Marrocos, adversário do Brasil, joga pela Copa Africana de Nações

O Marrocos empatou pelo placar de 1 a 1 com Mali no estádio príncipe Moulay Abdellah, em Rabat (Marrocos), em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Africana de Nações.

Marrocos, adversário do Brasil, joga pela Copa Africana de Nações
TotalEnergies AFCON 2025|X

Os Leões do Atlas são os primeiros adversários do Brasil na Copa do Mundo de 2026.

Após este resultado, o Marrocos perdeu a oportunidade de garantir a classificação antecipada para as oitavas de final da competição. A equipe comandada pelo técnico Walid Regragui agora lidera o Grupo A com quatro pontos, dois a mais do que o seu próximo adversário, a seleção de Zâmbia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na partida desta sexta, os Leões do Atlas abriram o placar com um gol em cobrança de pênalti de Brahim Díaz. Também em cobrança de pênalti, a equipe de Mali igualou o placar com Sinayoko.

Veja melhores momentos:

 Brasil e Marrocos

O Marrocos é o primeiro adversário do Brasil no Grupo C da Copa do Mundo de 2026. A partida será no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h (horário de Brasília).

Na segunda rodada, o Brasil encara o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 22h. Já o encerramento da primeira fase está marcado para o dia 24 de junho, contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 19h.

Sergipe: Governo divulga calendário de pagamento de dezembro

O Governo de Sergipe divulgou, nesta sexta-feira, 26, o calendário de pagamento dos servidores do Poder Executivo Estadual referente ao mês de dezembro. Os vencimentos serão creditados conforme cronograma estabelecido pelo Estado.

Governo do Estado anuncia calendário de pagamento dos servidores
Pagamento dos servidores do Estado – Erick O’Hara|ASN

Na segunda-feira, dia 29, receberão os aposentados e pensionistas. Já na terça-feira, dia 30, será a vez dos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações terem os valores creditados em conta.

Os recursos serão depositados ao longo dos respectivos dias. A medida contribui para o fortalecimento da economia sergipana, ao ampliar a circulação de recursos no estado e estimular o desenvolvimento local.

Tornozeleira de ex-diretor da PRF sem sinal na madrugada

A tornozeleira eletrônica que monitorava o cumprimento da prisão domiciliar do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques parou de emitir sinal na madrugada desta quinta-feira (25), noite de Natal.

Silvinei Vasques preso no Paraguai
Silvinei após ser preso no Paraguai|Polícia Paraguaia

De acordo com a PF, o ex-diretor violou a tornozeleira eletrônica e fugiu para o Paraguai, onde foi detido pelas autoridades locais, nesta sexta-feira (26), ao tentar embarcar para outro país com passaporte falso.

As informações da fuga foram enviadas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou a prisão de Silvinei após a fuga

Condenado a 24 anos e 6 meses de prisão na ação penal do Núcleo 2 da trama golpista, o ex-diretor cumpria prisão domiciliar e era monitorado por tornozeleira eletrônica.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com a PF, a tornozeleira parou de emitir sinal de GPS por volta das 3h da madrugada de quinta-feira (25). Em seguida, agentes foram ao apartamento do ex-diretor, localizado em São José, em Santa Catarina, e constataram que ele não estava na residência. 

Após verificarem os sistema de câmeras do prédio, os agentes concluíram que ele esteve no apartamento até as 19h22 da véspera de Natal, na quarta-feira (24).

As imagens do circuito interno de TV mostraram Vasques colocando bolsas no porta-malas de um carro. Ele usava uma calça de moletom preta, camiseta cinza e um boné preto.

A PF também apontou que a fuga deve ter ocorrido com um carro alugado.

Na manhã de hoje, a corporação confirmou que Silvinei foi preso no Paraguai e deve ser mandado de volta para o Brasil.  

CNN Brasil

Trama golpista

Vasques foi condenado pelos crimes de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a PF, Vasques determinou a realização de blitzes em localidades em que a chapa de Luiz Inácio Lula da Silva tinha mais intenções de voto, com o objetivo de dificultar o acesso dos eleitores à urna, beneficiando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que tentava reeleição.

O ex-diretor da PRF foi preso preventivamente em agosto de 2023 e passou um ano detido até o ministro Alexandre de Moraes lhe conceder liberdade provisória, mediante o cumprimento de uma série de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e o cancelamento de seu passaporte.

Mandado de internação em Sergipe

A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia de Capela, cumpriu um mandado de internação definitiva contra um jovem de 19 anos, condenado por ato infracional análogo ao crime de abuso sexual contra criança, ocorrido no município.

Policial civil com documentos em mãos
SSP Sergipe

De acordo com as investigações, o fato aconteceu em julho de 2022, quando o então adolescente, à época com 16 anos, aproveitou-se de um momento em que a vítima, uma criança de seis anos, estava sob seus cuidados para praticar atos de natureza sexual.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em razão de o autor ser menor de idade no momento do crime, o procedimento seguiu os trâmites previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Após a conclusão do processo e o trânsito em julgado da sentença, foi expedido o mandado de internação definitiva, cumprido pela Polícia Civil na última segunda-feira, 22.

O jovem foi encaminhado à Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (Casem), antiga Unidade de Internação Provisória (Usip), onde permanecerá à disposição da Justiça, conforme a medida determinada.

A Polícia Civil reforça a importância da participação da sociedade no enfrentamento aos crimes contra crianças e adolescentes. Informações e denúncias podem ser repassadas de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido.

Ex-diretor da PRF preso no Paraguai tentando fugir

O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques foi detido na madrugada desta sexta-feira (26), no Paraguai.

Ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques
O ex-diretor-geral Silvinei Vasques – Valter Campanato/Agência Brasil

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 24 anos e seis meses de prisão por envolvimento na trama golpista que tentou manter o ex-presidente da República Jair Bolsonaro ilegalmente no poder após a derrota eleitoral em 2022, Vasques foi preso em um aeroporto do Paraguai, quando tentava embarcar em um voo com destino a El Salvador.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Vasques participou de um grupo que coordenou o emprego das forças policiais para sustentar a permanência ilegítima de Bolsonaro, ordenando que agentes da PRF realizassem blitzes com o objetivo de dificultar o trânsito de eleitores do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva durante o segundo turno das eleições de 2022, realizado em 30 de outubro daquele ano.

Ainda segundo a PGR, Vasques também participou da reunião de 19 de outubro de 2022, na qual foi discutido o uso de operações da PRF para impedir o voto de eleitores no segundo turno. A ele é atribuída a frase “havia chegado a hora de a PRF tomar lado na disputa.”

CNN Brasil

Durante o julgamento do ex-diretor da PRF e de outros réus do chamado Núcleo 2 da ação penal da trama golpista, pela Primeira Turma do STF, no último dia 9, os advogados de Vasques sustentaram que ele não atuou para impedir o deslocamento de eleitores de Lula no segundo turno das eleições de 2022.

Vasques foi preso preventivamente em agosto de 2023 e passou um ano detido até o ministro Alexandre de Moraes, do STF, lhe conceder liberdade provisória mediante o cumprimento de uma série de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e o cancelamento de seu passaporte.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em reportagem publicada no site G1, a jornalista Andréia Sadi atribui ao atual diretor da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, a informação de que Vasques deixou o Brasil sem autorização judicial após romper a tornozeleira eletrônica que usava por determinação do STF. E que, ao ser abordado e preso pelas autoridades paraguaias, Vasques portava um passaporte paraguaio original com informações pessoais falsas.

Consultada, a PF não comentou as informações divulgadas pelo G1. A reportagem da Agência Brasil não conseguiu contato com os advogados de Vasques e atualizará esta notícia assim que obtiver a manifestação da defesa do ex-diretor da PRF ou outros detalhes sobre a prisão.

Entenda os Direitos do Consumidor na troca de presentes de Natal

O primeiro dia útil após o Natal é tradicionalmente conhecido como o “dia das trocas”, mas nem sempre os consumidores sabem quais são, de fato, os seus direitos. 

Papai Noel carregando Presentes de Natal
Jill Wellington / Pixabay

O Procon Estadual do Rio de Janeiro esclarece o que determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC) sobre a troca de presentes e destaca que as regras variam conforme o tipo de compra realizada.

Nas compras feitas em lojas físicas, o CDC não obriga o estabelecimento a trocar produtos por motivo de gosto pessoal, tamanho, cor ou modelo. Nesses casos, a troca é considerada uma prerrogativa da loja.

Muitas empresas permitem a troca como estratégia de fidelização, mas podem estabelecer regras próprias, como prazo, apresentação da nota fiscal e manutenção da etiqueta no produto. Essas condições devem ser informadas de forma clara e ostensiva ao consumidor no momento da compra.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Já nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como pela internet ou por telefone, o consumidor tem garantido o direito de arrependimento. O CDC assegura o prazo de até sete dias, contados a partir da data da compra ou do recebimento do produto, para desistir da aquisição, independentemente do motivo. 

Nessa situação, o fornecedor é responsável por arcar com os custos do frete da devolução.

Quando o presente apresenta defeito, as regras são as mesmas tanto para lojas físicas quanto para compras onlineO consumidor pode reclamar do vício em até 90 dias no caso de produtos duráveis, como eletrodomésticos, roupas e celulares, e em até 30 dias para produtos não duráveis, como alimentos. 

Após a reclamação, o fornecedor tem o prazo de até 30 dias para solucionar o problema.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Caso o defeito não seja resolvido dentro desse prazo, o consumidor pode escolher entre a troca do produto por outro equivalente, a devolução do valor pago, com correção monetária, ou o abatimento proporcional do preço. 

Para produtos considerados essenciais, como geladeiras, o Procon destaca que não é necessário aguardar os 30 dias para conserto, sendo possível optar imediatamente por uma das alternativas previstas em lei.

O órgão também orienta que, em qualquer situação de troca ou reparo, os custos de envio ou postagem do produto devem ser assumidos pelo fornecedor. Para garantir seus direitos, o consumidor deve sempre guardar a nota fiscal, recibos, termos de garantia e manter a etiqueta do produto intacta.

O Procon reforça ainda que produtos importados comprados em lojas ou sites brasileiros seguem as mesmas regras dos produtos nacionais, devendo apresentar todas as informações obrigatórias em língua portuguesa.

Mitidieri não unirá candidatos ao Senado em sua campanha

O governador Fábio Mitidieri (PSD) busca unir seus candidatos ao Senado, o senador Alessandro Vieira (MDB) e o ex-deputado André Moura (UB), que fingem ter uma boa relação.

No entanto, nenhum deles fará campanha pelo outro, muito pelo contrário.

Fábio Mitidieri anuncia chapa majoritária para 2026
Divulgação

Alessandro levou o ex-governador Anthony Garotinho à CPI do Crime Organizado para depor contra André, que está bem ciente disso.

Por outro lado, André espalha entre seus apoiadores que não tem nenhuma ligação com Alessandro — , que é um bom senador, diga-se de passagem.

Para sua reeleição, Mitidieri não precisa do apoio de nenhum deles.


NE Notícias, da redação

Golpe da Mega da Virada: Caixa alerta para sites falsos

A poucos dias para o sorteio da Mega da Virada, a Caixa Econômica Federal alerta sobre o surgimento de diversos sites falsos que simulam o portal da Loterias Online, que é o único oficial para o recebimento de apostas.

Mega da Virada
Tomaz Silva|Agência Brasil

O prêmio estimado no sorteio de fim de ano é de R$ 1 bilhão, o maior da história.

“Além de não registrarem as apostas, os falsários podem furtar os dados pessoais da vítima e ficar com o dinheiro dela”, lembra a Caixa.

A Mega da Virada é o concurso especial da Mega-Sena que ocorre anualmente na última noite do ano, 31 de dezembro. As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) do dia 31 nas mais de 13 mil unidades lotéricas de todo o país, pelo portal e aplicativo de loterias da Caixa e, para os clientes Caixa, pelo internet banking.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O valor de uma aposta simples, com seis números, é de R$ 6,00. O sorteio será realizado às 22h e será transmitido para todo o país no Facebook das Loterias Caixa e no canal da Caixa no Youtube.

O prêmio não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de seis números, o prêmio será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (com o acerto de 5 números) e assim por diante.

Desde sua primeira edição, em 2009, a Mega da Virada já premiou 130 apostas que acertaram as seis dezenas milionárias.

O prêmio deste ano, de R$ 1 bilhão, é 57% superior ao de R$ 635 milhões pago na Mega da Virada de 2024. De acordo com a Caixa, isso se deve ao sucesso nas vendas e a duas atualizações na mecânica de cálculo do prêmio.

“A primeira foi o aumento da porcentagem do valor destinado à arrecadação acumulada da modalidade Mega Sena de 5% para 10% nos concursos regulares. A outra, foi o aumento do valor da distribuição do prêmio para a primeira faixa, destinada aos apostadores que acertam 6 dezenas, que passou para 90%”, explicou, em comunicado.

Secretaria de Saúde determina investigação sobre morte de bebê

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) determinou a abertura de uma análise administrativa interna no Hospital de Propriá. A medida ocorre após a morte de J.G.F.S., recém-nascida de apenas 10 dias, registrada na última quarta-feira, 24.

Hospital regional de Propriá
Arquivo ASN

A criança havia passado por atendimento na unidade, recebido alta, mas faleceu horas depois.

Segundo relatos de familiares, a bebê foi avaliada por uma pediatra no Hospital e Maternidade São Vicente de Paula. A profissional teria informado que a criança estava bem e a liberou para casa, orientando o retorno apenas em caso de persistirem os sintomas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No entanto, durante a madrugada, a mãe percebeu que a recém-nascida não reagia e apresentava uma coloração arroxeada. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde exames periciais identificarão a causa exata do óbito.

O que diz a Secretaria de Saúde

Em nota, a SES informou que verificou o prontuário médico da paciente. Segundo a pasta, a recém-nascida foi acolhida e avaliada pela médica plantonista, que realizou o exame clínico e analisou o histórico recente. O registro aponta que a bebê não apresentava febre no momento da avaliação.

A Secretaria afirma que, após a estabilização do quadro, a equipe orientou os responsáveis sobre cuidados neonatais e sinais de alerta, concedendo a alta médica seguindo os protocolos vigentes.

A SES declarou que acompanha o caso, compromete-se com a transparência e está à disposição da família para apoio e esclarecimentos.

Bebê morre afogado em Aracaju

O feriado de Natal foi marcado por três mortes por afogamento em Sergipe.

Na manhã desta quinta-feira, 25, um bebê de um ano faleceu afogado na piscina de uma residência no bairro Suíssa, em Aracaju.

Imagem de piscina e uma boia
Public Domain Pictures / Pixabay

Em mais um caso registrado na capital, outro bebê, também de um ano, chegou a ser socorrido após afogamento. A criança, filho de um investigador de polícia, foi encaminhada a um hospital particular, mas não resistiu.

Interior

No interior do estado, o município de Japoatã registrou a morte de um adolescente de 15 anos, também vítima de afogamento.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, até novembro deste ano, já foram confirmadas 25 ocorrências de afogamento em Sergipe.