TCE apura contratação de cemitério pela Prefeitura de Socorro

A contratação de um cemitério particular pela gestão municipal de Nossa Senhora do Socorro passou a ser oficialmente fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).

Tribunal de Contas do Estado de Sergipe
Igor Graccho/TCE

A investigação busca verificar a regularidade do processo licitatório e a viabilidade ambiental e econômica da medida, após auditorias técnicas apontarem possíveis falhas no planejamento dos serviços.

Veja na íntegra a publicação do TCE:

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) decidiu, na sessão plenária desta quinta-feira (23), autuar como processo o protocolo que apura a recente contratação de cemitério particular pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A contratação foi justificada pelo município com base na situação dos sete cemitérios públicos locais, que estariam irregulares, sem licença ambiental e sem disponibilidade de vagas — cenário que também passou a ser objeto de análise pelo Tribunal.

Decisão

A decisão seguiu o voto do relator, conselheiro José Carlos Felizola (vídeo mais abaixo), que acompanhou os entendimentos das unidades técnicas do Tribunal e o parecer do Ministério Público de Contas (MPC/SE).

O relator havia solicitado ao município o envio de documentos e informações detalhadas sobre a contratação, incluindo o processo licitatório, contratos e eventuais termos aditivos, justificativas técnicas e legais, além de estudos de viabilidade e outros elementos capazes de comprovar a regularidade do procedimento.

Após análise da documentação encaminhada pelo gestor, a matéria foi examinada pela 5ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI) e pela Coordenadoria de Engenharia, que realizou vistoria in loco.

Irregularidades

O relatório técnico apontou indícios de irregularidades, como pagamento por serviços de manutenção não executados, fragilidades no planejamento da contratação dos serviços funerários, deficiência na elaboração de laudos ambientais e inconsistências metodológicas nos estudos e orçamentos técnicos apresentados.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Também foi constatada a ausência de comprovação da vantajosidade da terceirização do serviço em comparação a alternativas possíveis, como a recuperação e regularização dos cemitérios públicos municipais.

Prazos e Determinações

Diante dos achados, o Tribunal determinou a abertura de processo para aprofundar a apuração dos fatos e fixou prazo de 30 dias para que o gestor apresente a regularização do Estudo Técnico Preliminar (ETP) e do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).

O município deverá ainda comprovar a adoção de providências efetivas para sanar as impropriedades apontadas, bem como apresentar medidas voltadas à obtenção do licenciamento ambiental dos cemitérios públicos.

Veja a Sessão do Pleno:

TCE/SE

Com informações do TCE

Chuva em Sergipe tem alerta de volume intenso até sexta-feira

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) renovou o alerta meteorológico devido à previsão de chuvas moderadas a intensas em todo o estado de Sergipe. Válido até as 23h59 desta sexta-feira, 24, o aviso decorre de condições atmosféricas que seguem favoráveis para novas precipitações.

Céu nublado em Aracaju
Arthuro Paganini|ASN

Para o período, há possibilidade de acumulados expressivos, podendo ultrapassar 50 milímetros (mm) por dia, além da ocorrência de ventos intensos, com velocidades entre 40 km/h e 70 km/h, e descargas elétricas em pontos isolados.

Sergipe está em estado de atenção para chuvas desde a última terça-feira, 21, e com a instabilidade registrada nos últimos dias, o acumulado de chuva do mês de abril tende a ultrapassar 300 mm em municípios do litoral e agreste. As estimativas são da equipe técnica de meteorologia da Semac.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ainda de acordo com a análise meteorológica, a atuação de um cavado em baixos níveis da atmosfera na costa do Nordeste, ao associado escoamento de ventos de sudeste em direção ao leste da região, torna a atmosfera instável e favorece a ocorrência de chuvas volumosas no estado.

Acumulado de chuvas

Entre terça, 21, às 12h de quinta, 23, o acumulado de precipitação chegou a 141 mm em Riachuelo, 132 mm em Aracaju, 129 mm na Barra dos Coqueiros, 136 mm em Nossa Senhora do Socorro, a 143 mm em Maruim e a 120 mm em Areia Branca.

De acordo com os levantamentos da Semac, de 1h até as 12h de 23 abril, 87% dos municípios sergipanos monitorados já tiveram chuvas acima da média esperada para o mês.

O acumulado de chuvas já chega a 297 mm em Areia Branca, 285 mm em Carmópolis, 284 mm em Siriri, 279 mm em Itaporanga D’ajuda e 275 mm em Salgado. Na capital, Aracaju, o acumulado do mês está em 251 mm.

Riscos

As condições previstas indicam riscos de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado, além de pequenos córregos e riachos em diferentes regiões.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O acumulado de precipitação também pode trazer riscos para o tráfego em rodovias, além de alagamentos, deslizamentos de encostas, destelhamentos de imóveis, queda de árvores e de placas mal fixadas.

Recomendações

A Semac reforça a importância de atenção redobrada por parte da população, especialmente em áreas mais vulneráveis, e recomenda o acompanhamento das atualizações dos boletins meteorológicos e das orientações da Defesa Civil.

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac segue monitorando continuamente as condições atmosféricas, e novas atualizações poderão ser emitidas a qualquer momento.

Confira aqui a íntegra do Aviso Meteorológico 

Veja a previsão do Climatempo para esta sexta (24):

Climatempo

Com informações da Semac

Gilmar Mendes diz que relatório de Alessandro Vieira foi “viagem”

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou o relatório final da CPI do Crime, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), como uma “viagem”.

Ministro do STF Gilmar Mendes durante entrevista ao Jornal da Fan
Jornal da Fan|Reprodução

Em entrevista ao Jornal da Fan nesta quinta-feira (23), o magistrado subiu o tom contra o parlamentar e sustentou a representação enviada à Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto abuso de poder (vídeo mais abaixo).

“A mim me parece que isso foi uma viagem do senador. Espero que tenha sido mesmo, que não tenha sido motivado por uso de alucinógeno”, ironizou Gilmar Mendes durante a entrevista.

A fala do ministro ocorre após Alessandro Vieira pedir, no documento final da comissão, o indiciamento de Gilmar, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, por supostas ligações com o caso do Banco Master.

Por maioria de seis votos a quatro, os integrantes do colegiado derrubaram o parecer apresentado por Alessandro.

Reação no Supremo

Durante sessão no STF, o ministro Dias Toffoli se manifestou, afirmando que a conduta de Alessandro Vieira pode gerar consequências severas na esfera eleitoral, inclusive a inelegibilidade do senador que concorre à reeleição neste ano.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em relação a Paulo Gonet, o relatório de Vieira sugere omissão da PGR no caso envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro. Gilmar Mendes, no entanto, reforçou que as acusações são infundadas e que o senador ultrapassou os limites constitucionais da fiscalização parlamentar.

Outro lado

Alessandro Vieira afirmou que a representação movida por Gilmar Mendes será respondida com “absoluta tranquilidade”. O senador por Sergipe sustenta que o relatório foi construído dentro do “rigor técnico” e que o seu trabalho na CPI é legítimo.

Assista abaixo à entrevista completa do ministro:

Jornal da Fan

Justiça determina prisão domiciliar de advogada em Sergipe

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) obteve vitória judicial em defesa das prerrogativas da advocacia. Atendendo ao pleito da instituição, o Poder Judiciário determinou que uma advogada passe a cumprir prisão domiciliar, assegurando o cumprimento do Estatuto da Advocacia diante da inexistência de instalações compatíveis no sistema prisional local.

Juiz verificando documento de um processo
Freepik

A OAB Sergipe ingressou nos autos logo após tomar conhecimento da situação, requerendo sua habilitação e a adoção de providências urgentes diante da constatação de que a profissional estava custodiada em cela comum, em ambiente coletivo e sem a estrutura exigida pela legislação.

Ausência de Sala de Estado-Maior

Ao analisar o caso, o juízo, após parecer favorável do Ministério Público, reconheceu a necessidade de adequação da forma de cumprimento da medida, destacando a inexistência, até o momento, de sala de Estado-Maior ou estrutura equivalente no Estado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante disso, foi deferida a prisão domiciliar com monitoramento eletrônico, preservando a investigação em curso e garantindo o respeito às prerrogativas profissionais.

A decisão também determinou a expedição de ofício à Secretaria de Segurança Pública para que informe sobre a existência de local adequado para custódia de advogados(as), corroborando com a decisão já proferida pela Justiça Federal em ação civil pública movida pela OAB/SE, além de reforçar a importância do cumprimento das garantias previstas no Estatuto da Advocacia.

Atuação Institucional

A resposta institucional contou com a atuação integrada da Comissão de Prerrogativas, da Procuradoria de Prerrogativas e da Procuradoria Geral da OAB Sergipe, que acompanharam o caso de forma célere e efetiva, adotando todas as medidas necessárias para assegurar o pleno exercício da advocacia.

Segundo a OAB Sergipe, a defesa das prerrogativas é essencial para a preservação do Estado de Direito. Para o órgão, situações que violem essas garantias não serão toleradas, e a Seccional assegura que seguirá atuando com firmeza sempre que necessário.


Com informações de Karla Pinheiro (OAB/SE)

Ex-PM de Sergipe condenado por estupro é preso em Blumenau

A Polícia Civil de Sergipe confirmou a prisão de um ex-policial militar de 58 anos, condenado por um estupro cometido em 2010 na Grande Aracaju.

Ex-PM de Sergipe condenado por estupro é preso em Blumenau
PCSC|Divulgação

O alvo, que estava foragido da Justiça há mais de dez anos, foi localizado no bairro Itoupavazinha, em Blumenau (SC), após levantamentos realizados durante a Operação Mulheres 2026.

A captura foi resultado de uma ação integrada entre as Polícias Civis de Sergipe e de Santa Catarina. Os dados repassados para a polícia de SC foram levantados durante a operação realizada entre fevereiro e março, havendo fundamental atuação da Secretaria Nacional de Segurança Pública junto à coordenação da ação em Sergipe.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo as investigações, o acusado — que não teve a identidade revelada —, deixou Sergipe após a expedição do mandado de prisão e passou a viver em fuga. Ele foi identificado e preso por equipes da Delegacia de Proteção à Mulher, Criança, Adolescente e Idoso (DPCAMI) de Santa Catarina, no último dia 16.

Histórico

O ex-policial militar foi expulso da corporação após decisão de um conselho de disciplina. Ele é acusado de estuprar mãe e filha.

Após a prisão, o condenado foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau, onde permanece à disposição da Justiça sergipana.


Com informações da SSPSE

Fraude no INSS: PF mira esquema de atestados em Sergipe

Na manhã desta quinta-feira (23), a Polícia Federal deflagrou a Operação Atestado Viciado para desarticular um esquema de fraude previdenciária baseado no uso de atestados médicos falsos.

Agentes da PF durante operação que mira esquema de atestados falsos em fraude no INSS em Sergipe
PF Sergipe

O objetivo é frear a obtenção indevida de benefícios junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na ação de hoje foi cumprido um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no bairro Suíssa, em Aracaju.

Denúncia

A investigação teve início a partir do encaminhamento de notícia-crime pela Polícia Civil de Sergipe, com base em boletim de ocorrência registrado por um médico, que relatou o uso indevido de sua assinatura em atestados falsos apresentados ao INSS.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As apurações indicam a atuação de um intermediário responsável por captar interessados. Ele orientava os requerimentos junto à autarquia previdenciária, providenciava ou intermediava a obtenção de atestados médicos falsos e cobrava valores pelos serviços, apropriando-se, em alguns casos, de parte dos benefícios concedidos.

Crimes e penas

Os envolvidos poderão responder pelo crime de estelionato previdenciário. As penas máximas somadas podem chegar a 11 anos e um mês de reclusão.

A Operação Atestado Viciado teve o apoio da Seção de Inteligência da Previdência Social em Sergipe (SIPS/SE).


Com informação da PF Sergipe

Iguá Sergipe é multada em R$ 2,3 milhões por falta de água

Em mais uma ofensiva de fiscalização dos serviços públicos essenciais, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) aplicou uma nova multa à Iguá Sergipe devido às recentes intermitências no abastecimento de água e ao descumprimento de prazos regulatórios.

Empresa de saneamento Iguá
Rafael Campos|Governo do Rio de Janeiro

Segundo a agência, as multas aplicadas somam aproximadamente R$ 2,3 milhões e, quando consideradas em conjunto com penalidades anteriormente impostas, que totalizaram cerca de R$ 3,6 milhões, perfazem um montante global aproximado de R$ 5,9 milhões em sanções no âmbito das ações fiscalizatórias recentes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As multas foram aplicadas após fiscalizações conduzidas pela Câmara Técnica de Saneamento da Agrese, que identificaram irregularidades relacionadas à descontinuidade no fornecimento de água em municípios do estado e em bairros de Aracaju, resultando na emissão de quatro Termos de Notificação.

Desses, três referem-se à intermitência no abastecimento de água, enquanto o quarto diz respeito ao descumprimento de prazo para resposta a ofícios encaminhados pela Agência, conforme as obrigações regulatórias.

Os Termos de Notificação constituem instrumentos administrativos utilizados quando há comprovação de infração, conforme previsto na legislação vigente e nas normas contratuais.

“Seguiremos atuando com responsabilidade e rigor técnico, exigindo o cumprimento das normas e garantindo que o usuário tenha acesso a serviços regulares e de qualidade”, disse Luiz Hamilton Santana, diretor presidente da Agência.

Desabastecimento em Aracaju

Somente nesta quarta-feira (22), ao menos 17 bairros da capital sergipana ficaram sem água. Segundo a Iguá Sergipe, o desabastecimento foi causado por (mais um) vazamento em adutora que abastece a região.

A previsão é que a regularização do fornecimento de água ocorra de forma gradual ainda hoje, ao menos é o que diz a empresa.

Como está o abastecimento de água na sua região? Deixe seu relato nos comentários abaixo.


Com informações da ASN

Energisa Sergipe: Aneel aprova reajuste na conta de luz

Prepare o bolso! A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um novo reajuste das tarifas de energia para Sergipe.

Boleto da conta de luz e uma calculadora
Mais PB / Reprodução

O aumento já deve impactar as faturas de oito distribuidoras em todo o país — incluindo a Energisa Sergipe —, nas próximas semanas.

Os novos índices aprovados pela agência reguladora variam entre 5% e 15%, a depender da concessionária e da região de atuação. O impacto imediato no orçamento das famílias sergipanas é reflexo direto do peso dos encargos setoriais e tributos que compõem o preço da energia no Brasil (veja tabela mais abaixo).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Veja a tabela:

EmpresaConsumidores residenciais – B1
Energisa Sergipe5,00%
Classe de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão em médiaAlta tensão em médiaEfeito Médio para o consumidor
5,24%12,36%6,86%

A principal vilã do aumento é a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Esses encargos setoriais sozinhos respondem por uma alta média de 8% no valor final das contas de luz. Segundo a Aneel, também estão embutidos os custos com transporte, distribuição e aquisição de energia.

O peso da carga tributária sobre o setor elétrico é alarmante. Segundo dados publicados pela jornalista Míriam Leitão, no jornal O Globo, os consumidores brasileiros desembolsaram mais de R$ 50 bilhões apenas em impostos inseridos nas faturas durante o ano passado.

E você, o que pensa sobre mais este aumento na tarifa de energia? Deixe seu protesto nos comentários abaixo.

Novo alerta para chuvas intensas em Sergipe até quinta

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) emitiu um novo aviso meteorológico alertando para chuvas de intensidade moderada a forte em todo o território de Sergipe.

Chuva em Aracaju
ASN / Arquivo

O alerta é válido até as 23h59 desta quinta-feira (23), fundamentado em condições atmosféricas favoráveis a precipitações volumosas.

Para este intervalo, a previsão indica a possibilidade de acumulados expressivos, com potencial para ultrapassar 50 milímetros (mm) diários. O quadro meteorológico também inclui a ocorrência de ventos intensos, com velocidades oscilando entre 40 km/h e 70 km/h, além de descargas elétricas em pontos isolados.

Acumulados de chuva

Sergipe permanece em estado de atenção para chuvas desde a última terça-feira (21). Conforme estimativas da equipe técnica de meteorologia da Semac, o acumulado dos três dias deve ultrapassar a marca de 200 mm em municípios localizados no Litoral e no Agreste sergipano.

A análise meteorológica aponta que a instabilidade é favorecida pela atuação de um cavado em baixos níveis da atmosfera na costa do Nordeste. Este sistema, associado ao escoamento de ventos de sudeste em direção ao leste da região, torna a atmosfera instável e propicia as chuvas volumosas registradas no estado.

Riscos associados e recomendações

As condições previstas trazem riscos iminentes de transbordamento dos principais rios e lagoas de Sergipe, bem como de pequenos córregos e riachos em diferentes regiões. O volume de precipitação pode impactar o tráfego em rodovias e causar alagamentos, deslizamentos de encostas, destelhamentos, queda de árvores e de estruturas mal fixadas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante do cenário, a Semac reforça a necessidade de atenção redobrada, especialmente por parte da população que reside em áreas vulneráveis. Recomenda-se o acompanhamento rigoroso das atualizações dos boletins meteorológicos e o cumprimento das orientações da Defesa Civil (199).

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac mantém o monitoramento contínuo das condições atmosféricas, podendo emitir novas atualizações a qualquer momento.

Confira aqui a íntegra do aviso Meteorológico emitido pela Semac.

Veja a previsão do Climatempo para quinta-feira:

Climatempo

Com informações da SEMAC

Sergipe oferta 586 vagas de emprego pelo NAT

O mercado de trabalho oferta nesta quarta-feira (22), 586 vagas de emprego em Sergipe por meio da plataforma digital GO Sergipe (Geração de Oportunidade).

Mais de 600 vagas de trabalho estão disponíveis na plataforma GO Sergipe
Igor Matias|ASN

Para se cadastrar e aproveitar as oportunidades é preciso ter a senha do portal Gov.br, do Governo Federal, por meio do aplicativo para celular.

Quem precisar de apoio para realizar o cadastro ou atualizar o currículo pode buscar atendimento presencial no NAT, localizado na avenida Barão de Maruim, nº 305, bairro São José (próximo à Caixa Econômica Federal), em Aracaju. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Documentação

É necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e, caso possua, currículo e certificados de qualificação. O serviço é gratuito!

Confira a relação de vagas por município:

Aracaju

  • Gerente financeiro (1 vaga)
  • Maqueiro de hospital (3 vagas) (exclusiva PcD)
  • Vendedor interno (2 vagas)
  • Jardineiro (1 vaga)
  • Agente de vendas de serviços (5 vagas)
  • Cozinheiro geral (2 vagas)
  • Mestre construção civil (1 vaga)
  • Supervisor de segurança do trabalho (1 vaga)
  • Contador (1 vaga)
  • Técnico de refrigeração instalação (1 vaga)
  • Auxiliar de recepção (2 vagas)
  • Técnico de edificações (1 vaga)
  • Almoxarife (1 vaga)
  • Servente construção civil (5 vagas)
  • Pedreiro (5 vagas)
  • Pintor de obras (1 vaga)
  • Encanador (1 vaga)
  • Operador de retroescavadeira (1 vaga)
  • Auxiliar de arquitetura (2 vagas)
  • Auxiliar de limpeza (2 vagas) (exclusiva PcD)
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nossa Senhora do Socorro

  • Ajudante de carga e descarga de mercadoria (2 vagas)
  • Auxiliar de contabilidade (2 vagas)
  • Padeiro (1 vaga)

Nossa Senhora da Glória

  • Desenhista industrial gráfico designer gráfico (1 vaga)

Itabaiana

  • Ajudante de carga e descarga de mercadoria (1 vaga exclusiva PcD)
  • Técnico em segurança do trabalho (1 vaga)
  • Balconista de açougue (1 vaga)

A plataforma GO Sergipe iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), por meio do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), visando conectar trabalhadores e empresas de forma ágil e gratuita.