Isadora, prefeita de Capela

Isadora Sukita durante votação nas Eleições 2024
Divulgação

Publica o jornalista Diógenes Brayner, hoje, em sua coluna:

Isadora em Capela

Isadora Sukita ganhou ontem na Justiça Eleitoral, em Brasília, por 7X0 e vai assumir a Prefeitura de Capela dentro de mais alguns dias.

A gestora já está preparando a sua equipe para dar um novo perfil a administração.

[Atualização | 12/02/2025 às 19:05]

Defesa de Júnior de Tourinho afirma que decisão do TSE trata apenas de reanálise técnica e não invalida registro de candidatura do prefeito eleito de Capela; leia nota aqui.

Manuel Sukita se manifestou nas redes sociais, ouça a seguir:

Governo recalibra IOF e anuncia novas medidas fiscais; veja o que muda

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um conjunto de medidas relacionadas ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), via decreto e Medida Provisória, voltado para recalibrar o imposto e aumentar a arrecadação.

Fachada do Ministério da Economia em Brasília
Geraldo Magela / Agência Senado

De acordo com o Ministério da Fazenda, as medidas foram acertadas entre o ministro Fernando Haddad, e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de lideranças das Casas Legislativas.

Veja abaixo algumas das medidas

  • Fim da alíquota fixa do risco sacado. Fica apenas a diária, de 0,0082%, o que significa redução de 80% na tributação.
  • VGBL: até 31 de dezembro de 2025, o IOF nos aportes passa a incidir somente sobre o valor que exceder R$ 300 mil. Neste ano, fica flexibilizada a exigência de verificação global dos aportes em diferentes entidades, para evitar problemas operacionais nas entidades seguradoras. A partir de 1º de janeiro do ano que vem, o IOF nos aportes em VGBL passa a incidir sobre o valor que exceder R$ 600 mil. As contribuições patronais passam a ser isentas de IOF. 
  • Alíquota de 5% de Imposto de Renda sobre  LCA, LCI, CRI, CRA e debêntures incentivadas, antes isentos.
  • Alíquota única de 17,5% de Imposto de Renda sobre os rendimentos de aplicações. Não há mudança para caderneta de poupança.
  • Tributação sobre o faturamento das bets será elevada de 12% para 18%. Não há mudança para os prêmios pagos ao apostador e para o imposto de renda e a CSLL cobrada da empresa. 
  • Inserção do programa Pé-de-Meia no piso constitucional da educação, mudança nas regras do Atestmed (serviço digital do INSS para solicitação de benefícios por incapacidade temporária), sujeição à dotação orçamentária da compensação financeira entre o Regime Geral de Previdência Social e os regimes de previdência dos servidores públicos e, em relação ao Seguro Defeso, ajustes nos critérios de acesso e sujeição à dotação orçamentária.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O governo anunciou, no final de maio, um bloqueio e um contingenciamento de cerca de R$ 30 bilhões para atingir a meta definida pela lei do arcabouço fiscal. Além disso, foi editado decreto com alta do IOF que previa arrecadar mais R$ 20 bilhões neste ano.

A medida sofreu resistência do mercado financeiro e do Congresso Nacional, o que levou o governo a negociar uma MP alternativa ao decreto do IOF.

Sem essa alternativa, o governo teria que contingenciar mais gastos federais neste ano, o que impactaria ainda mais o funcionamento da máquina pública, atingindo as emendas parlamentares dos deputados e senadores.

❯ Acesse aqui o Decreto 12.499

❯ Acesse aqui a Medida Provisória 1.303


Com informações do Ministério da Fazenda

Sindicato critica reajuste salarial dos servidores de Aracaju

Durante a 45ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, realizada nesta quarta-feira (11), o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Aracaju (Sindipema), Obanshe Severo, usou a tribuna para criticar o impacto do reajuste salarial de 6% anunciado pela gestão municipal sobre a carreira dos profissionais do magistério [veja mais abaixo].

Obanshe Severo, presidente do Sindipema, em discurso na Câmara Municipal de Aracaju – 11/06/2025
Reprodução

Severo afirmou que o reajuste está longe de atender às reivindicações da categoria. “O reajuste de 6% não alcança nem de perto o que buscamos em nossa luta”, pontuou. Ele apresentou uma tabela que demonstra perdas significativas nos vencimentos, especialmente no topo da carreira. “No último nível, observamos uma perda de mais de R$ 2 mil. Isso não podemos aceitar”, disse o sindicalista.

Segundo Severo, o déficit salarial é ainda maior para os servidores aposentados, já que a categoria não recebe a Gratificação Especial por Atividade (GEA). “Essas pessoas não recebem gratificação, apesar de nossa vitória judicial no último dia 16 da ação coletiva da GEA. Nós apresentamos isso para a Prefeitura, mas, infelizmente, não foi considerado. Esses professores e professoras aposentados deixam de receber, em seu salário, o valor correspondente a 99% do salário base”.

Veja o discurso:

Reprodução

Com informações da Agência CMA

Gerson aceita proposta russa e deixará o Flamengo

O meia Gerson aceitou a proposta do Zenit. Agora, o clube russo vai aguardar o fim da Copa do Mundo de Clubes para pagar a multa de 25 milhões de euros (RS 158 milhões na cotação atual).

O Flamengo não participou da negociação.

O clube carioca quer apenas o pagamento da multa à vista.

Operação policial mira fraudes em financiamentos em Aracaju

A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica (Decon), em parceria com a 2ª Delegacia Metropolitana, Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri) e Instituto de Criminalística, desencadeou a ‘Operação Simulatio’ na manhã desta quarta-feira (11), na capital.

A iniciativa busca cumprir mandados de busca e apreensão em dois endereços de uma empresa investigada por diversos golpes.

Operação policial mira fraudes em financiamentos em Aracaju
Polícia Civil|Divulgação

A partir do registro de diversos Boletins de Ocorrência pelos clientes lesados por uma empresa do ramo de financiamento, a Decon iniciou investigação, em parceria com outras unidades da Polícia Civil, constatando que as vítimas procuraram a instituição alvo da operação para obter um financiamento, mas, de modo enganoso, acabaram aderindo a consórcios. Os levantamentos policiais mostram que existem vítimas em várias cidades do estado.

“A Operação teve início quando uma vítima que procura a Delegacia do Consumidor, noticiando que foi a uma empresa, com a finabilidade de adquirir um financiamento, porque desejava ter uma motocicleta, uma vez que ela fazia ‘motor Uber’. E, ao fazer o contrato, certa de que receberia o bem móvel em dois dias, passado algum tempo, esse bem não chegou. Outras vítimas começaram a surgir e, a partir de uma busca nos bancos de dados oficiais, percebemos que mais de uma centena de vítimas havia caído nesse golpe”, citou a delegada Georlize Teles, que está à frente da Decon.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo o que foi apurado pela Polícia Civil, durante os trâmites junto à empresa suspeita da fraude, as pessoas eram informadas de que estavam obtendo um financiamento e, diante disso, levadas a acreditar que, em dois dias, teriam acesso ao bem. Após o prazo, as vítimas descobriram que, na verdade, tinham adquirido um consórcio, incorrendo assim em prejuízos financeiros e na impossibilidade de precisar quando o objeto pretendido seria recebido.

“Diante desse fato, foi instaurado o procedimento policial e, após várias diligências, decidimos por representar uma busca e apreensão, que foi concedida e, no dia de hoje, devidamente cumprida”, completou a delegada Georlize Teles, em meio ao cumprimento dos mandados em dois endereços da empresa investigada, situados na capital sergipana.

Com a execução das determinações judiciais, a Polícia Civil apreendeu documentos, celulares, computadores, entre outras provas para robustecer as investigações. A Decon orienta que, caso existam outras vítimas, elas podem comparecer em qualquer unidade da Polícia Civil no estado. O Disque-Denúncia, via telefone 181, também é um canal para envio de informações sobre a apuração.

Durante o cumprimento dos mandados, um casal de clientes, além de um candidato a emprego, chegaram à empresa, sendo surpreendidos pela notícia da fraude. “A gente ia dar uma entrada, um valor de R$ 3 mil, em parcelas de R$ 200. Ele pediu em dinheiro. Na mensagem, ele diz, trazer os documentos e o dinheiro. É uma conversa muito bonita, qualquer um cai”, falou casal de clientes que esteve no escritório em meio à ação policial.


Por Polícia Civil de Sergipe

Carioca 2026: Final em partida única

O formato do Campeonato Carioca 2026 foi oficialmente definido na manhã desta quarta-feira (11). A próxima edição do estadual está programada para começar em 21 de janeiro e terminar em 15 de março, com uma estrutura mais enxuta e ajustes importantes no calendário.

Campeonato Carioca
TV Globo / Reprodução

A principal novidade será a final em jogo único, substituindo o tradicional sistema de ida e volta. A fase de grupos contará com seis rodadas, seguidas por confrontos eliminatórios em quatro datas reservadas para o mata-mata.

Segundo o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, a mudança procura equilibrar o calendário:

“Vamos reduzir essas datas para que os clubes possam começar o campeonato com sua força máxima”, explicou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além disso, haverá apenas uma rodada no meio de semana, com o restante das partidas distribuídas nos fins de semana. A Ferj justifica a decisão afirmando que haverá espaço suficiente no calendário para outras competições nacionais e internacionais, como a Copa do Brasil e a Libertadores.

Confira os grupos definidos

Grupo A:

Fluminense
Vasco
Volta Redonda
Sampaio Corrêa
Portuguesa
Clube promovido da Série A2

Grupo B:

Flamengo
Botafogo
Madureira
Maricá
Boavista
Nova Iguaçu

ÍNDICE de reajuste salarial para os servidores de Aracaju

A prefeita de Aracaju, Emilia Corrêa (PL), está enviando para a Câmara Municipal projeto que reajusta os salários dos servidores municipais.

Prefeita de Aracaju Emília Corrêa fala ao microfone
Ronald Almeida|PMA

Palavras da prefeita:

Quero cumprimentar todas as servidoras e servidores públicos municipais que dedicam seu trabalho diariamente ao cuidado da nossa cidade e da nossa gente. Quero anunciar que estamos enviando à Câmara de Vereadores o projeto de lei que garante reajuste linear de 6,26% para todos os servidores públicos municipais.

O projeto de lei do reajuste será enviado à Câmara de Vereadores ainda nesta quarta-feira, 11, e a expectativa é que ele já seja votado e aprovado nesta quinta, 12, com a possibilidade de pagamento já na folha de junho.

A medida abrange servidores efetivos e comissionados, ativos e inativos, pensionistas, beneficiários de pensão alimentícia e contratos temporários. O reajuste será retroativo e vai cumprir a data base de cada categoria, beneficiando diretamente mais de 16 mil pessoas. O impacto financeiro total da iniciativa será de aproximadamente R$ 104 milhões por ano, com um gasto estimado em R$ 8,6 milhões, incluindo as obrigações patronais.

Bolsonaro quer Rodrigo para o Senado

Em entrevista repercutida pelo site O Caju, a vereadora Moana Valadares confirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro delegou ao deputado Rodrigo Valadares a missão de disputar o Senado por Sergipe em 2026. Moana também anunciou que buscará uma vaga na Câmara Federal.

A informação, trazida pelo jornalista Uilliam Pinheiro, revela os bastidores das articulações no PL estadual.

Rodrigo Valadares e Jair Bolsonaro – Copacabana, Rio - 16/03/2025
Rodrigo Valadares ao lado do ex-presidente|Reprodução

Confira a seguir a íntegra da reportagem e assista à entrevista ao final do texo:

A vereadora por Aracaju, Moana Valadares (PL), anunciou em entrevista nesta terça-feira (10) ao radialista George Magalhães que disputará uma das oito vagas para a Câmara dos Deputados. Ela também confirmou a pré-candidatura de seu marido, o deputado federal Rodrigo Valadares, ao Senado nas eleições de 2026.

Segundo Moana, o ex-presidente Jair Bolsonaro atribuiu a Rodrigo a missão de concorrer ao Senado e a ela, a de manter a cadeira atualmente ocupada por seu marido na Câmara dos Deputados.

“Eu tenho uma missão que o nosso presidente, o nosso capitão Jair Messias Bolsonaro, colocou em nossa vida. Ele deu ao Rodrigo a missão de ser candidato ao Senado por Sergipe. E nós entendemos que essa cadeira de deputado federal não pode ficar vaga ou ser ocupada por alguém que não compartilhe dos mesmos valores e princípios que Rodrigo defende, que a direita sergipana defende. Hoje, temos essa cadeira representando a direita. É o único deputado federal em Sergipe que é verdadeiramente conservador, de direita, e que defende esses princípios de forma corajosa e muito clara. Então, o presidente deu essa missão ao Rodrigo de disputar o Senado, e a mim, de disputar uma vaga na Câmara Federal, para que essa representação não se perca”, explicou Moana Valadares.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Questionada se a pré-candidatura de Rodrigo Valadares ao Senado está confirmada, Moana foi enfática ao responder que sim, e revelou que a construção da candidatura ocorrerá dentro do Partido Liberal (PL).

Sim, está confirmada a pré-candidatura de Rodrigo ao Senado. O que posso adiantar é que o Senado é o maior projeto da direita, é o maior projeto do presidente Bolsonaro para o Brasil. Entendemos que hoje, apenas o Senado tem as ferramentas necessárias para conter os abusos por parte do STF. (…) Por isso, o Senado é a prioridade do presidente Bolsonaro. Não vejo outra forma de lançar essa candidatura — que é apadrinhada e abraçada por ele — senão pelo maior partido conservador e de direita do Brasil, que é o PL”, declarou a vereadora.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Apesar disso, a pré-candidatura de Rodrigo Valadares pelo PL ainda não está oficialmente consolidada. O presidente estadual do partido em Sergipe, Edivan Amorim, trabalha o nome de seu irmão, o ex-senador Eduardo Amorim, para ser o candidato ao Senado. As articulações e conversas giram em torno da possibilidade de o PL lançar dois candidatos ao Senado: Eduardo Amorim e Rodrigo Valadares.

Para viabilizar isso, Rodrigo tem buscado apoio diretamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro, visando garantir sua pré-candidatura pelo partido.


Por Uilliam Pinheiro – O Caju

Sim FM

Casos de vandalismo em ônibus disparam nos festejos juninos em Aracaju

Nos meses de junho e julho, quando Sergipe respira o clima dos festejos juninos e ganha vida com cores, danças e tradições, um problema recorrente se agrava: o aumento expressivo dos casos de vandalismo no transporte público da Grande Aracaju.

Segundo informações do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), uma das empresas que operam o sistema registrou mais de 20 ocorrências de depredação somente no período junino do ano passado.

Casos de vandalismo em ônibus disparam em Aracaju
Setransp|Divulgação

Em 2024, o prejuízo foi de mais de R$ 37,7 mil — valor necessário para reparos e reposição de peças destruídas. Esse custo, alerta o setor, é contabilizado no cálculo tarifário e pode contribuir para o reajuste da passagem já caríssima, por sinal.

“O ato de vandalismo no transporte afeta diretamente o passageiro. Quando um veículo é depredado, ele precisa retornar à garagem, o que impacta a frota disponível e a frequência dos ônibus”, destacou a presidente do Setransp, Raissa Cruz.

Problema é recorrente

Mesmo fora das festas juninas, os atos de vandalismo são frequentes. De janeiro a abril deste ano, foram mais de 34 ocorrências registradas. Além dos danos materiais, o comportamento violento gera insegurança entre motoristas e passageiros.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O estudante de jornalismo Breno Souder relatou um episódio que presenciou durante uma viagem de ônibus na capital:

“Na Barão de Maruim, dois jovens pularam a catraca. Mais adiante, o motorista passou do ponto e eles começaram a agredi-lo com socos. Todos os passageiros estavam em pânico. Depois que desceram, ainda quebraram o vidro do ônibus com uma pedra. É revoltante”, contou.

Outro agravante comum em períodos festivos é o aumento nos chamados “pulos de catraca”. Durante o mês de junho do ano passado, a média foi de 2 mil por dia. Essa prática compromete a contagem real de passageiros, o que dificulta o planejamento do sistema.

Casos de vandalismo em ônibus disparam em Aracaju
Setransp|Divulgação

Crime de vandalismo

A destruição de patrimônio público ou privado é crime. O artigo 163 do Código Penal Brasileiro prevê pena de seis meses a três anos de detenção, além de multa.

Já o artigo 176 trata como fraude o uso do transporte sem pagamento, como pular a catraca. A pena, nesses casos, pode variar de 15 dias a dois meses de detenção, ou multa.

São Cristóvão abre seleção com 32 vagas na Assistência Social

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), deu início nesta terça-feira (10) ao Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária e formação de cadastro reserva de profissionais para a rede socioassistencial do município.

Vista aérea da cidade histórica de São Cristóvão, em Sergipe
Heitor Xavier e Dani Santos|Prefeitura de S. Cristóvão

Estão sendo ofertadas 32 vagas, além de cadastro reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. As oportunidades contemplam as funções de auxiliar de cuidador, motorista (categoria D), operador do Cadastro Único, cuidador, oficineiro de dança, oficineiro de música, educador social e orientador jurídico.

De acordo com o edital, o PSS terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, conforme necessidade da Semas — com limite máximo de quatro anos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Confira o cronograma

Inscrições: 10 a 13 de junho

Análise e julgamento: 16 de junho a 04 de julho

Resultado preliminar: 08 de julho

Período para recurso: 09 e 10 de julho

Resultado final: 21 de julho

O edital completo, com detalhes sobre requisitos, documentação exigida e a distribuição das vagas, está disponível aqui [PDF].

As inscrições seguem até sexta-feira, 13 de junho, e devem ser realizadas presencialmente na Casa dos Conselhos Municipais, localizada na Rua Messias Prado, nº 105, no Centro Histórico. O atendimento ocorre das 9h às 14h.