Vasco bate Palmeiras na estreia de Renato Gaúcho

Na partida de estreia do técnico Roger Machado, o São Paulo derrotou a Chapecoense pelo placar de 2 a 0, na noite desta quinta-feira (12) no estádio do Canindé, e assumiu a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro.

Jogador do São Paulo durante o Brasileirão 2026
São Paulo FC|Divulgação

Após este triunfo, a equipe do Morumbi chegou aos 13 pontos assumindo a ponta isolada da classificação. Já a Chape permaneceu com cinco pontos, caindo para a 12ª colocação.

Após um primeiro tempo sem gols, o triunfo do São Paulo começou a ser construído logo no primeiro minuto da etapa final, com Luciano de cabeça após cruzamento de Marcos Antônio. Aos 14 o centroavante argentino Calleri deu números finais ao marcador.

Veja os melhores momentos:

Vasco bate Palmeiras

Um resultado que beneficiou muito o São Paulo foi a vitória de 2 a 1 do Vasco sobre o Palmeiras no estádio de São Januário. Este resultado deixou o Verdão com 10 pontos na vice-liderança e levou o Cruzmaltino à 15ª colocação com quatro pontos.

Thiago Mendes e Cuiabano marcaram os gols do Vasco, no Brasileirão 2026
Matheus Lima|Vasco da Gama

O argentino Flaco López abriu o placar para o Palmeiras, enquanto Thiago Mendes e Cuiabano garantiram a virada do Vasco, que contou com a estreia do técnico Renato Gaúcho.

Outros resultados:

Remo 0 x 2 Fluminense
Grêmio 1 x 1 Bragantino

Inflação atinge 0,68% em Aracaju; educação lidera

A capital sergipana registrou uma inflação de 0,68% em fevereiro de 2026, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com esse resultado, a alta acumulada no ano chegou a 1,09%, segundo análise do Observatório da Indústria do Sistema FIES com base em dados do IBGE.

O IPCA monitora o custo de vida de famílias com rendimento entre um e 40 salários mínimos. O levantamento atual comparou os preços cobrados entre 1º e 28 de fevereiro com os valores que estavam vigentes ao longo de janeiro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados em Aracaju, sete ficaram mais caros no mês. O principal impacto no bolso do consumidor veio da Educação, que puxou a fila com uma inflação de 5,16%.

Na sequência das altas aparecem Transporte (+0,97%), Artigos de residência (+0,82%), Comunicação (+0,55%), Alimentação e bebidas (+0,30%), Saúde e cuidados pessoais (+0,26%) e Vestuário (+0,06%).

Por outro lado, duas áreas deram fôlego ao orçamento e apresentaram deflação: Despesas pessoais, com queda de 0,34%, e Habitação, que recuou 0,22%.

Impacto na menor renda

O IBGE também mensura o impacto dos preços para famílias com ganhos de um a cinco salários mínimos, por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Para esse público, a inflação de fevereiro em Aracaju foi ligeiramente menor, fechando em 0,56%.

No cálculo do INPC, que utiliza o mesmo período de comparação, apenas dois grupos registraram queda de preços na capital: Habitação (-0,37%) e Vestuário (-0,06%).


NE Notícias, com informações do Observatório da Indústria do Sistema FIES

Deputada processa Ratinho

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) está processando o apresentador Ratinho por falas transfóbicas ditas na noite desta quarta-feira (11) em seu programa no SBT.

Deputada Erika Hilton e o apresentador Ratinho
Redes sociais e SBT|Reprodução

“Sim, estou processando o apresentador Ratinho. Sei que, pela audiência irrisória de seu programa, que até onde sei não agrada nem suas chefes no SBT, lhe resta apelar à violência. Porque o que o apresentador cometeu foi uma violência, um ataque, e não foi só contra mim. Ratinho interrompeu seu programa pra dizer que mulheres trans não são mulheres, que mulheres que não menstruam não são mulheres, que mulheres que não têm útero não são mulheres e que mulheres que não têm filhos não são mulheres”, escreveu a deputada em seu perfil na rede social X.

