Prefeita retira porta-voz da PMA

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), exonerou Carlos Ferreira do cargo de porta-voz da Prefeitura, após declarações polêmicas do jornalista contra a deputada federal Yandra Moura (União Brasil).

Jornalista Carlos Ferreira
Divulgação

O imbróglio começou após a deputada, filha do ex-deputado André Moura, criticar nas redes sociais a gestão da prefeita, referindo-se ao reajuste dos servidores públicos e a crise do lixo na capital sergipana.

Em resposta, Ferreira disparou: “Como deputada, o que esta moça fez por Sergipe, na prática, além de ser filha de André Moura? Uma deputada fabricada, sem brilho próprio.”

Yandra classificou o comentário como misógino e denunciou violência política de gênero.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em meio à repercussão negativa, a prefeita Emília se pronunciou no X (antigo Twitter): “Tenho uma vida inteira dedicada à defesa dos direitos femininos e reafirmo, mais uma vez, o meu compromisso com o respeito às mulheres. Sou a primeira prefeita eleita por Aracaju e criei a Secretaria Municipal da Mulher. Não aceito ataques a nenhuma de nós.”

Reprodução

O cargo é da Secretaria de Comunicação, cujo secretário é o vice-prefeito Ricardo Marques (Cidadania).

Apesar da exoneração, Carlos Ferreira afirmou em entrevista que não se arrepende do que disse: “Eu respeito todos, mas também tenho direito de opinar sobre o desempenho parlamentar.”

Durante a sessão da Câmara Municipal, realizada nesta quinta-feira (12), vereadores criticaram duramente o agora ex-porta-voz.

CMA

Ex-atacante preso no aeroporto

O ex-atacante do Corinthians, João Alves de Assis Silva, conhecido como , foi preso nesta quinta-feira (12) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A informação foi divulgada inicialmente pela CNN Brasil e confirmada pelo advogado do atleta, Guilherme Motai.

Ex-atacante do Corinthians, João Alves de Assis Silva, conhecido como Jô
Rodrigo Coca|Agência Corinthians

De acordo com a CNN, o motivo da prisão é o não pagamento de pensão alimentícia. Em nota, o advogado de Jô explicou que a dívida acumulada se baseia em uma realidade financeira antiga, que já não corresponde à situação atual do ex-jogador.

“O não pagamento da pensão decorre de uma situação financeira que hoje é irreal. Ela não condiz com a realidade do ex-jogador. Cabe ressaltar que Jô não foge da sua responsabilidade, mas ela tem que ser adequada à sua realidade”, afirmou Motai.

Após a prisão, o ex-atleta foi encaminhado ao 1º Distrito Policial de Guarulhos.

CNN Brasil

URGENTE! 2 CPIs anunciadas em Aracaju

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos, anunciou nesta quinta-feira, 12, a instauração de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para apurar possíveis irregularidades na aplicação de recursos públicos na capital sergipana.

Vereadores de Aracaju aprovam empréstimo de R$ 161 milhões
Luanna Pinheiro|CMA

A primeira CPI foi solicitada pelo vereador Isac Silveira, com apoio de outros dez parlamentares, e tem como objetivo investigar a destinação de R$ 135.216.467,35 arrecadados com multas de trânsito entre 2017 e 2024. Os dados constam no portal da transparência da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Segundo o autor do requerimento, não há prestação de contas clara sobre como esse montante foi utilizado.

A segunda comissão, de autoria coletiva assinada por 20 vereadores, busca apurar o uso de recursos da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) para financiar o projeto “Natal Iluminado 2024”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O valor do contrato — R$ 10.028.782,58 — é três vezes superior ao gasto no ano anterior e, de acordo com os parlamentares, pode representar um desvio da finalidade legal da COSIP, que deve ser destinada exclusivamente à manutenção e ampliação da iluminação pública.

Próximos passos

Com a instalação das CPIs, os partidos terão 15 dias para indicar nomes à presidência da Casa. Caberá ao presidente Ricardo Vasconcelos a escolha dos cinco membros que comporão cada comissão. As CPIs terão prazo de funcionamento de 120 dias.

As comissões devem realizar oitivas, requisitar documentos e convocar autoridades, servidores e representantes de empresas envolvidas para prestar esclarecimentos.

CMA

Previsão indica chuvas fortes em Sergipe entre sexta e sábado

O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), informa a probabilidade de chuvas moderadas a intensas, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas, a partir das 5h desta sexta-feira, 13, até às 10h do sábado, 14. Durante o período, o acumulado de chuvas pode ultrapassar 50 mm/dia e os ventos intensos podem variar de 40 a 70 km/h, a depender da região. 

Céu nublado em Aracaju
Arthuro Paganini|ASN

A meteorologista da Semac, Wanda Tathyana, explica que o atual nível de umidade atmosférica, quando se junta a elevadas temperaturas e ao intenso aquecimento e umidade do Oceano Atlântico adjacente, provoca grande possibilidade de manutenção e desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical através da instabilidade termodinâmica. Isso explica a probabilidade de grandes volumes de chuva.

