Saiba onde o diesel é mais baixo

Segundo dados do último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), referentes à primeira quinzena de julho, o preço do litro do diesel comum aumentou 5,39% nas bombas de abastecimento do País, se comparado ao fechamento de junho, e encerrou o período com o preço médio de R$ 7,82. Já o tipo S-10, comercializado a R$ 7,93, aumentou 5,34% para os motoristas brasileiros.

“Ao contrário da gasolina e do etanol, que apresentaram recuos de 10,22% e de 6,33%, respectivamente, nesses primeiros dias do mês, o diesel só aumentou. Nenhum Estado ou região do País registrou redução no preço dos dois tipos, e sim, acréscimos de até 8,69%, a exemplo do tipo S-10 comercializado no Distrito Federal, de acordo com o último levantamento da Ticket Log”, destaca Douglas Pina, Diretor-Geral de Mainstream da Divisão de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil.

diesel posto
Marcelo Camargo / Agência Brasil

Na análise regional, o Norte se destacou com as médias mais altas do País para os dois tipos de diesel. O comum na região fechou o período em R$ 8,10, com acréscimo de 5,21%; e o tipo S-10 foi comercializado a R$ 8,22, com alta de 5,54%. Assim como em junho, as médias mais baixas foram registradas nos postos de abastecimento do Sul, a R$ 7,41 o comum e R$ 7,51 o S-10, ambos com acréscimo de 5,66% no preço.

Nos destaques por Estado, Roraima comercializou o diesel comum mais caro do País, a R$ 8,50, e com o maior aumento em relação ao mês anterior (8,59%). A média mais baixa para esse combustível foi identificada no Rio Grande do Sul, a R$ 7,40, mesmo com acréscimo de 6,34%. 

Já o diesel S-10 mais caro de todo o território nacional foi registrado nas bombas de abastecimento do Amapá, a R$ 8,61, com alta de 5,34%, em relação a junho. O preço mais baixo para esse tipo de diesel foi identificado nos postos de Santa Catarina, a R$ 7,49, com acréscimo de 5,18%.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ticket Log

A Ticket Log compõe a linha de negócios de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil. Disponível para companhias de todos os portes e segmentos, a marca conecta empresas e pessoas por meio de soluções inovadoras e digitais de gestão de frotas e mobilidade, com o objetivo de simplificar processos e rotinas com informação, inteligência e de forma mais sustentável.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado e 30 mil empresas clientes, a Ticket Log administra 1 milhão de veículos e quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Além disso, conta com uma rede de aceitação de mais de 43 mil parceiros credenciados, entre os quais, postos de combustíveis, oficinas mecânicas e outros serviços de mobilidade, como transporte individual e aluguel de bicicletas. 

A Ticket Log também disponibiliza ao mercado o IPTL, um índice nacional sobre a variação de preço dos combustíveis, levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos de todo o Brasil credenciados à marca.

A marca é parte da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 900 mil empresas clientes, em 45 países.

Censo: IBGE inicia treinamento pessoal

Começa hoje (18) a fase presencial do curso de capacitação dos mais de 180 mil futuros recenseadores convocados pelo IBGE. O treinamento acontece em cerca de 5 mil locais de treinamento e 10 mil salas de aula espalhadas por todos os estados do país. O período de aprendizado terá carga horária de oito horas e durará cinco dias, se encerrando na sexta-feira (22). Os profissionais que coletarão dados dos povos e comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, terão um dia a mais de capacitação, na segunda-feira (25).

ibge treinamento recenseadores 2022
Mais de 10 mil salas em todo o país abrigam o curso de capacitação dos recenseadores – Acervo IBGE

Nesta semana também começa o treinamento dos agentes censitários de pesquisa por telefone (ACT), com aulas de terça-feira (19) até o dia 27. Responsáveis por atuar no Centro de Apoio ao Censo (CAC), os agentes serão divididos em turmas e poderão escolher o turno de acordo com a sua disponibilidade de horário. Os ACTs atuarão no Censo ajudando a esclarecer dúvidas de quem optar por preencher o questionário pela internet ou por telefone.

“Começaremos a etapa presencial do treinamento dos recenseadores, mas eles já estão sendo treinados há tempos”, ressalta a gerente de Treinamentos de Censos, Cynthia Damasceno. “Preparamos um curso em EAD (Ensino a Distância) com conceitos fundamentais do Censo e esse conteúdo caiu na prova do processo seletivo simplificado. Os recenseadores passaram também por uma etapa autoinstrucional com a leitura prévia do Manual do Recenseador e do Manual de Entrevista, disponíveis no site do Censo 2022. Eles já iniciaram o treinamento bem antes de estarem em sala de aula”, acrescenta.

“Também aproximamos esse treinamento presencial do início da coleta para que o conhecimento que o recenseador acaba de adquirir fique ‘fresco’ na cabeça dele”, complementa o gerente substituto de Treinamentos de Censos, Miguel Montenegro.

O IBGE utiliza o bem-sucedido treinamento em cascata, também aplicado em operações anteriores, que consiste em treinar pessoas para capacitarem outras pessoas. “É um processo, uma sequência, uma onda. É o método que usamos para, a partir de um grupo de especialistas do IBGE nos temas censitários, capacitar um número cada vez maior de servidores que atuam como técnicos e multiplicadores. Passamos pelos coordenadores e técnicos das unidades estaduais, pelos coordenadores censitários de subárea (CCS), agentes censitários municipais (ACM) e agentes censitários supervisores (ACS), que são os últimos multiplicadores, responsáveis por instruir os mais de 180 mil recenseadores”, destaca Cynthia.

graficos recenseadores treinamento
IBGE

Conteúdo programático

Durante o período de capacitação, os futuros recenseadores reforçam o aprendizado sobre os diversos temas relacionados ao Censo e ao IBGE, por exemplo:

– O que é um setor censitário e como fazer o percurso e a cobertura;

– Cadastro de endereços e captura de coordenadas;

– Questionários básico e da amostra, e seus respectivos quesitos;

– Ética e integridade no recenseamento;

– Condutas de abordagem do recenseador;

– Atividades práticas e simulações no DMC (dispositivo móvel de coleta).

Para melhor aprendizado, os recenseadores contarão com uma variedade de materiais elaborados pela Coordenação Operacional de Censos (COC). Além dos manuais e mapas impressos, também há produtos nos formatos digitais: manuais, slides, protocolos, dentre outros recursos instrucionais. Contarão ainda com aplicativos diversos, como o aplicativo de treinamento no qual realizam atividades práticas no DMC e a avaliação de aprendizagem e de reação ao final do treinamento. Há também o próprio aplicativo de coleta (com insumos de treinamento), que simula exatamente como é o trabalho do recenseador em campo, e o aplicativo de aulas, utilizado pelos instrutores para passar os conteúdos, contendo todos os slides e vídeos do treinamento que são repassados de forma padronizada em todas as salas de aula.

“Houve uma opção por diminuir a quantidade de materiais impressos e colocar a maior parte deles nos DMCs, nos tablets e laptops”, ressalta Miguel.

grafico numeros treinamentoOK
IBGE

Prontos para a coleta

A expectativa para a semana de treinamento é positiva e após a avaliação de aprendizagem os candidatos estarão aptos a cumprir a função de recenseador. “Confio no trabalho realizado por toda a equipe técnica envolvida. Orientamos o acompanhamento dos supervisores no início da coleta em campo, junto com os recenseadores, onde o treinamento se concretiza”, acrescenta Cynthia.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Sua jornada de trabalho mínima deve ser de 25 horas semanais. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao serviço e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.

180 empresas têm atividades parcialmente suspensas

As atividades de telemarketing abusivo de 180 empresas brasileiras estão suspensas a partir desta segunda-feira (18). A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por intermédio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e conta com a parceria dos Procons de todo o Brasil, com o objetivo de pôr fim às ligações que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores. Tais abordagens são, em sua maioria, realizadas com dados obtidos de maneira ilegal.

Após realizar buscas em todo o país, a Senacon apurou 180 operadoras de telemarketing atuantes em todos os Estados. Assim, com o apoio dos Procons, a medida cautelar também atingirá empresas que atuam em nível estadual ou municipal.

celular smartphone aplicativos
Tânia Rêgo/Agência Brasil

A medida é aplicada, também, em face das empresas de telecomunicações e das instituições financeiras, por serem os segmentos líderes do ranking das reclamações relativas às ligações indesejadas de telemarketing, segundo os dados constantes da plataforma do consumidor.gov.br

Casos

A decisão foi tomada com base na quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br – 14.547 nos últimos três anos. Para se ter uma ideia, em um dos casos apurados pela Senacon, um idoso alegou ter recebido mais de 3 mil ligações de telemarketing nos cinco números de telefones que possuía.  

Estão excluídos da decisão os demais tipos de telemarketing. Como o passivo, também chamado de receptivo – aqueles em que os clientes ligam para a central. Os que tratam de cobranças, de doações e ainda os que são autorizados pelos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ilegal

A partir da análise das reclamações, a Senacon concluiu que os dados utilizados pelas empresas para a prática de telemarketing não foram fornecidos pelos consumidores e nem passados às mesmas a partir de uma base legal existente. Ou seja, há indícios da prática do comércio ilegal de dados pessoais.

Multa

Os serviços ficam suspensos de forma permanente. As empresas que não cumprirem a determinação estão sujeitas à multa diária de R$ 1.000,00, que poderá chegar a R$ 13 milhões por empresa, se houver condenação ao final dos processos que já foram, e ainda serão, instaurados pela Senacon e pelos Procons de todo o país. 

Canal aberto

Em breve, também será disponibilizado aos consumidores um canal de comunicação direto com a Senacon para denunciar as empresas que continuarem a realizar ligações de telemarketing abusivo, após a aplicação desta medida.

São Paulo reduz ICMS do etanol de 13,3% para 9,57%

gasolina etanol posto combustivel
José Cruz/Agência Brasil

O governo de São Paulo anunciou hoje (18) a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do etanol de 13,3% para 9,57%, o que resultará em um impacto de R$ 563 milhões na arrecadação até o final do ano. A renúncia de receita para o estado está estimada em R$ 125,1 milhões ao mês. A estimativa do governo é que ação reduza o valor na bomba em R$ 0,17.ebcebc

No mês passado, São Paulo anunciou a redução na alíquota da gasolina, de 25% para 18%. Também foram reduzidos de 25% para 18% o ICMS em operações com energia elétrica, em relação à conta residencial que apresente consumo mensal acima de 200 quilowatts-hora (kWh), e de serviços de comunicação.

Pré-candidato tem escolha feita e não deve vice sem partido

Valmir de Francisquinho (PL) tem batido a cara com Danielle Garcia (Podemos) e convidado a vereadora por Aracaju Emília Corrêa (Patriota), que aparece como “candidata a vice”do próprio pré-candidato.

Tudo errado!

O pré-candidato tem compromisso com Eduardo Amorim (PL) para o Senado e não deve discutir qualquer outro nome sem ouvir o partido.

Nada contra nomes, tudo em nome da verdade.

Clima continua instável em Sergipe

O clima durante esta semana em todo o Estado permanece similar ao ocorrido nos últimos dias, com chuva leves e isoladas, tempo nublado e parcialmente nublado e temperaturas variando entre 17,9°C  e 28,1°C.  Para a tarde e noite desta segunda-feira, 18, aguarda-se tempo nublado no litoral e precipitações leves no interior. As temperaturas mínimas ficarão em torno de 23,1°C no litoral e 19°C no interior, já as máximas serão de 27,9°C e 26,6°C respectivamente.

chuva aracaju temperatura
Arthuro Paganini/Supec

Amanhã, 19, espera-se durante a madrugada tempo nublado em todos os territórios. No período matutino prevê-se chuvas leves nos Territórios do Alto Sertão Sergipano e Baixo São Francisco e tempo nublado nos demais. Para a tarde e noite, a possibilidade é de tempo parcialmente nublado ou nublado em todo o Estado. No litoral, as temperaturas variam de 23,1°C à  27,8°C, já no interior elas variam de 19,6°C a 26,9°C.

Para a quarta-feira, 20, a madrugada e a manhã terão precipitações leves e isoladas em todo o Estado. Pela tarde elas ocorrem de forma leve no interior e o tempo fica nublado no litoral, enquanto à noite tende a ser de tempo nublado ao longo de todo o território sergipano. Os termômetros no litoral registram de 20,7°C à 28,1°C, já no interior eles marcam entre 17,9°C e 27,5°C. 

Na quinta-feira, 21, espera-se durante a madrugada  chuvas leves e isoladas no litoral e tempo nublado no interior. Pela manhã elas ocorrem nos Territórios Centro  Sul e Sul Sergipano, ficando  o tempo nublado nos outros seis. Pela tarde elas tendem a ocorrer apenas no Território Centro Sul Sergipano. À noite o tempo fica parcialmente nublado ou nublado em todo o Estado. No litoral, as temperaturas oscilam de 21,4°C à 27,9°C, já no interior, elas registram de 18°C à 28°C.

Climatempo

Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias:

Climatempo

Semi-UTI: Motorista continua intubado

huse hospital
SES

Está na Área Vermelha do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) um homem de 42 anos, vítima de acidente de trânsito ocorrido no último sábado, 16, no bairro Jardins, em Aracaju.  

O paciente está intubado, hemodinamicamente estável, em uso de drogas vasoativas, sofreu traumatismo crânio encefálico e múltiplas lesões, foi avaliado pela ortopedia, cirurgia geral e segue sob os cuidados da neurologia. 

CPTran prende condutor embriagado que provocou acidente de trânsito

Na manhã do último domingo (17), a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) prendeu em flagrante um motorista que estava dirigindo embriagado e provocou um acidente no cruzamento das ruas Pernambuco e Florianópolis, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju.

cptran viaturas transito
Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran)

O veículo colidiu frontalmente com uma motocicleta, deixando o motociclista em estado grave de saúde. A vítima foi conduzida pelo Samu para o hospital.

O condutor do carro fez o teste do bafômetro e foi constatado 0.74 mg/ l de álcool expelido no ar (a partir de 0.34 mg/ l, o condutor deve ser preso em flagrante). Ele foi conduzido à delegacia para responder pelo crime de embriaguez ao volante.

Partido sofre pesada acusação em Sergipe

Em 2018, Juraci Piauí, à época filiado ao Republicanos, disse nesta segunda-feira, 18, que o partido gastou muito dinheiro e, diferente do que disse Jony Marcos à Folha de São Paulo, no último domingo, a convenção não durou um dia inteiro.

heleno jairo gloria jony 2018
Convenção do Republicanos de Sergipe em 2018, regada a refrigerante e hambúrguer; da direita para a esquerda, o presidente do partido no estado, Jony Marcos, o ex-deputado estadual Jairo da Glória e o ex-deputado federal Heleno Silva – Republicanos Sergipe no Facebook

Publicou a folha:

O Republicanos de Sergipe, por exemplo, usou R$ 31 mil para comprar hambúrguer e refrigerante para uma convenção do partido em Sergipe, em 2018.Naquele ano, o PRB —nome do partido na época— teve o candidato a vice na chapa ao governo de Eduardo Amorim (PSDB), que terminou a eleição com 20,5% dos votos válidos e quase foi para o segundo turno.

Continua matéria da Folha:

“A gente convidou muita gente para vir e foi uma forma que a gente arrumou de facilitar a logística, o evento durava o dia todo”, disse o presidente do partido no Estado, Jony Marcos. Ele afirmou que a prática não é normal no Estado, mas que nesse evento a sigla entendeu que o acerto com a hamburgueria facilitaria os trabalhos.

Partido marca convenção em Sergipe

eleicoes 2022 ne
Eleições 2022

Como informou NE Notícias, o PSD marcou sua convenção estadual para realizar na capital sergipana.

No dia 5 de agosto, às 17h55, no Iate Clube, o partido vai homologar candidatos ao Governo, Senado, Câmara e Assembleia Legislativa.

Todos os candidatos e apoiadores estão sendo convidados.