Candidata: “Ibope será mais uma vez desmoralizado em SE”
Danielle Garcia
Danielle Garcia (Podemos), candidata ao Senado, não tem dúvida:
“Não tenho dúvidas de que mais uma vez o Ibope será desmoralizado aqui no estado.”
“Tenho certeza que estamos numa posição muito confortável, temos nossas pesquisas. O povo reconhece o trabalho de Danielle, sabe da importância de uma mulher retornar ao Senado.”
Brasil sofre 1ª derrota no Mundial de Vôlei
A seleção brasileira, já classificada à segunda fase do Mundial de vôlei feminino, sofreu o primeiro revés nesta sexta-feira (30), ao perder para o Japão por 3 sets a 1 (parciais de 25/22, 25/19, 17/25 e 25/20). As asiáticas não só quebraram a invencibilidade do Brasil na competição – três vitórias seguidas – em Arnhem (Holanda), como dificultaram a subida do país para o topo do Grupo D, liderado pela China.
E o último jogo das brasileiras na fase de grupos será exatamente contra as chinesas, às 9h15 (horário de Brasília) deste sábado (1º de outubro). O país está em segundo lugar na chave, com nove pontos, a três de alcançar a líder China, que tem 100% de aproveitamento, sem um set sequer perdido. Para seguir na busca da liderança, as brasileiras precisarão derrotar as chinesas por 3 sets a 0. O total de pontos obtido na fase da grupos é levado para a etapa inicial da segunda fase.
Para o técnico José Roberto Guimarães o importante é a equipe não se deixar abater e manter o foco para o duelo deste sábado (1º).
“Contra o Japão você tem que jogar pressionando o tempo inteiro. No quarto set, deixamos elas voltarem para o jogo e pagamos um preço alto por isso. No primeiro e segundo sets, corremos atrás do Japão o tempo todo e a nossa defesa não funcionou em nenhum momento. Temos que pensar na China porque em menos de 24 horas já vamos estar em quadra novamente. O Mundial é uma competição longa e temos que levantar a cabeça porque ainda tem muita coisa pela frente”, avaliou o treinador, em depoimento à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
As japonesas também quebraram hoje (31) um jejum de quase cinco anos sem vitórias sobre as brasileiras – o último triunfo nipônico ocorreu na Copa dos Campeões, em 2017.
Os destaques em quadra nesta sexta (30) foram as japonesas Inoue (27 pontos) e Ishikawa (18) e a brasileira Pri Daroit (17).
O Brasil disputa o Mundial feminino com as levantadoras Macris e Roberta; as opostas Kisy e Lorenne; as ponteiras Gabi, Rosamaria, Pri Daroit e Tainara; as centrais Carol, Carol Gattaz, Julia Kudiess e Lorena; e as líberos Nyeme e Natinha. O país estreou com vitória por 3 sets a 1 contra a República Tcheca, depois bateu a Argentina por 3 a 0, mesmo placar do triunfo de ontem (29) contra a Colômbia. O Mundial reúne 24 equipes divididas em quatro grupos. Avançam à segunda fase as quatro melhores em cada chave.
DHPP elucida tentativa de homicídio qualificado e prende dupla
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) elucidou uma tentativa de homicídio qualificado ocorrida em agosto deste ano, no Conjunto João Alves Filho, município de Nossa Senhora do Socorro, e dois suspeitos foram presos. As detenções aconteceram na quinta-feira, 29, e na sexta, 30, também em Socorro.
De acordo com as investigações, os dois suspeitos presos invadiram a casa da vítima, em posse de armas de fogo e realizaram diversos disparos contra a ela, que foi atingida, mas conseguiu fugir, sendo socorrida por populares e encaminhada para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), onde recebeu atendimento médico e sobreviveu.
Após levantamentos policiais, o DHPP constatou que o crime tinha sido praticado por dois jovens. Dentro das investigações, também foram obtidas imagens em que um dos suspeitos efetua disparo de arma de fogo por uma janela, em direção à via pública, colocando a vida da vizinhança em risco.
Em posse dos mandados de prisão, o Departamento prendeu um dos envolvidos na tarde da quinta, na Grande Aracaju. Já o 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), deteve o segundo suspeito nesta sexta-feira, 30, no Conjunto Albano Franco, em Nossa Senhora do Socorro. Os investigados foram encaminhados à unidade policial de Aracaju, e posteriormente seguirão para o sistema prisional.
Bolsonaro diz que Lula foi solto pois tinha amiguinho no STF
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira, 29 que os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só “deixaram de existir” porque existia um “amiguinho” no Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi dada durante o debate entre candidatos ao Palácio do Planalto realizado nesta quinta-feira, 29, pela TV Globo.