“É necessário uma atenção especial para as regiões do litoral e agreste do estado. Este aviso meteorológico pode ser renovado, visto que a tendência é que esse sistema atue por alguns dias consecutivos, com probabilidade de chuvas intensas durante todo o final de semana”, ressalta. 

A ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos em Sergipe, apresentando riscos em rodovias, com alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de pequenos córregos e riachos. Além disso, há o risco de transbordamento dos principais rios e lagoas da região.

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac segue monitorando as condições climáticas para novas atualizações.

Veja previsão atualizada do Climatempo:

Pagamento de servidores estaduais: confira o calendário de junho

O Governo de Sergipe informa que o calendário de pagamento dos servidores do Poder Executivo terá início no dia 26 de junho. Entre ativos, aposentados e pensionistas, mais de 75 mil pessoas receberão as respectivas remunerações.

Governo do Estado anuncia calendário de pagamento dos servidores
Pagamento dos servidores do Estado – Erick O’Hara|ASN

A quitação dos salários e benefícios será feita em duas etapas. Na quinta-feira, 26, receberão os aposentados e pensionistas. Já na sexta-feira, 27, o pagamento será direcionado aos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações. Os valores serão depositados ao longo dos respectivos dias.

O cumprimento do calendário injetará cerca de R$ 510 milhões na economia sergipana. A ação ajuda a aumentar a circulação de recursos dentro do estado, contribuindo para o desenvolvimento local.

MJ confirma Sergipe como o Estado mais Seguro

Numa constatação da tendência de redução dos homicídios dolosos em Sergipe, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) identificou uma queda de 18,39% na ocorrência desse tipo de crime no estado, no comparativo entre os dados consolidados de 2023 e 2024.

Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (BPATI) da PMSE
Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (BPATI) | PMSE

Além da expressiva redução nos casos, Sergipe permanece como o Estado mais seguro do Nordeste, com uma taxa de 15,49 homicídios dolosos por 100 mil habitantes — inferior à meta nacional estipulada para 2030, de 16 mortes por 100 mil habitantes.

O levantamento, intitulado Mapa da Violência, foi divulgado nessa quarta-feira (11), pelo MJSP, em Brasília (DF), e ratifica os índices mapeados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Sergipe.

De acordo com o mapeamento federal, em 2023 foram registrados 435 homicídios dolosos em Sergipe, enquanto em 2024 o número caiu para 355 casos. Isso significa que ao menos 80 vidas foram preservadas, resultado direto das ações integradas de enfrentamento à criminalidade.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na análise das taxas de homicídio por 100 mil habitantes, o estudo mostra que Sergipe diminuiu esse índice de 19,06 (em 2023) para 15,49 (em 2024). Essa redução é reflexo direto do trabalho das polícias Civil, Militar e Científica, que vêm atuando de forma estratégica e integrada no combate à violência letal.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, os dados consolidados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública demonstram a efetividade das políticas públicas implementadas no estado.

“Os dados do Ministério da Justiça ratificam os resultados que estamos apresentando periodicamente à sociedade sergipana. E, claro, esses números são fruto do trabalho dos nossos servidores, que, diariamente, estão empenhados na missão de preservar cada vez mais vidas no território sergipano”, afirmou o secretário.

NOTA de Associação do Magistério estadual

ADRPES – Associação Docente das Redes Públicas do Estado de Sergipe
Associação Docente Das Redes Públicas Do Estado de Sergipe

A ADRPES – Associação Docente das Redes Públicas do Estado de Sergipe, em Defesa do Magistério Público Estadual de Sergipe – vem a público denunciar a inaceitável omissão do Governo do Estado de Sergipe diante do seu dever constitucional de garantir a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos.

Conforme dispõe o artigo 37, inciso X, da Constituição Federal, e o artigo 28, inciso X, da Constituição do Estado de Sergipe, é obrigatória a revisão anual dos vencimentos, com o objetivo de recompor as perdas inflacionárias sofridas pelos servidores. Trata-se de um direito garantido a todos os trabalhadores do serviço público, sem distinção de categoria, e que não pode ser tratado como favor ou conveniência política. Entretanto, o Governo do Estado segue descumprindo esse preceito constitucional, ignorando o impacto da inflação sobre os salários dos trabalhadores da educação e de outras áreas essenciais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Essa postura revela um projeto deliberado de desvalorização do funcionalismo público, principalmente do magistério, que sofre com uma carreira rebaixada e a perda de outros direitos. Governador, negar a revisão geral anual é negar a própria Constituição. É ferir a dignidade de quem sustenta os serviços públicos com trabalho e compromisso.

A ADRPES exige: 

  • O imediato envio de projeto de lei que assegure a revisão anual dos salários de todos os servidores; 
  • A correção retroativa das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos; 
  • Transparência sobre os recursos disponíveis no orçamento estadual e sobre a real política de pessoal do governo.

