
O Flamengo perdia por 2 a 1, quando Everton Cebolinha marcou o terceiro do Rubro-Negro. Em seguida, Guga chutou à meia altura e o goleiro Rossi agarrou, deixando tudo igual no placar (2 a 2).
Na quarta cobrança, Léo Pereira converteu para o Fla e Guilherme Arana para o Flu. Na sequência, Lucas Paquetá acertou a quarta penalidade para o Rubro-Negro, e John Kennedy chutou bem e manteve o empate.
A definição do título carioca saiu na primeira cobrança alternada: o zagueiro Léo Ortiz acertou o fundo da rede e, em seguida, o goleiro Rossi saiu como herói da final ao defender a cobrança do volante tricolor Otávio.
Veja as penalidades:
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Rayssa sofre queda feia, fica em 4º e vai parar no hospital
A skatista brasileira Rayssa Leal sofreu uma queda grave neste domingo (8) durante a final do Mundial de Skate Street, realizado em São Paulo.
Da Luz|@JogosOlimpicos (X)
Na tentativa de garantir um lugar no pódio, a Fadinha arriscou uma manobra de alta dificuldade em sua última chance, mas acabou caindo (vídeo mais abaixo) e terminou a competição na quarta colocação.
A atleta deixou a pista chorando e com dificuldades para caminhar, precisando de atendimento médico. Após avaliação, Rayssa foi diagnosticada com uma contusão óssea no joelho direito.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Com a saída da brasileira da disputa por medalhas, o pódio do Mundial de Skate Street foi inteiramente dominado pelas atletas japonesas. A medalha de ouro ficou com Ibuki Matsumoto. A prata foi conquistada por Nanami Onishi, enquanto a atual campeã olímpica, Coco Yoshisawa, garantiu o bronze.
Veja o momento da queda:
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Confiança e Sergipe empatam no primeiro jogo da final
Confiança e Sergipe empataram em 1 a 1 no primeiro jogo válido pela final do Campeonato Sergipano de Futebol 2026.
Robert Derik|@derikitophotography (Instagram)
A arena Batistão recebeu um excelente público para o primeiro duelo da decisão do Campeonato Sergipano da Série A1 de 2026. As duas torcidas fizeram um verdadeiro espetáculo nas arquibancadas.
O primeiro tempo foi muito equilibrado. E a forte marcação das duas equipes acabou prevalecendo.
As redes só balançaram no segundo tempo. O time azulino abriu o placar com Valdir Júnior. Não demorou muito e os colorados empataram com Zé Arthur. Final: Confiança 1×1 Sergipe.
Um novo empate, na partida de volta, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis. E uma vitória simples no tempo normal de qualquer um dos clubes, o vencedor garante o título do estadual.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O troféu é em homenagem ao presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Rubens Lopes.
Acompanhe os detalhes da segunda partida da decisão do Sergipão SuperBet de 2026:
Sábado (14/03)
Jogo de Volta
16h – Sergipe x Confiança, arena Batistão, em Aracaju
Árbitro Central: Michael Vinicius Santos Freitas-CBF
Árbitro Assistente 2: Wendel Augusto Lino de Jesus-CBF
Quarto Árbitro: Arthur Fernandes Azevedo-CBF
Quinto Árbitro: Jade Moreno Almeida- ASPCBF
Árbitro de Vídeo: Fabio Augusto Santos Sa-CBF
Assistente de Vídeo: Cleriston Clay Barreto Rios-MASTER FIFA
Observador de Vídeo: Emerson Fontes Santos-CBF
Analista de Campo: Ailton Farias da Silva-CBF
Delegado: Jorgival Melo-FSF
Coordenador: Glayson Prado-CBF
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Governo pede ilegalidade da greve dos Professores. TJ nega
Antes mesmo da greve das professoras e professores da Rede Estadual de Ensino ter início, o Governo de Sergipe entrou com ação, junto ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) para pedir ilegalidade do movimento paredista. A greve está marcada para ter início nesta segunda-feira, dia 9.
Freepik
No sábado, dia 07, a Desembargadora, Simone Fraga, lançou decisão de indeferimento do pedido do Governo do Estado, ou seja, a greve é legal. De acordo com a decisão da desembargadora, os argumentos apresentados pelo Governo do Estado, para pedir a ilegalidade da greve, não se sustentam.
Na decisão, Simone Fraga afirma existir a ausência de abusividade ou ilegalidade do movimento paredista, uma vez que o SINTESE cumpre com os prazos, enviando ao Governo do Estado ofício na qual comunica que professoras e professores da Rede Estadual irão paralisar suas atividades a partir do dia 9 de março.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A decisão da desembargadora se baseia no Artigo 9° da Constituição Federal que diz “é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”.
Neste sentido, a desembargadora afirma em sua decisão que “houve a efetiva comunicação ao Poder Executivo acerca de referida deliberação [greve] mediante ofício 0484/2026, em que o Sindicato informa o início do movimento paredista a partir de 09/03/2026”.
A desembargadora coloca ainda em sua decisão que “diante da intenção clara da entidade sindical [SINTESE] em negociar com o Governo do Estado para as devidas tratativas legais ante as pautas reivindicatórias daquela classe, não cabe ao Pode Judiciário neste momento proceder com qualquer intervenção inibitória”.
Portanto, a nossa greve NÃO é ilegal. Vale enfatizar que a todo momento o SINTESE buscou, e busca, diálogo e abertura de negociação efetiva com o Governo do Estado. No entanto, o Governador, Fábio Mitidieri, insiste em ignorar o pleito da categoria e fomentar o processo de desvalorização e empobrecimento ao qual professoras e professores estão submetidos, mesmo diante de decisões do Supremo Tribunal Federal para a retoma da carreira e DI 4871) e descongelamento de gratificações (ADI 5054), embora esteja mais que provado que o Governo de Sergipe tem condições financeiras mais que suficiente para iniciar a recuperação da carreira do magistério, o que demonstra, apenas falta de vontade política por parte do Governo Mitidieri de valorizar as professoras e professores.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Por isso, companheiras e companheiros, é hora de seguirmos fortes na luta e seguir com nossa greve, que é legitima e não é ilegal. Na segunda-feira, dia 9, temos um uma mobilização marcada, o palco da luta será em frente à Secretaria de Estado da Fazenda às 8h.
“O pedido de ilegalidade da nossa greve foi injusto o e TJ o negou. As negociações foram fechadas de forma unilateral pelo Governo do Estado, no final do ano de 2025, após diversas audiências nas quais o governador, Fábio Mitidieri, havia se comprometido com a nossa categoria de apresentar propostas efetivas a nossa pauta de reivindicações. Essa greve não é “pirraça”, ele surge diante do silêncio e da falta de vontade política de Mitidieri de assumir o compromisso de valorizar as professoras e professores de Sergipe. Sigamos fortes na luta. Vamos ocupar as ruas, vamos dialogar com a sociedade, pois temos a certeza que a nossa unidade e força nos trará a vitória. Esperamos por você, professora e professor, na segunda-feira, em frente a Sefaz”, conclama o presidente do SINTESE, professor Roberto Silva.
Reprodução
O professor Roberto pede ainda o apoio e a compreensão da população de Sergipe diante da greve do magistério.
“Pedimos que a sociedade abrace a luta do magistério. Valorizar o professor é investir em educação de qualidade, dar condições de ensino e aprendizagem aos nossos estudantes é investimento no futuro do nosso estado. E quem se importa com Sergipe, se importa com a educação e com o futuro do seu povo. Asseguramos aos estudantes, e suas famílias, que o ano letivo não será prejudicado e que as aulas serão repostas após a greve, mas agora pedimos o apoio, a compreensão e que também se somam a nós, professores, nesta luta, por diálogo, por justiça, por direito”, enfatiza.
Agenda de luta
09/03 – Segunda-feira, às 8h
Ato em frente à Secretaria de Estado da Fazenda, em Aracaju, (R. José Carvalho Pinto, 280, Bairro Jardins)
10/03 – terça-feira, às 8h
Ato em frente ao Tribunal de Contas de Sergipe, em Aracaju (Av. Conselheiro Carlos Alberto Barros Sampaio, S/Nº, bairro Capucho)
11/03 quarta-feira, às 8h
Ato em frente ao Palácio de Despachos, em Aracaju (Av. Adélia Franco, 3305, bairro Grageru)
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Sergipe
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
CBF define data e horário do jogo do Confiança x Tombense
A Federação Sergipana de Futebol (FSF), informa que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última sexta-feira (06/03) a data e horário do confronto do representante da entidade, na terceira fase da competição.
O Confiança enfrenta a equipe do Tombense de Minas Gerais. O duelo acontece em jogo único, na próxima quarta-feira (11/03), às 19h. A partida será na arena Batistão, em Aracaju.
O clube que avançar de fase pode faturar de R$ 1,68 milhão para o Grupo II e R$ 1,07 milhão para o Grupo III. Acompanhe os detalhes do confronto da 3ª fase da Copa do Brasil:
11 de março (quarta-feira)
19h – Confiança x Tombense-MG, arena Batistão, em Aracaju
Defesa de Vorcaro confirma morte
Luiz Phillipi Mourão, conhecido como Sicário, preso na terceira fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), morreu nesta sexta-feira (6), em Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela defesa dele.
Mourão estava internado no centro de terapia intensiva (CTI) do Hospital João 23 desde a última quarta-feira (4), após tentativa de suicídio na prisão. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, havia suspeita de morte cerebral.
Em nota, o advogado de Mourão, Robson Lucas, informou que o quadro clínico de Mourão se agravou e que o óbito foi declarado às 18h55, após encerramento do protocolo de morte encefálica iniciado por volta das 10h do mesmo dia.
Entenda
Na manhã da última quarta-feira, Mourão foi levado para a carceragem da PF na capital mineira após cumprimento do mandado de prisão emitido pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a corporação, o investigado atentou contra a própria vida e foi reanimado por policiais responsáveis pela custódia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e Mourão foi encaminhado para o hospital.
De acordo com as investigações, Mourão atuava como ajudante do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do banco Master, que também foi preso na quarta-feira durante operação da PF.
Sicário, como era chamado pelo empresário, seria responsável pelo monitoramento e obtenção de informações sigilosas de pessoas consideradas adversárias dos interesses do banqueiro.
Centro de Valorização da Vida
Qualquer pessoa com pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida deve buscar acolhimento em sua rede de apoio, como familiares, amigos e educadores, e também em serviços de saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, é importante conversar com alguém de confiança e não hesitar em pedir ajuda, inclusive para buscar serviços de saúde.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.