TV Globo/Reprodução
“Tu foi condenado em três instâncias”, disse Bolsonaro a Lula, num direito de resposta concedido pela organização do evento. O presidente também mencionou delatores de esquemas de corrupção durante os governos do PT. O chefe do Executivo também se defendeu de críticas a sua gestão na pandemia de covid-19 e ao aumento da fome e da pobreza no País.
“Para de mentir. Quando se fala em fome, eu dei R$ 600 reais de Auxílio Brasil”, disse Bolsonaro.
Ministro arquiva ação e diz que Moraes não é suspeito
Por falta de fundamentação jurídica, o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral Ricardo Lewandowski negou o pedido do presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) para declarar suspeito o ministro Alexandre de Moraes nos casos que envolvam o presidente.
Segundo o presidente Jair Bolsonaro, durante o julgamento da ação que o impediu de fazer “lives” no Palácio da Alvorada, o magistrado teria feito um “gesto de degola”, o que Bolsonaro considerou como uma suposta ameaça. Segundo a defesa do presidente, “a conduta do magistrado no decorrer da aludida sessão de julgamento teria revelado animosidade e interesse pessoal em desfavor do Representado, ora excipiente”. Além da suspeição, foi pedido a suspensão liminar dos efeitos do julgamento.
Nelson Jr. / STF
O relator , Lewandowski, decidiu arquivar a ação em razão de falta de fundamentação jurídica. “Vê-se, assim, que o excipiente vem agora nesta exceção veicular alegações completamente destituídas de fundamentação jurídica e, ademais, desprovidas de qualquer demonstração que indique descumprimento do dever de imparcialidade do indigitado magistrado”, justificou o ministro.
Lewandowski ressaltou também que a ação tem como objetivo criar “fato político” a poucos dias das eleições. “Nessas circunstâncias, tenho que o objetivo da presente ação é apenas o de criar um fato político com o reprovável propósito de tumultuar o processo eleitoral. Ante o exposto, com base no art. 280 do RISTF combinado com o art. 94 do RITSE, determino o arquivamento da presente exceção de suspeição”, finalizou.
Clique aqui para ler a decisão EXC 0601310-17.2022.6.00.0000
Vereadores de Aracaju têm vitória no TRE
César de Oliveira / CMA
Os vereadores de Aracaju Sávio de Vardo da Lotérica e Fábio Meireles recorreram e ganharam no plenário do TRE-SE.
Eleitos pelo PSC, ambos condenados à perda dos mandatos por supostas candidaturas femininas fraudulentas (laranjas).
Vereadores, como Elber Batalha Filho (PSB), recorrem ao TSE.
Vacinação nos shoppings em Aracaju neste sábado
Com o objetivo de intensificar a campanha de vacinação contra poliomielite e covid-19, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com os pontos de vacinação instalados nos três shoppings da capital (Riomar, Aracaju Parque e Jardins), neste sábado, dia 1º, das 8h às 16h.
De acordo com a coordenadora de imunização, Larissa Ribeiro, a vacinação aos sábados, é uma das estratégias adotadas pela SMS, para facilitar aos pais e responsáveis que não conseguem levar as crianças durante a semana para se imunizar
“Os pais e responsáveis precisam se conscientizar da importância da imunização e aderir às campanhas. As crianças de 1 e menores de 5 anos estão sendo vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. As crianças menores de 1 ano de idade se vacinam conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP”.
Larissa Ribeiro
Riomar/Divulgação
Vacinação covid-19
Na fase atual, a campanha de imunização contra a covid-19 contempla as crianças a partir de 3 anos. Também terão acesso ao serviço todas as pessoas que estejam com alguma dose pendente, incluindo o reforço.
Documento
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacina e um comprovante de residência de Aracaju (que, no caso das crianças, deve ser em nome do adulto responsável).
Transplante de fígado passa a integrar lista da ANS
O transplante de fígado para o tratamento de pacientes com doença hepática, contemplados com a disponibilização do órgão por meio de fila única do Sistema Único de Saúde (SUS), passará a ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde.
A decisão foi anunciada hoje (30) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e passará a integrar o rol da agência a partir de sua publicação no Diário Oficial da União (DOU), prevista para segunda-feira (3).
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Diretoria Colegiada da ANS aprovou também nesta sexta-feira a inclusão do medicamento Regorafenibe, para o tratamento de pacientes com câncer colorretal avançado ou metastático, no rol de procedimentos e eventos em saúde.
De acordo com a ANS, as tecnologias cumpriram os requisitos previstos em norma e passaram por todo o processo de avaliação e incorporação após serem apresentadas por meio do FormRol, o processo continuado de avaliação da agência, cuja análise é baseada em avaliação de tecnologias em saúde. Trata-se de um sistema de excelência que prima pela saúde baseada em evidências.