Servidor público não é inimigo do Estado. É o Estado em funcionamento. E o nosso silêncio não será cúmplice da omissão. Sergipe precisa respeitar a sua Constituição. Sergipe precisa valorizar quem educa! 

 Aracaju, 12 de junho de 2025 


Diretoria da ADRPES – Associação Docente das Redes Públicas do Estado de Sergipe, em Defesa do Magistério Público Estadual de Sergipe

DESO: irregularidades- Contrato

A Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), por meio da Diretoria de Gestão Corporativa, contratou em caráter emergencial a empresa Advance Locadora de Veículos para prestação de serviços de locação de veículos com e sem motorista, pelo período de 180 dias.

O extrato da contratação foi publicado no Diário Oficial do Estado de Sergipe em 20 de maio de 2025, mas sem qualquer transparência quanto às etapas do processo, como ordem de classificação das empresas participantes, critérios de escolha ou meios que garantissem isonomia entre os concorrentes — elementos essenciais mesmo em contratações emergenciais.

Ausência de critérios objetivos

A legislação e a jurisprudência dos tribunais de contas deixam claro: mesmo em casos emergenciais, a administração pública deve observar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A ausência de divulgação dos critérios de escolha e da ordem de classificação das propostas compromete a lisura do processo e levanta dúvidas quanto à legalidade da contratação.

Rumores de favorecimento

Há ainda rumores preocupantes de favorecimento direto à empresa contratada, com relatos de funcionários da própria DESO. Segundo informações, reuniões teriam ocorrido no gabinete do diretor de gestão corporativa para “acertar” valores e detalhes da contratação. Também se fala no recebimento de proposta fora do prazo legal e em sua posterior correção para garantir o menor preço — um procedimento que, se confirmado, viola frontalmente os princípios da administração pública.

Sociedade precisa de respostas

Diante da gravidade dos indícios, é fundamental que a DESO torne públicas todas as informações referentes ao processo, inclusive as propostas recebidas, datas de protocolo, critérios de avaliação e atas das reuniões, para que a sociedade sergipana possa exercer seu direito ao controle social e exigir a devida responsabilização, caso confirmadas as irregularidades.

MPF: Servidores da SES e FHS

O Ministério Público Federal (MPF) propôs à Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES) e a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) que suspenda as demissões previstas para 1º de julho, divulgadas em comunicado público, e faça as substituições de profissionais contratados por processo seletivo simplificado (PSS) apenas por servidores concursados.

Segundo a procuradora da República Martha Figueiredo, a medida é necessária para cumprimento do acordo judicial firmado em fevereiro de 2024 entre o MPF, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público do Estado de Sergipe, a FHS e o estado de Sergipe na Ação Civil Pública nº 0802992-42.2014.4.05.8500. Ao mesmo tempo, esta solução, explica a procuradora, garante a continuidade dos serviços de saúde, essenciais para a população.

Denúncias – A negociação com a SES e FHS foi iniciada após o recebimento de diversas denúncias relatando a divulgação de comunicado público dos órgãos sobre o encerramento gradual dos vínculos contratuais precários, feitos por meio de PSS, a partir de 1º de julho de 2025. O comunicado afirma que a medida está sendo tomada para cumprimento do acordo judicial.

Segundo as denúncias, os funcionários a serem demitidos em julho foram contratados por PSS a partir de 2009 e seriam substituídos por funcionários selecionados em PSS realizado em 2023. No entendimento do MPF e do MPSE, o acordo celebrado prevê a substituição gradativa dos contratos temporários por profissionais efetivos, aprovados em concurso público, preservando a continuidade dos serviços e a legalidade administrativa.

Compromissos – A SES e a FHS se comprometeram a discutir a proposta do MPF e trazer resposta na próxima reunião, marcada para o dia 18 de junho. “Segundo o acordo judicial, os funcionários em regime de contrato temporário da FSH devem ser substituídos pelos profissionais concursados a partir da data de início das nomeações, sendo adequado que o estado e a FHS planejem um período de transição para a passagem do serviço, de forma a evitar prejuízo ao andamento dos trabalhos e aos pacientes atendidos”, pontua a procuradora da República Martha Figueiredo. Segundo a ata da reunião, em caso de resposta negativa, a Procuradoria-Geral do Estado deve enviar comunicado por escrito antes do prazo acordado.

Quanto às vagas não abrangidas pelo concurso, a FHS e a SES se comprometeram a apresentar ao MPF quais são as categorias de contratos temporários que não estão contemplados no concurso, com seus respectivos quantitativos. Também devem enviar a comparação entre o número de vagas contempladas no concurso e a quantidade de contratados temporários em cada categoria.

URGENTE! Cai avião com mais de 240 pessoas

Um avião caiu

Foi próximo ao aeroporto da cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia. Havia 244 pessoas a bordo.

O avião saiu da India e ia para Londres.

Não há notícia sobre mortos e feridos.

169 eram indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense