Calendário do IPVA 2026 em Sergipe com desconto de 10%

O Diário Oficial de Sergipe publicou o cronograma de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício de 2026.

Carros transitam em vias do município de Aracaju
Arthuro Paganini|ASN

Proprietários de veículos que optarem pela quitação integral do tributo até o dia 31 de março terão direito a um desconto de 10% sobre o valor total.

Para os contribuintes que não anteciparem o pagamento com o benefício do desconto, a quitação deverá seguir o cronograma baseado no final da placa do veículo.

O prazo limite para esses casos é sempre o último dia útil do mês correspondente, iniciando-se em abril e estendendo-se até novembro. A fiscalização dos veículos licenciados começa a partir de junho, seguindo a ordem das terminações.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O recolhimento do imposto estará disponível a partir de 1° de janeiro de 2026 por meio do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

O contribuinte pode emitir o Documento Único de Arrecadação (DUA) pelo portal do Detran/SE ou o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Além do pagamento à vista, é permitido o parcelamento em até dez vezes no cartão de crédito, ficando o usuário sujeito aos encargos aplicados pelas operadoras.

Confira a tabela:

Terminação placaCota c/desconto de IPVACota s/desconto de IPVAFiscalização
131/mar30/abrJunho
231/mar30/abrJunho
331/mar29/maiJulho
431/mar29/maiJulho
531/mar30/junAgosto
631/mar31/julSetembro
731/mar31/agoOutubro
831/mar30/setNovembro
931/mar30/outDezembro
031/mar30/novJaneiro/2027
Diário Oficial

Alíquotas e isenções previstas

Os valores do IPVA são calculados com base na tabela Fipe, aplicando-se alíquotas que variam conforme o tipo e o valor do veículo.

Automóveis de passeio com valor de mercado de até R$ 120 mil pagam 2,5%, enquanto veículos acima desse patamar têm alíquota de 3%. Para motocicletas, a taxa é de 2%, e para ônibus e caminhões, o índice é fixado em 1%.

Solicitações de renovação de isenção podem ser feitas de 1° de janeiro até a data de vencimento do licenciamento de cada placa. Contudo, os beneficiários do programa Rode Bem, voltado a motociclistas de baixa renda, devem realizar o pedido de isenção impreterivelmente até o dia 31 de dezembro de 2025.


NE Notícias, da redação

Após nova cirurgia, Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da pressão arterial após passar por um procedimento para bloquear o nervo frênico direito, informou o Hospital DF Star. Segundo o boletim médico mais recente, no momento, Bolsonaro encontra-se estável e sem soluços.

Bolsonaro internado no Hospital DF Star, em Brasília
@jairbolsonaro|X

Nesta segunda (29), o ex-presidente passará por uma nova intervenção para bloquear o nervo frênico esquerdo, responsável pelo controle do diafragma, para completar o tratamento que pretende aliviar as crises de soluços. 

Bolsonaro também seguirá com fisioterapia para reabilitação, medidas de prevenção de trombose venosa e cuidados clínicos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Esse será o terceiro procedimento do ex-presidente desde a internação, no dia 24. Na quinta-feira (25), Bolsonaro fez a primeira cirurgia, para tratar uma hérnia inguinal.

No sábado, o ex-presidente foi submetido à segunda intervenção, para bloquear o nervo frênico direito. Bolsonaro está sendo acompanhado diariamente para verificar se os procedimentos para reduzir os soluços foram bem-sucedidos.

No início da semana passada, o ex-presidente foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para a internação.

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação pela trama golpista.

Treinador do Valencia e 3 filhos morrem em naufrágio

O técnico Fernando Martín, do Valencia, morreu na Indonésia após o barco em que estava virar e afundar, junto com três de seus filhos. As informações foram publicadas pela Reuters, com base em comunicados de clubes e autoridades locais.

Treinador do Valencia e 3 filhos morrem em naufrágio
Reprodução

O Valencia informou estar “profundamente triste” com a morte de Martín, que era técnico do Valencia CF Feminino B, e de três filhos, em um “trágico acidente de barco” no país asiático.

O que aconteceu?

De acordo com autoridades indonésias e espanholas, Martín e três de seus filhos haviam sido dados como desaparecidos no sábado (27), após o naufrágio de uma embarcação com 11 pessoas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O barco afundou na sexta-feira (26) em meio a condições climáticas extremas, no Estreito da Ilha Padar, perto de Labuan Bajo — região conhecida por atrair turistas.

Buscas

A operação de busca seguia na manhã de domingo (28), segundo Fathur Rahman, coordenador da missão da agência de busca e resgate da Indonésia, em declaração à Reuters.

Ainda segundo a agência, a esposa de Fernando Martín e uma filha, além de quatro membros da tripulação e um guia turístico, foram resgatados e estavam a salvos.

O Real Madrid também enviou condolências por Martín, de 44 anos. Ele era ex-jogador da segunda divisão espanhola e havia sido nomeado neste ano técnico do time feminino B do Valencia.

Reprodução

Morre Brigitte Bardot, lenda do cinema francês, aos 91 anos

Morreu aos 91 anos a atriz Brigitte Bardot, lenda do cinema francês. A causa da morte não foi divulgada, mas ela já estava com a saúde debilitada há alguns meses, passando por longas internações. Ela morreu num hospital no sul da França, onde passaria por uma cirurgia.

Brigitte Bardot durante uma visita a Nice
Cdrik b06|Wikimedia Commons

Além de atriz, Brigitte foi cantora e ativista da causa animal. Nascida em Paris, em 1934, em uma família rica, começou sua carreira artística como modelo, aos 15 anos. Estampou a capa da revista Elle e sua beleza chamou atenção imediata de outras áreas, como o cinema.

Estreou nas telas em 1952, aos 18 anos, no filme Le Trou Normand, do diretor Jean Boyer, no qual interpretou a personagem Javotte Lemoine, um papel pequeno. No mesmo ano atuou em Manina, a Moça Sem Véu. Com direção do diretor francês Willy Rozier, sua personagem não tinha grande destaque, mas Brigitte chamou atenção ao aparecer de biquíni, ajudando a tornar comum a peça de roupa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em 1953, a jovem atriz, ainda não muito famosa, atuou em Mais Forte que a Morte, seu primeiro trabalho num longa-metragem norte-americano. Com Kirk Douglas e Dany Robin como protagonistas, a produção teve muitas cenas rodadas na França.

Embora não tenha tido grande destaque no filme, a atriz chamou atenção no Festival de Cannes daquele ano durante a promoção do longa protagonizado por Douglas. Ela surgiu de biquíni no evento, o que causou frisson na mídia.

G1

A atriz seguiu atuando em filmes franceses, italianos e ingleses. Em 1955 atuou em várias produções como A Noiva do Comandante, As Grandes Manobras e A Luz do Desejo. Em 1956, trabalhou em filmes como Helena de Tróia, Mademoiselle Pigalle e Meu Filho Nero.

Nestes longas, Brigitte já vinha chamando atenção e atuando com mais destaque, sendo protagonista em algumas produções. Ainda em 1956, ela estrelou E Deus Criou a Mulher, dirigido por seu então marido, o francês Roger Vadim.

No longa, Brigitte interpreta Juliette, uma jovem mulher que vive em Saint-Tropez que se casa com o irmão de um homem que a rejeitou. Ela, que é uma órfã, luta para não voltar para o orfanato e faz isso despertando paixões.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A produção levou Brigitte ao estrelato: ela se tornou um símbolo sexual e passou a influenciar a moda feminina em grande parte do mundo.

A partir daí, a francesa se tornou sinônimo de estrela de cinema, atuando em produções famosas como O Desprezo, de 1963, do diretor Jean-Luc Godard e atuou ao lado de astros como Anthony Perkins, Marcello Mastroianni, Alain Delon, Sean Connery, entre outros.

Búzios

Brigitte passou por crises de relacionamento nos anos 60, teve depressão e questões graves com bebidas alcoólicas. Teve um filho não desejado, o que tumultuou sua relação com ele ao longo da vida.

Em 1965, Brigitte veio ao Brasil, quando namorava Bob Zagury, um brasileiro atleta de basquete no Flamengo. Em passagem pelo país, a atriz esteve na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro, em uma visita que ficou famosa. A prefeitura local fez uma estátua de Brigitte, que permanece no município até os dias de hoje.

Estátua de Brigitte Bardot em Búzios, no Rio de Janeiro
Sergio Quissak|Prefeitura de Búzios

O último filme de Brigitte foi o francês L’histoire très bonne et très joyeuse de Colinot Trousse-Chemise, lançado em 1973. Depois disso, a atriz decidiu deixar a vida artística e passou a se dedicar a outra de suas paixões: a defesa dos animais.

Corinthians anuncia Marcelo Paz

O Sport Club Corinthians Paulista anuncia a contratação de Marcelo Paz como novo executivo de futebol do Clube.

Marcelo Paz assume o cargo com o objetivo de fortalecer os processos internos, contribuindo com sua experiência em gestão esportiva, planejamento estratégico e desenvolvimento de projetos, além de aprimorar a integração entre as categorias de base e o futebol profissional do Corinthians.

Osmar Stabile, presidente do Corinthians, destacou a importância da chegada do novo executivo.

“A contratação do Marcelo Paz representa um passo importante dentro do nosso projeto de reestruturação e fortalecimento do futebol do Corinthians. Trata-se de um profissional reconhecido, com visão moderna de gestão e capacidade comprovada de liderança”, disse.

Diretor de Futebol do Fortaleza de 2015 a 2017, Paz tornou-se presidente do clube cearense em 2017 e CEO do clube no ano de 2023.

“É uma alegria enorme assumir essa responsabilidade. Agradeço ao presidente Osmar pela confiança e tenho certeza que com a força do elenco, da Fiel torcida e da nossa comissão técnica entregaremos um trabalho de excelência”, disse o novo executivo do Corinthians.

O Sport Club Corinthians Paulista deseja sucesso a Marcelo Paz neste novo desafio e reafirma seu compromisso com uma gestão responsável e profissional.

Atlético-MG anuncia novo jogador

O Atlético-MG anunciou oficialmente, a contratação do lateral-esquerdo Renan Lodi. O jogador de 27 anos de idade, que foi revelado pelo Athletico-PR, assinou um contrato de cinco anos com o Galo.ebcebc

Além do Furacão, o jogador tem passagens por Atlético de Madrid (Espanha), Nottingham Forest (Inglaterra), Olympique de Marselha (França) e Al Hilal (Arábia Saudita). O lateral também soma 19 jogos pela seleção brasileira, tendo participado da disputa da Copa América de 2021.

“Fala Massa, aqui é o Renan Lodi, já estou aqui em Belo Horizonte, ansioso para encontrar todos vocês e dar o meu melhor. Um abração”, declarou o lateral em postagem nas redes sociais horas após a confirmação do acerto.

Bolsonaro passou por nova cirurgia, diz Michelle

A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro confirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro passou por uma nova cirurgia neste sábado (27).

Hospital DF Star, em Brasília
Marcelo Camargo|Agência Brasil

O procedimento foi realizado no nervo frênico, responsável pelo controle do diafragma. A cirurgia busca aliviar os sintomas de soluço permanente do ex-presidente.

“Já são noves meses de luta e de angústia com soluções diários”, escreveu Michelle nas redes sociais.

Na quinta-feira (25), Bolsonaro realizou uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal.

O ex-presidente foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação pela trama golpista.

Corinthians passa a ter novo diretor executivo de Futebol

Marcelo Paz não é mais o CEO do Fortaleza e vai assumir o cargo de diretor executivo de Futebol do Corinthians.

Feitos de Mrcelo Paz no Fortleza_

  • Heptacampeão Cearense (2015, 2016, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023)
  • Campeão da Série B (2018)
  • Tricampeão do Nordeste (2019, 2022 e 2024)
  • Finalista da Sul-Americana (2023)
  • Duas vezes G4 do Brasileirão (2021 e 2024)
  • Sete anos na Série A (2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025)

Morre Zé da Velha, trombonista sergipano, aos 83 anos

Morreu no Rio de Janeiro o trombonista sergipano Zé da Velha, ícone do choro, aos 83 anos. Segundo o G1, a causa da morte foi uma infecção bacteriana.

O trombonista aracajuano José Alberto Rodrigues Matos, o Zé da Velha
Divulgação

O músico estava internado após sofrer uma queda na calçada de casa, que resultou em uma cirurgia na bacia.

Nascido em Aracaju em 4 de abril de 1942, Zé da Velha se chamava José Alberto Rodrigues Matos. Ele começou a tocar trombone na adolescência e, aos 15 anos, integrou o conjunto Velha Guarda, grupo que lhe deu o apelido artístico.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ao longo da trajetória, tocou com nomes da música brasileira, incluindo Pixinguinha e Jacob do Bandolim.

Nos anos 1980, conheceu o trompetista Silvério Pontes e, anos depois, a dupla lançaria seis álbuns: “Só Gafieira” (1995), “Tudo Dança” (1998), “Ele & Eu” (2000), “Samba Instrumental” (2003), “Só Pixinguinha” (2006) e “Ouro e Prata” (2012).

O sucesso do trabalho rendeu aos dois o apelido de “Menor Big Band do Mundo”.

Nas redes sociais, Silvério Pontes homenageou o parceiro, destacando a amizade e o amor entre eles.

Zé da Velha teve três filhos —Denise, Deise e Eduardo— com Dona Lurdes, falecida há mais de uma década. O aracajuano foi sepultado neste sábado (27) no Cemitério de Inhaúma, na zona norte do Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO: Pe. Fábio de Melo em Laranjeiras

O município de Laranjeiras receberá, de 4 a 11 de janeiro, o LI Encontro Cultural 2026. O evento reunirá grandes nomes da música nacional e local, como Devinho Novaes e Padre Fábio de Melo, além de manifestações folclóricas que reforçam a identidade histórica da cidade.

Encontro Cultural de Laranjeiras 2026
Divulgação

A agenda de shows no Palco Mundo e no Palco Dona Lalinha trará diversidade de ritmos, do sertanejo ao gospel, passando pelo reggae e axé.

Sexta-feira (9 de janeiro)

Palco Mundo

  • Devinho Novaes
  • Joelma
  • Taty Girl 
  • Edicity Fantasmão.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sábado (10 de janeiro)

Palco Mundo

  • Dilsinho
  • Simone Mendes
  • Tarcísio do Acordeon 
  • Leonne O Nobre.

Palco Dona Lalinha

  • Sandra de Sá.

Domingo (11 de janeiro)

Palco Mundo – Festival de Reggae

  • Jardim dos Leões
  • Vibrações
  • Sisal Roots
  • Adão Negro
  • Banda Pressão
  • Yuri Rodrigues
  • Roquinho Almeida
  • Marclésia Gomes
  • Lellynha Sawré
  • Sandro Reis 
  • Cryminor

Palco Dona Lalinha

  • Pe. Fábio de Melo

NE Notícias, da redação