As tecnologias também discutidas em reuniões técnicas da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde), realizadas entre junho e setembro deste ano, com ampla participação social.
Ajustes
Para assegurar cobertura aos procedimentos vinculados ao transplante hepático, foram realizados ajustes ao Anexo I do Rol, que traz a listagem dos procedimentos cobertos, incluídos procedimentos para o acompanhamento clínico ambulatorial e para o período de internação do paciente, bem como os testes para detecção quantitativa por PCR (proteína C reativa) do citomegalovírus e vírus Epstein Barr.
As reuniões técnicas da Cosaúde contaram com representantes do Ministério da Saúde e da Central Nacional de Transplantes, visando assegurar que o transplante seguirá sua cobertura conforme a situação do paciente na fila única nacional gerida pelo SUS e de acordo com os processos definidos pelo Sistema Nacional de Transplantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outros medicamentos
A diretoria da ANS aprovou ainda a inclusão de outros quatro medicamentos no rol de procedimentos. Trata-se de antifúngicos que podem ter uso sob regime de administração injetável ambulatorial e que possibilitam a desospitalização de pacientes em um contexto de aumento de micoses profundas graves como resultado da pandemia de covid-19.
Os medicamentos são Voriconazol, para pacientes com aspergilose invasiva; Anfotericina B lipossomal, para tratamento da mucormicose na forma rino-órbito-cerebral; Isavuconazol, para tratamento em pacientes com mucormicose; e Anidulafungina, para o tratamento de candidemia e outras formas de candidíase invasiva.
A ANS destacou que esta é a 13ª atualização do rol em 2022. Somente este ano, foram incorporados à lista de coberturas obrigatórias 12 procedimentos e 25 medicamentos, bem como ampliações importantes para pacientes com transtornos de desenvolvimento global, como o transtorno do espectro autista, além do fim dos limites para consultas e sessões de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, desde que sob indicação médica.
Sergipe registra o 14º caso de varíola dos macacos
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância em Saúde, confirma mais um caso de Monkeypox no Estado. Trata-se de uma mulher, de 20 anos, residente de Aracaju.
Ela apresentou sintomas como cefaléia, erupção cutânea e febre. A mulher está sendo monitorada pelas Secretarias de Saúde do seu município e não há sinais de agravamento da doença.
Nikos Pekiaridis/NurPhoto
Com mais esta confirmação, sobe para 14 o número de casos de Monkeypox registrados em Sergipe. Segundo boletim do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Sergipe (CIEVS), amostras de 23 casos suspeitos estão em análise.
Os sintomas da Monkeypox são: febre, dor de cabeça, aumento de linfonodos, além das lesões de pele. A erupção passa por diferentes estágios e pode se parecer com varicela (catapora) ou sífilis.
A Secretaria reforça que com o cenário epidemiológico de transmissão comunitária da Monkeypox, as pessoas devem ficar atentas caso ocorra o aparecimento de lesões. É preciso procurar um serviço de saúde, manter o isolamento e seguir as orientações médicas para evitar a propagação do vírus.
Nota do Sindijor – Sergipe
A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor/SE) vem a público repudiar veementemente o discurso agressivo contra os jornalistas, a justiça eleitoral e a democracia brasileira. Os ataques partiram do candidato inelegível Valmir de Francisquinho, do ex-deputado federal e presidente estadual do PTB, João Fontes, e demais membros do PL. O Sindijor adotará medidas judiciais diante dos fatos que lamentavelmente ocorreram dentro da sede da entidade sindical.
Importante dizer que, o sindicato reconhece que agiu de boa fé e sem partidarismo quando abriu as portas para receber uma coletiva de imprensa, após solicitação da equipe de Valmir de Francisquinho para dar explicações diante de mais uma derrota (essa definitiva e por unanimidade) no Tribunal Superior Eleitoral.
O objetivo era receber os profissionais do jornalismo em uma tentativa de informar à sociedade acerca da inelegibilidade em definitivo do candidato do PL ao Governo do Estado. Lamentavelmente, houve sucessivas manifestações, buscando tumultuar o processo eleitoral e atacar jornalistas pelo cumprimento do dever à informação imparcial, com ética e acima de tudo verídica.
Por fim, o Sindijor se solidariza com os profissionais da comunicação que foram duramente desrespeitados no exercício legal da profissão, ao tempo que presta total solidariedade à Justiça Eleitoral e, desde já, requer punição aos envolvidos. A categoria dos jornalistas merece respeito!
Aracaju, 30 de setembro de 2022.
____
Direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe.