Copa do Nordeste: Sport e Fortaleza empatam no primeiro jogo da final

O Sport arrancou um empate de 1 a 1 com o Fortaleza, na noite desta quinta-feira (31) na Arena Pernambuco, na partida de ida da grande decisão da Copa do Nordest

Esta é a primeira vez que o Leão do Pici e o Leão da Ilha decidem o título da competição. O Fortaleza briga pelo bicampeonato (após a conquista de 2019), enquanto o Sport busca o tetracampeonato (depois de triunfarem em 1994, 2000 e 2014).

Em uma partida muito disputada, a equipe cearense abriu o placar apenas aos 39 minutos do segundo tempo, quando Juninho Capixaba avançou pela esquerda, tabelou com Moisés e encontrou Zé Welison na entrada da área. O volante dominou e soltou uma pancada para marcar um golaço.

E quando tudo parecia caminhar para o triunfo do Fortaleza, o Sport conseguiu deixar tudo igual aos 46 minutos, quando o atacante Bill aproveitou bola levantada na área para marcar de cabeça.

Agora, Fortaleza e Sport voltam a se enfrentar no próximo domingo (3), no Castelão a partir das 18h30 (horário de Brasília), para decidirem quem fica com o título da Copa do Nordeste.

Prefeito confirma apoio a Laércio para o Senado

Quem está se movimentando bastante nesta largada para as eleições de outubro é o pré-candidato ao Senado Federal, Laércio Oliveira (Progressistas). Após anunciar chapas competitivas para deputados estaduais e federais, Laércio continua recebendo importantes apoios na sua corrida para chegar ao Senado da República. Dessa vez foi o prefeito de Moita Bonita, Dr Wagner Costa, que anunciou adesão ao seu projeto político.

Dr Wagner confirmou que apoiará a sua pré-candidatura ao Senado e disse que Laércio está preparado para exercer qualquer cargo público, não só em Sergipe, como também no Brasil. Segundo ele, Laércio tem condições de ser governador, senador ou qualquer outro cargo que ele queira. “Vejo Laércio um grande estadista. Um político muito gabaritado, com uma capacidade extraordinária. Tenho certeza que Sergipe ganhará muito com ele no Senado Federal”, declarou.

Segundo Dr Wagner, desde o início do seu mandato Laércio tem se colocado à disposição de Moita Bonita. “Assim que nós assumimos a Prefeitura, ele nos procurou e, ainda em 2020, disponibilizou recursos do seu gabinete. Em 2021 também teve recursos, e agora, em 2022, ele enviou emendas parlamentares. Foi mais de R$ 1 milhão para Moita Bonita. Portanto, ele é um político que abraçou o nosso município e está nos ajudando”, enfatizou.

Estelionato na região de Propriá

Policiais civis da Delegacia Regional de Própria deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra um suspeito de praticar o crime de estelionato, na tarde desta quinta-feira (31), no município alagoano de Porto Real do Colégio. O investigado se passava por proprietário de terrenos e vendia lotes de terceiros indevidamente.

Segundo as investigações, o homem fingia ser dono de lotes residenciais do município de Propriá e os vendia de forma fraudulenta, falsificando contratos de compra e venda do bem, de modo a vendê-lo posteriormente. Uma vez vendido o terreno, o comprador tomava ciência de ter sido vítima de estelionato, ao se deparar com o verdadeiro proprietário do local, normalmente quando iniciava alguma benfeitoria na propriedade. 

O suspeito poderá ser indiciado pelo crime de estelionato, seguindo o artigo 171 do Código Penal, configurando pena de reclusão de um a quatro anos, e multa. 

URGENTE! Mudança no comando do MDB em Sergipe

Em Sergipe, o líder do governo na assembleia Legislativa, Zezinho Sobral, está indo para o PDT, de seu inimigo, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

O fato: o MDB passa por mudança em seu comando em Sergipe.

As mudanças no MDB, que perdeu todo mundo em Sergipe, a participação de político nacional, logo cedo, nesta sexta-feira, 1/4, na rádio Jornal FM (91,3) e no NE Notícias.

EXTRA! Moro confirma que desiste; Doria anuncia renúncia e candidatura

Parte expressiva do PSDB não o quer, mas o governador de São Paulo, João Doria, acaba de anunciar renúncia ao cargo no próximo dia 2 de abril (amanhã, será o primeiro dia do mês).

O ex-ministro e ex-juiz federal Sergio Moro acaba de confirmar que não será candidato a presidente da República. Não confirma candidatura a deputado federal. Moro trocou o Podemos pelo União Brasil, presidido em Sergipe pelo ex-deputado André Moura.

NE Notícias diz: nova adesão em Sergipe.

Eleições 2022: PT e Geddel se aliam na Bahia

Um contra-ataque petista contra o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil: com o apoio de Lula, o PT se uniu a Geddel Vieira Lima, na Bahia.

É o que informa a jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

O próprio Lula deve referendar o evento nesta quinta-feira, 31.

Há foto de Lula e Geddel no jornal.

Comer abacate toda semana reduz em 21% o risco de ataques cardíacos

Comer abacate toda semana reduz risco de ataques cardíacos em homens e mulheres.

Vale para quem come abacate em lugar de manteiga, queijo ou carnes processadas.

Não houve benefício contra o AVC.

O estudo foi publicado no Journal of the American Heart Association (AHA).

URGENTE! João Doria decide disputar Planalto

O governador de São Paulo, João Doria, pode disputar o Palácio do Planos.

Quer a garantia do partido de que continuará sendo candidato a presidente.

Pode renunciar ao cargo em São Paulo.

EXTRA! Aracaju e Sergipe – aumento nas crianças

Divulgado nesta quinta-feira (31/3), o Boletim InfoGripe da Fiocruz alerta que, apesar do cenário de queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todas as faixas etárias da população adulta, crianças de 5 a 11 anos apresentaram um aumento de aproximadamente 309% na média móvel entre a primeira semana de fevereiro e a semana mais recente. Já no grupo de 0 a 4 anos, os dados apontaram um aumento de cerca de 110%. Referente à Semana Epidemiológica (SE) 12, que compreende o período de 20 a 26 de março de 2022, a investigação tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 28 de março.

O documento indica, ainda, que na faixa etária de 0 a 4 anos os dados laboratoriais preliminares sugerem que o crescimento expressivo a partir desse período possa estar relacionado a um aumento nos casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR). Já no grupo de 5 a 11 anos, os números sugerem interrupção de queda nos resultados positivos para Sars-CoV-2 (Covid-19) em fevereiro e aumento na detecção de outros vírus respiratórios em março. “Nessas duas faixas etárias, o início do crescimento, que se mantém até o presente Boletim, coincide com o início do ano letivo”, afirma o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Entre a população adulta, o estudo mostra uma desaceleração gradual na taxa de queda, indicando entrada em regime de estabilidade, com exceção da população acima de 70 anos, que ainda apresenta queda semanal expressiva, por terem sofrido maior impacto durante o pico do início do ano. 

Em casos associados a outros vírus respiratórios, os dados referentes aos resultados laboratoriais por faixa etária seguem apontando para o amplo predomínio do vírus Sars-CoV-2 na população adulta, com positividade expressiva em relação ao total de casos semanais de SRAG, embora mantendo sinal de queda. “Apesar do patamar atual dos casos de SRAG no país ser o menor desde o início da epidemia de Covid-19, ainda está acima de dois casos por 100 mil habitantes”, destaca Gomes.

Estados

A análise indica que sete das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a SE 12: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Roraima e Sergipe. Acre, Distrito Federal, Pernambuco, Piauí e Tocantins apontam para estabilidade na tendência de longo prazo, enquanto as demais apresentam sinal de queda. No entanto, três delas apresentam sinal de crescimento apenas na tendência de curto prazo (últimas 3 semanas): Acre, Piauí e São Paulo.

Capitais

Doze das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a SE 12: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Recife (PE), São Paulo (SP) e Vitória (ES). Em outras quatro, observa-se sinal de crescimento somente na tendência de curto prazo: Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC) e Teresina (PI).

Brasil retoma topo do ranking e Fifa define potes do sorteio da Copa

A seleção brasileira voltou ao topo do ranking da Fifa após cinco anos depois das últimas vitórias nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, de acordo com a nova lista anunciada nesta quinta-feira (31) antes do sorteio dos grupos do Mundial deste ano no Catar.ebcebc

As recentes vitórias do time do técnico Tite sobre o Chile e a Bolívia, ambas por 4 a 0, levaram o Brasil para o topo do ranking, desbancando a Bélgica pela primeira vez em três anos.

O novo ranking da Fifa foi utilizado para determinar os cabeças de chave e os demais potes para o sorteio da Copa do Mundo do Catar, que será realizado em Doha, nesta sexta-feira (1º de abril).