Ratinho, em seu programa, comentou o fato de Hilton ter sido eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara (vídeo mais abaixo).

“Não achei muito justo, não. Com tanta mulher, por que vai dar para uma mulher trans? A Erika Hilton. Ela não é mulher, ela é trans”, disse o apresentador no auditório de seu programa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ratinho continuou e declarou que não tem nada contra pessoas trans, mas que não concorda com a decisão tomada na Câmara.

“Se tem outras mulheres lá, mulher mesmo… Mulher para ser mulher tem que ser mulher, gente! Eu respeito todo mundo que tem comportamento diferente. Tá tudo certo! Agora, mulher tem que ter útero, tem que menstruar, tem que ficar chata três quatro dias”.

O apresentador terminou seu monólogo falando “ser contra” a indicação da deputada para o cargo. “Acho que devia deixar uma mulher ser presidente da comissão das mulheres”.

Veja fala do apresentador:

Em seu post nas redes, Erika escreveu ainda que “este ataque de Ratinho foi contra todas as mulheres trans e contra todas as mulheres cis que não menstruam mais ou nunca menstruaram. Foi contra todas as mulheres cis que nunca tiveram útero ou, por condições de saúde, como o câncer, precisaram removê-lo”.

Para a deputada, o discurso do apresentador do SBT “foi sim para me atacar e atacar as pessoas trans”.

Erika, em seu texto, informou ainda que tanto Ratinho quanto o SBT “pagarão pelos seus atos na esfera cível e criminal”.

Ela finalizou afirmando que “eu sou e sempre serei uma mulher. Este apresentador é, e sempre será, um rato”.

Reprodução

Nota

O SBT, que é citado pela deputada, se manifestou através de nota sobre as declarações de seu apresentador.

“O SBT repudia qualquer tipo de discriminação e preconceito, que são o oposto dos princípios e valores da empresa. As declarações do apresentador Ratinho, expressadas ao vivo ontem em seu programa, não representam a opinião da emissora e estão sendo analisadas pela direção da empresa, que tratará do tema internamente a fim de que nossos valores sejam respeitados por todos os colaboradores”.

Propaganda eleitoral antecipada em Sergipe

Na tarde desta quinta-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) decidiu, por unanimidade, manter a condenação por propaganda eleitoral antecipada aplicada a pré-candidatos e apoiadores no município de Itabaianinha.

Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe
TRE-SE

O fato gerador da condenação ocorreu durante as eleições de 2024.

De acordo com o processo, os representados Robson Cardoso Hora (candidato a prefeito à época), e Ilzo Basílio de Souza (candidato a vice-prefeito) fizeram a divulgação, antes do prazo estipulado por Lei, de vídeos no Instagram contendo jingle com a expressão “Eu tô com ele de novo”, acompanhada de imagens de apoio popular e da identificação de número de urna.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As publicações também foram atribuídas aos representados Danilo Alves de Carvalho e José Thiago Alves de Carvalho, apoiadores da campanha.

Na sentença de primeiro grau, o Juízo da 30ª Zona Eleitoral reconheceu a prática de propaganda eleitoral antecipada e aplicou multa individual no valor de R$ 15 mil a cada um dos envolvidos, com fundamento no Artigo 36 da Lei nº 9.504/1997.

A relatora do caso, a juíza Brígida Declerc Fink, destacou que:

“Embora a legislação permita a divulgação de atos de pré-campanha e a exaltação de qualidades pessoais de pré-candidatos, não é admitido o pedido explícito de votos antes do período autorizado”.

Disse ainda: “As publicações extrapolaram os limites da pré-campanha ao utilizar jingle repetitivo com mensagem de apoio eleitoral, com a identificação do número de urna e de imagens de mobilização popular configurando uma estratégia típica de campanha eleitoral antes do período legalmente permitido” (vídeo mais abaixo).

Quanto ao valor da multa, fixado em R$ 15 mil para cada representado, a relatora considerou que a quantia está dentro dos limites previstos em lei e foi devidamente fundamentada pelo juízo de origem, especialmente diante da reiteração de condutas semelhantes durante o mesmo pleito eleitoral.

A magistrada decidiu negar provimento ao recurso e manter integralmente a sentença que reconheceu a prática de propaganda eleitoral antecipada. A decisão foi unânime.

Assista ao julgamento:

Participaram deste julgamento a presidente do TRE-SE, desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos; a vice-presidente em substituição, desembargadora Simone de Oliveira Fraga; os juízes membros Tiago José Brasileiro FrancoLeonardo Souza Santana Almeida, Aurélio Belém do Espírito Santo e Breno Bergson Santos e a juíza membro Brígida Declerc Fink. Representou o Ministério Público Eleitoral o procurador José Rômulo Silva Almeida.


TRE-SE

TSE marca julgamento de Ícaro de Valmir

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para o dia 19 de março de 2026, às 10h, a sessão presencial que irá julgar o processo que pode resultar na cassação do mandato do deputado federal Ícaro de Valmir.

Deputado Ícaro de Valmir
Ícaro de Valmir – Pablo Valadares ⏐ Câmara dos Deputados

A data foi definida pelo ministro Antonio Carlos Ferreira, relator do caso na Corte. O julgamento ocorrerá no plenário presencial após o ministro Floriano de Azevedo Marques ter solicitado destaque, retirando o processo do plenário virtual.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O caso é analisado no Recurso Ordinário Eleitoral nº 0602093-13.2022.6.25.0000 e discute uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) que determinou a cassação da chapa do Partido Liberal (PL) nas eleições de 2022, por suposto descumprimento da cota mínima de gênero.

Caso a decisão do TRE seja mantida pelo TSE, o mandato do parlamentar pode ser diretamente afetado.

A sessão está prevista para ocorrer na próxima quarta-feira (19), às 10h, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, e terá a transmissão de NE Notícias.


Itnet

MP cobra esclarecimentos sobre Cardiologia do Cirurgia

O Ministério Público de Sergipe (MPSE) realizou uma audiência para tratar da expressiva redução no encaminhamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o serviço de cardiologia do Hospital de Cirurgia.

Hospital de Cirurgia em Aracaju
Hospital de Cirurgia

A unidade, que é referência histórica em Sergipe por oferecer uma linha de cuidado integral, alertou para uma queda de até 70% no volume de procedimentos realizados após a regulação feita pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Durante a reunião, representantes do Hospital de Cirurgia demonstraram preocupação com o esvaziamento da unidade, que mantém leitos e equipes de hemodinâmica disponíveis 24 horas por dia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com a interventora da unidade, Márcia Oliveira, a estrutura de ponta está ociosa, o que gera um grave desequilíbrio econômico-financeiro para o hospital filantrópico, uma vez que os custos de manutenção da superestrutura permanecem altos mesmo sem o recebimento de pacientes.

A Promotora de Justiça Alessandra Pedral de Santana Suzart destacou que o Hospital de Cirurgia é o único no Estado que contempla todas as etapas do tratamento cardiológico, incluindo as fases ambulatorial, cirúrgica e pós-cirúrgica.

O MPSE pontuou que a ociosidade da unidade parece decorrer de uma falta de direcionamento por parte da gestão estadual, o que compromete a sustentabilidade de um serviço essencial para a rede pública.

Em resposta, a Secretaria de Estado da Saúde admitiu a redução no quantitativo de pacientes encaminhados para procedimentos de urgência e eletivos no hospital. Contudo, a coordenação de regulação da SES não apresentou uma solução imediata, alegando que ainda não foi possível realizar uma reunião interna com o Secretário de Estado para alinhar o tema.

Diante disso, a secretaria solicitou um prazo até o dia 13 de março para discutir o assunto e buscar alternativas.

Outro ponto questionado pelo Ministério Público foi sobre o direcionamento de pacientes para unidades privadas em detrimento da rede filantrópica. Ressaltou que a legislação brasileira estabelece que entidades sem fins lucrativos devem ter preferência na rede complementar do SUS, sendo a contratação de hospitais privados permitida apenas de forma subsidiária e excepcional, quando comprovada a insuficiência da rede conveniada.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para investigar se há alguma irregularidade no direcionamento do fluxo de pacientes, o MPSE estabeleceu que a SES apresente, até o dia 13 de março, um relatório detalhado sobre o direcionamento de cirurgias cardíacas eletivas/urgência nos últimos seis meses.

O Estado deverá informar se houve encaminhamento para hospitais privados com fins lucrativos, quais foram as unidades beneficiadas e qual a justificativa técnica para não utilizar a capacidade disponível no Hospital de Cirurgia.

O MPSE ressaltou ainda que, embora o serviço de hemodinâmica do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE) represente um grande um avanço para o SUS, a dependência de uma única sala naquela unidade pode oferecer riscos de desassistência à população.

A manutenção do Hospital de Cirurgia em pleno funcionamento é vista como fundamental para garantir a segurança dos pacientes que necessitam de intervenções cardíacas complexas no estado.


Ministério Público de Sergipe

Ministro do STF nega pedido para abrir CPI do Banco Master

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (12) pedido para obrigar a Câmara dos Deputados a instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as fraudes no Banco Master.

Ministro do STF Cristiano Zanin
Cristiano Zanin — Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

O mandado de segurança para garantir a abertura da CPI foi protocolado pelo deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). O parlamentar alegou que o requerimento para a criação da comissão já foi protocolado e cumpriu os requisitos legais, como o registro das assinaturas de um terço dos deputados.

Segundo o parlamentar, há omissão do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao deixar de instalar a CPI.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na decisão, Zanin citou “deficiências processuais” no pedido do parlamentar e afirmou que não há provas de que Motta demonstra resistência pessoal para instalar a comissão.

“No presente caso, porém, como demonstrado acima, há deficiências relevantes na instrução do mandado de segurança que sequer permitem aferir, neste momento e de plano, omissão ou resistência pessoal da autoridade, como narrado na inicial”, decidiu o ministro.

Toffoli

Antes da decisão de Zanin, o ministro Dias Toffoli foi escolhido relator original do pedido de instauração da CPI. Contudo, Toffoli se declarou suspeito para analisar o caso.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No mês passado, Toffoli deixou a relatoria do inquérito sobre as fraudes no Banco Master após a Polícia Federal (PF) informar o presidente do STF, Edson Fachin, que há menções a ele em mensagens encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, que teve o aparelho apreendido durante a primeira fase da Operação Compliance Zero, deflagrada no ano passado.

O ministro é um dos sócios do resort Tayayá, localizado no Paraná. O empreendimento foi comprado por um fundo de investimentos que é ligado ao Master e investigado pela PF.

Preço da gasolina no Brasil: Lula apela para que governadores reduzam o ICMS

Embora o mundo todo esteja sofrendo com a Guerra no Oriente Médio, o Brasil não pretende aumentar o preço dos combustíveis.

Carro abastecendo em Posto de Combustível
Edilson Rodrigues/Agência Senado

O anúncio foi feito pelo presidente Lula (PT), que assinou decreto isentando a zero o PIS e o Cofins para importação e comercialização do diesel (vídeo mais abaixo).

“[As medidas são] para que a gente garanta que essa guerra não chegue ao bolso do motorista, ao bolso do caminhoneiro e, sobretudo, não chegando ao bolso do caminhoneiro não vai chegar ao prato de feijão, à salada do alface, da cebola e a comida que o povo mais come”, afirmou Lula em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília.

Lula apelou aos governadores para que reduzam o ICMS dos Combustíveis.

