Três morrem em confronto com policiais

Equipes da Delegacia Regional de Lagarto e do 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM) interceptaram um grupo criminoso logo após um roubo em um micro-ônibus do transporte intermunicipal no município localizado no centro-sul sergipano. Na ação policial, que ocorreu na tarde desta terça-feira (12), três homens entraram em confronto com os policiais.

De acordo com o delegado Paulo Cristiano, as investigações apuraram roubos em veículos do transporte intermunicipal. “As equipes vinham investigando uma série de roubos praticados em micro-ônibus que fazem o transporte de passageiros no interior do estado”, detalhou.

Conforme o delegado, os crimes eram praticados da mesma forma. “Catalogamos ao longo de um mês de seis a sete roubos a mão armada. Dois indivíduos entravam no veículo se passando por passageiros e, assim que o ônibus voltava ao trajeto, eles anunciavam o assalto e tomaram bens como celulares e dinheiro”, especificou.

armas objetos roubo 12072022
Material apreendido — Foto: Polícia Militar

Segundo Paulo Cristiano, as investigações identificaram que os crimes eram praticados por um grupo de indivíduos. “O grupo realizava esses assaltos sempre com o apoio de um ou dois veículos na retaguarda das ações criminosas”, acrescentou o delegado.

Na manhã desta terça-feira (12), o grupo fez um novo roubo. “Em uma localidade que fica entre a sede de Lagarto e o povoado Colônia 13. Dois indivíduos entraram em um micro-ônibus e tomaram de assalto cerca de dez celulares e uma certa quantidade em dinheiro”, narrou o delegado.

As polícias foram acionadas e fizeram um cerco na região. “As equipes encontraram os indivíduos em um veículo de cor branca em fuga para o povoado Brasília. Na abordagem, eles reagiram e entraram em confronto. Com eles, foram apreendidos dez celulares e dinheiro, além de duas armas de fogo e um simulacro”, revelou.

As investigações irão ter continuidade para convocar as vítimas e apurar se outros crimes foram praticados pelo trio localizado na tarde desta terça-feira (12). A Polícia civil solicita que denúncias sobre práticas criminosas na região sejam repassadas por meio do Disque-Denúncia (181).

Athletico-PR vence Bahia e está nas quartas

O Athletico-PR se tornou o primeiro classificado para as quartas de final da Copa do Brasil após derrotar o Bahia por 2 a 1, na noite desta terça-feira (12) na Arena da Baixada, em Curitiba, na partida de volta das oitavas da competição.

A classificação do Furacão foi garantida porque na ida, na Fonte Nova, a equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari triunfou por 2 a 1.

Mesmo jogando fora de casa, diante de uma Arena da Baixada lotada, o Bahia começou melhor e não demorou a abrir o marcador. Logo aos 4 minutos, Davó aproveitou uma bola que sobrou na grande área para acertar de bicicleta e superar o goleiro Bento.

Mas na etapa final a partida mudou de figura, com o Athletico-PR sendo mais eficiente para empatar aos 32 minutos com o volante Erick, após cobrança de escanteio de Terans, e virar aos 48 minutos, com o atacante Rômulo, em nova assistência do uruguaio.

Após a classificação na competição continental, o Furacão joga pelo Brasileiro no próximo sábado (16) contra o Internacional. No mesmo dia o Bahia visita o Guarani pela Série B.

ebc
ebc

Fluminense bate Cruzeiro no Mineirão para avançar

Contando com o faro de gol do argentino Germán Cano, o Fluminense derrotou o Cruzeiro por 3 a 0, na noite desta terça-feira (12) no estádio do Mineirão, para se garantir nas quartas de final da Copa do Brasil.

Após vencer na ida das oitavas por 2 a 1, no estádio do Maracanã, o Tricolor das Laranjeiras chegou com uma pequena vantagem à partida decisiva. Mas, mesmo diante de mais de 58 mil apaixonados torcedores da Raposa, a equipe de Fernando Diniz não começou o jogo com uma postura conservadora.

Com um minuto de jogo o Fluminense criou a primeira oportunidade clara de abrir o marcador, quando Matheus Martins cruzou para Caio Paulista, que teve chute parcialmente defendido pelo goleiro Rafael Cabral. Na sobra, André e Arias também não conseguiram marcar.

O time de Fernando Diniz manteve o maior volume de jogo nos primeiros 15 minutos, criando oportunidades com Matheus Martins, aos 11, e com Arias, quatro minutos depois. A partir daí o Cruzeiro melhorou e igualou as ações.

A Raposa viveu o seu melhor momento no confronto no início da etapa final, obrigando goleiro Fábio a fazer boas defesas em lances de Brock e Luvannor.

Mas a necessidade de fazer gols para buscar a classificação fez com o Cruzeiro passasse a dar espaços para o ataque do Fluminense, que aproveitou. Aos 24 minutos, o colombiano Jhon Arias tabelou com o argentino Germán Cano antes de bater por cobertura para marcar um belo gol.

Aos 39 minutos o Tricolor voltou a mostrar eficiência, quando Martinelli arrancou pela direita, driblou um defensor e cruzou para Cano bater de primeira para superar Rafael Cabral. E o time das Laranjeiras ainda conseguiu ampliar aos 47 minutos, com o meio-campista Nathan.

ebc
ebc

Senador no STF contra Pacheco e Alcolumbre por corrupção ativa no caso do orçamento secreto

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) protocolou notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ex-presidente e senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), pela prática de corrupção ativa, além do senador Marcos do Val (Podemos-ES), por corrupção passiva. O senador cita como fato a afirmação do senador Marcos do Val, em entrevista, dada ao Estado de S.Paulo, de que recebeu R$ 50 milhões em emendas do chamado orçamento secreto por ter apoiado a campanha de Rodrigo Pacheco à Presidência do Senado, em fevereiro de 2021. O senador Alessandro também protocolou no Conselho de Ética do Senado representação contra os três – Pacheco, Alcolumbre e Do Val – por quebra de decoro parlamentar. As peças foram protocoladas no final desta segunda, 11.

Do Val disse, ainda, na entrevista, ter sido informado sobre a verba por Davi Alcolumbre, articulador da campanha de Pacheco ao comando do Senado, após o resultado da disputa. Relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, Do Val afirmou que os recursos seriam uma forma de “gratidão” pelo apoio. As afirmações de Do Val expuseram, pela primeira vez, como são feitos, nos bastidores, os acordos em torno da divisão do orçamento secreto. Ao Estadão e em entrevistas posteriores, o senador Do Val afirmou acreditar ter sido mal interpretado, mas não negou as afirmações.

Alessandro Vieira e Rodrigo Pacheco trocam farpas durante votação da LDO

Alese muda de presidente

É claro que muito depende do resultado eleitoral deste ano, mas foi feito acordo para que se faça novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

Para a próxima, está acordada a vitória de Jefferson Andrade (PSD), mesmo antes das eleições de outubro deste ano.

Atualmente, Jefferson é o primeiro secretário da Mesa da Alese.

A próxima eleição na Alese, depois das urnas deste ano, está agendada para o início de fevereiro de 2023.

O atual presidente da Casa é o deputado Luciano Bispo (PSD).

Sergipe: “Não caia!”

Depois de o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), e o deputado estadual Garibalde Mendonça (PDT), chegou a vez de o governador Belivaldo Chagas (PSD) ser vítima de tentativa de golpe pelo WhatsApp.

O governador se pronunciou nas redes sociais:

Não caia nesse golpe! Algum espertinho pegou minha foto e está tentando se passar por mim no WhatsApp. A todos os amigos, familiares e pessoas próximas aviso que não troquei de número.

Congresso aprova LDO sem emendas impositivas de relator

Saiba mais

Proposições legislativas

O Congresso Nacional aprovou, nesta terça-feira (12), o projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece regras para elaboração do Orçamento Geral da União do próximo ano. O relator, senador Marcos do Val (Podemos-ES), retirou do texto a execução obrigatória das emendas de relator, identificadas como RP 9. O projeto prevê reajuste, contratações e reestruturação de carreira para policiais federais e do Distrito Federal.

No Senado, o PLN 5/2022 obteve 46 votos a favor e 23 contra. Na Câmara dos Deputados, foram 324 votos favoráveis e 110 contrários.  

O projeto da LDO foi aprovado no dia 29 de junho pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Na ocasião, Marcos do Val havia previsto o caráter impositivo das emendas de relator como forma de assegurar mais recursos federais para estados e municípios. Elas somam R$ 16,5 bilhões neste ano e podem chegar a R$ 19 bilhões em 2023.

Na sessão conjunta da última segunda-feira (11), a proposta sofreu resistência de parlamentares. Nesta terça-feira, Marcos do Val apresentou um adendo ao relatório original para suprimir o artigo art. 81-A, que previa a impositividade das emendas RP 9.

Ministro do STF nega suspender votação da PEC dos benefícios

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (12) negar mais um pedido para suspender a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a criação de benefícios sociais.ebcebc

O pedido de suspensão havia sido feito pelo deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), que alegou ofensa ao princípio da anualidade eleitoral, previsto na Constituição. O parlamentar também argumentou a existência de irregularidades na tramitação da PEC, entre outros pontos.

Ao negar suspender a tramitação da PEC na Câmara, o ministro André Mendonça disse não ver “inequívoco e manifesto desrespeito ao processo legislativo” que justificasse a intervenção do Judiciário.

Ele escreveu que a autocontenção judicial recomenda “evitar, ao máximo, a prematura declaração de invalidade de ato legislativo ainda no seu processo de formação, diante do evidente risco de que se traduza em interferência indevida do Poder Judiciário sobre o Poder Legislativo, em violação ao princípio da Separação dos Poderes”.

Mendonça já havia negado outro pedido para suspender a tramitação da referida PEC, que foi protocolado pelo deputado Nereu Crispim (PSD-RS).

Entenda a PEC

A PEC em questão prevê o aumento de R$ 200 no Auxílio Brasil até o fim do ano, bem como a criação de um benefício mensal de R$ 1 mil aos caminhoneiros, o pagamento de parcelas a taxistas, o reforço do Vale Gás, o financiamento da gratuidade no transporte coletivo de idosos e compensações para os estados que reduzirem a carga tributária dos biocombustíveis.

A anualidade eleitoral impede a criação de benefícios sociais em anos de votação. Por isso, a PEC prevê a decretação de estado de emergência no país, até 31 de dezembro, justificado pela elevação “extraordinária e imprevisível” dos preços dos combustíveis e seu consequente impacto social.

Aneel reduz tarifas da Energisa e Sulgipe

A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – reduziu as tarifas de várias distribuidoras.

A Agência promove as RTEs em decorrência da aplicação da Lei nº 14.385/2022, para considerar a devolução de valores advindos de ações judiciais transitadas em julgado que estabeleceram a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins cobrado na conta de energia.

boleto energisa energia
Energisa/Divulgação

Sulgipe

Houve redução da tarifa da Companhia Sul Sergipana de Eletricidade – Sulgipe, de 4,88%, com -5% para os conectados à alta tensão e de -4,83%, em média, para quem usar baixa tensão.

Energisa Sergipe

A Energisa Sergipe teve redução de 4,47%, com -3,8% para quem seja conectado à alta tensão e de -4,75%, em média, para quem usar baixa tensão.

As novas tarifas entram em vigor a partir de quarta-feira (13/7).

Confira, na tabela, o efeito médio sobre as tarifas vigentes a ser percebido pelos consumidores, com destaque para o efeito a ser percebido pelo consumidor residencial (B1), bem como o efeito total da retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins considerando a decisão de hoje e as devoluções já ocorridas nos processos de 2022:

EmpresaEfeito – Sobre tarifas vigentesEfeito sobre tarifas vigentes – Consumidor residencial (B1)Efeito total da retirada do ICMS do cálculo de Pis/Confins nas tarifas
Ebo-5,26%-5,34%-7,81%
Enel RJ-4,22%-4,34%-7,42%
CPFL Santa Cruz-2,32%-2,45%-8,86%
CPFL Paulista-2,44%-2,47%-4,87%
esse-4,47%-4,75%-7,88%
ENEL CE-3,01%-3,02%-5,27%
Coelba-0,50%-0,50%-6,41%
Cosern-1,54%-1,54%-6,22%
Celpe-4,07%-4,10%-5,96%
Sulgipe-4,88%-4,75%-4,88%
ENEEL / Divulgação

Outra medida que auxiliará na redução do valor das faturas de energia foi promovida pela Lei Complementar (LCP) nº 194, de 2022, que estabelece teto para alíquotas de ICMS nas contas de luz. A aplicação ocorrerá nos Estados após regulamentação pelas Secretarias de Fazenda dos governos estaduais.

Ação conjunta apreende 150kg de drogas

Policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e militares do 7° Batalhão de Polícia Militar (7° BPM) prenderam em flagrante Ana Paula Pereira da Silva, 35, por tráfico de drogas. A ação policial ocorreu no povoado Araticum, em Itaporanga D’Ajuda, na manhã desta terça-feira (12).

Na ação policial, foram apreendidos 150kg de maconha prensada e da variação da droga conhecida como skunk, que tem alto valor comercial no mercado de entorpecentes. A mulher presa na ação policial estava armazenando e comercializando a droga.

De acordo com as informações policiais, as equipes iniciaram a abordagem na entrada da casa, um homem conseguiu fugir do local, mas Ana Paula foi interceptada no interior do imóvel.

Com ela foram encontrados cerca de 150 tabletes de maconha prensada e do tipo skank, totalizando aproximadamente 150 quilos das drogas, além de algumas balanças de precisão, caderno de anotações e outros acessórios para embalagem dos entorpecentes.

A Polícia Civil orienta que a população colabore repassando informações sobre delitos e suspeitos por meio do Disque-Denúncia 181. A identidade do denunciante será mantida sob sigilo.