Preços

O corte dos impostos deve reduzir o valor do litro em R$ 0,32 na refinaria. Já a subvenção aos produtores e importadores deve ter impacto de R$ 0,32 por litro, chegando a R$ 0,64 de redução por litro do diesel, segundo cálculos do Ministério da Fazenda.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A subvenção aos produtores e importadores será condicionada a uma comprovação de que o valor foi transferido para os consumidores finais. O presidente Lula acrescentou que o imposto de exportação de petróleo terá alíquota elevada para compensar a subvenção ao diesel.

O governo ainda desenhou medidas de fiscalização e transparência para combater o aumento abusivo dos preços dos combustíveis, por ações especuladoras.

Segundo explicou o ministro da Fazenda Fernando Haddad, a definição da abusividade deve ser definida por critérios objetivos da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

“Tanto no caso de um armazenamento de combustível injustificado, como aumento abusivo no preço que passa a ser fiscalizado pela ANP, com critérios objetivos, que serão produto de uma resolução da Agência”, comentou Haddad.

O ministro da Fazenda acrescentou que as medidas não alteram a política de preços da Petrobras, que segue operando como é hoje.

Veja a fala do presidente:


Com informações da Agência Brasil

PF: Comando Vermelho tem aliados em Sergipe

Um relatório da Polícia Federal enviado ao ministro Alexandre de Moraes mapeou a expansão nacional do Comando Vermelho e sua influência em diversos estados, inclusive em Sergipe.

Operação da PF
Polícia Federal|Divulgação

O documento integra uma investigação do STF sobre a atuação de facções, lavagem de dinheiro e infiltração no poder público.

Leia o que está publicado na coluna Radar, da Veja:

Em relatório enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a Polícia Federal fez um mapeamento da atuação do Comando Vermelho nos estados do país.

Facção criada no Rio de Janeiro já tem presença consolidada em outros 14 estados.

Confira a distribuição do CV pelos estados:

Presença consolidada

Acre
Amapá
Bahia
Mato Grosso
Pará
Rondônia
Tocantins

Aliados locais

Amazonas
Espírito Santo
Maranhão
Paraíba
Rio Grande do Norte
Roraima
Santa Catarina

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em expansão

Alagoas
Ceará
Goiás
Pernambuco
Piauí
Sergipe

Sem presença

Distrito Federal
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Rio Grande do Sul
São Paulo

Preso homem que atacou mulher após levar um ‘fora’ em Aracaju

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira, 12, um homem investigado por tentativa de feminicídio contra uma mulher em um bar de Aracaju.

Preso homem que atacou mulher após levar um 'fora' em Aracaju
Reprodução

O mandado de prisão preventiva foi cumprido em resposta ao crime, que ocorreu na noite de 4 de dezembro de 2025.

De acordo com a apuração conduzida pela 2ª Delegacia Metropolitana (2ª DM), a vítima estava no estabelecimento acompanhada de uma amiga quando o investigado tentou forçar uma interação. Sem aceitar o “não”, ele reagiu de forma extrema.

Câmeras de segurança obtidas durante a investigação registraram a brutalidade do caso: as imagens mostram o momento em que o agressor se arma com uma garrafa de vidro e atinge a mulher com violência, desferindo golpes diretos contra a cabeça da vítima (vídeo mais abaixo).

Apesar da gravidade da agressão, ela conseguiu sobreviver e procurou uma delegacia para registrar o boletim de ocorrência.

Após a denúncia, as diligências foram iniciadas em atendimento à determinação do secretário da Segurança Pública, João Eloy, de intensificar a apuração de casos de violência contra a mulher e garantir a rápida responsabilização dos autores.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com base nas provas, a 2ª DM representou pela prisão do agressor, e a ordem judicial foi expedida pela 8ª Vara Criminal de Aracaju.

O suspeito, que não teve a identidade revelada pela polícia, foi encaminhado à unidade policial para os procedimentos legais e agora permanece à disposição do Poder Judiciário.

Veja as imagens do ocorrido:


NE Notícias, com informações da SSP