Anvisa proíbe produtos da Nestlé

Uma medida da Anvisa (Resolução 32/2026), publicada nesta quarta-feira (7/1), determinou a proibição da comercialização, da distribuição e do uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, da empresa Nestlé Brasil Ltda., CNPJ: 60.409.075/0001-52. 

A motivação é o risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. O consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções.  

Recall global

A medida tem caráter preventivo. A fabricante iniciou o recolhimento voluntário no Brasil, assim como no resto do mundo, após a detecção da toxina em produtos provenientes de uma fábrica localizada na Holanda. Foi identificado que a toxina estava presente em um ingrediente proveniente de um fornecedor global de óleos terceirizados. Dessa forma, a empresa indicou a necessidade de um recolhimento global.  

No Brasil, os produtos e lotes a serem recolhidos são:   

Tabela 1 - Produtos a seres recolhidos

Tabela 2 - Produtos a seres recolhidosTabela 2 – Produtos a seres recolhidos

Orientações a pais e responsáveis   

Se você utiliza produtos das marcas Nestogeno, Nan Supreme, Nanlac Supreme, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, verifique o número do lote impresso no rótulo das fórmulas infantis. Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, não deve ser utilizado ou oferecido para consumo. Os demais lotes desses produtos não foram afetados. 

Para receber orientações sobre como proceder em relação a eventuais trocas e devoluções do produto, entre em contato direto com a Nestlé Brasil Ltda., por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), indicado na embalagem.

Se a criança apresentar sintomas compatíveis com os citados acima após o consumo de produto dos lotes indicados, leve-a para atendimento médico. Ao procurar atendimento, é importante informar o alimento que foi consumido, se possível com uma amostra da embalagem, caso tenha disponível.   

Pank traz esperança ao povo de Poço Redondo

ASSESSORIA — A vinda do vice-prefeito Pank Pancadão a Poço Redondo reacende a esperança de um povo historicamente sofrido, mas que nunca deixou de acreditar em dias melhores.

Joselildo Pank, vice-prefeito de Canindé
Joselildo Pank

O município, marcado por desafios sociais e econômicos, passa a enxergar, nesse novo momento político, a possibilidade concreta de construção de um novo agrupamento capaz de recolocar Poço Redondo na rota do desenvolvimento.

Pank Pancadão carrega em sua trajetória um histórico político que poucos conseguem igualar.

Foram três mandatos como vereador, duas passagens pela vice-prefeitura e a capacidade comprovada de formar lideranças, tendo eleito seu filho por duas vezes vereador. Um currículo que não se constrói por acaso, mas a partir de trabalho contínuo, presença popular e articulação política sólida.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Reconhecido pelo carisma, pela amizade e, sobretudo, pela palavra cumprida, Pank construiu ao longo dos anos uma reputação de homem sério, leal e confiável. Características cada vez mais raras na política e que fazem dele uma liderança respeitada não apenas em sua base, mas também por toda a classe política do estado de Sergipe.

Sua chegada a Poço Redondo não representa apenas uma visita política, mas o início de um diálogo amplo, capaz de unir forças, superar divisões e pensar o município de forma estratégica.

A expectativa que se cria é de um novo tempo, onde experiência, sensibilidade social e articulação política caminhem juntas em favor do desenvolvimento, da geração de oportunidades e da melhoria da qualidade de vida da população.

Poço Redondo, que já sofreu demais com promessas vazias, passa agora a olhar para o futuro com mais atenção e esperança. A presença de Pank Pancadão simboliza, para muitos, a chance de transformar a realidade local por meio de um projeto político consistente, responsável e comprometido com o povo.


Cláudio Lima Vasconcelos, assessoria

Locais de prova do concurso do MP/SE

O Ministério Público de Sergipe (MPSE) informa que a Fundação Carlos Chagas (FCC) já disponibilizou, em seu site [link mais abaixo], a consulta ao local de prova dos candidatos inscritos no IV Concurso Público do MPSE para cargos efetivos dos serviços auxiliares.

Prédio do Ministério Público de Sergipe, em Aracaju
Divulgação

Por meio da plataforma da banca organizadora, os candidatos podem acessar informações essenciais para a realização do exame, que será aplicado no dia 11 de janeiro, como o endereço completo do local de prova, número da sala e avisos adicionais.

No ambiente virtual, o candidato deverá informar o CPF para ter acesso ao cartão de informação, que reúne orientações importantes para o dia da avaliação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O MPSE orienta que os candidatos façam a consulta com antecedência, a fim de organizar o deslocamento até o local de prova e conferir atentamente as instruções divulgadas pela banca examinadora, como horário de fechamento dos portões, documentação obrigatória e demais regras do certame.

➥ A consulta deve ser realizada exclusivamente no site da Fundação Carlos Chagas. Clique aqui para ter acesso

Sobre o concurso

O Ministério Público de Sergipe publicou, em 16 de setembro de 2025, o Edital nº 01/2025, referente ao IV Concurso Público para cargos efetivos dos serviços auxiliares da instituição. O certame oferece 28 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva, para cargos de níveis médio e superior.

Do total de vagas, 20% são reservadas a pessoas negras e 5% a pessoas com deficiência, em conformidade com a legislação vigente e com a política de promoção da diversidade e inclusão do MPSE.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As oportunidades contemplam áreas como Informática, Contabilidade, Estatística, Psicologia, Pedagogia e Medicina (Clínica Geral e Psiquiatria).

O concurso é regido pelo Edital e pela Resolução nº 015/2025 – CPJ, que aprovou o Regulamento do certame. A organização do processo seletivo está sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC).

A seleção compreenderá prova objetiva para todos os cargos e, no caso de Técnico do Ministério Público – Área Administrativa, também prova discursiva (redação). Para aprovação, será exigida nota mínima de 7,0 na prova objetiva e, quando aplicável, 6,0 na redação.

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do MPSE.

Geriatras alertam para perigo de canetas emagrecedoras em idosos

O uso de canetas emagrecedoras por pessoas idosas requer cuidados para não acelerar o declínio funcional, avaliou nesta terça-feira (6), em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Leonardo Oliva.

Caneta emagrecedora Ozempic
Chemist4U|Flickr (CC BY-SA 2.0)

Sem uma orientação adequada, as pessoas de 60 anos ou mais podem sofrer um risco mais imediato dos efeitos adversos. Estão incluídos principalmente náuseas e vômitos, além de dificuldade de ingestão de alimentos e água, podendo ocasionar até desidratação e distúrbios eletrolíticos, situação que é potencialmente grave, disse Oliva. A médio prazo, também pode ocorrer desnutrição.

Outro risco muito importante e significativo na população idosa é a perda de massa muscular quando a pessoa emagrece.

“Cerca de um terço do peso que a gente perde, com o uso dessas medicações, é peso em músculo, em massa magra. Não tem como a gente emagrecer apenas a gordura. O corpo perde gordura, mas perde também músculo”.

Na população com mais idade, essa perda de massa muscular pode significar perda de função,de funcionalidade, isto é, da capacidade de fazer as atividades do dia a dia.

“Então, é algo muito significativo que, inclusive, pode não ser recuperado”.

O diretor-científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Ivan Aprahamian, acrescenta que o efeito combinado de menor apetite, náuseas e rápida perda de peso pode precipitar síndromes geriátricas, como sarcopenia e fragilidade física.

Tratamento da obesidade

O presidente da SBGG afirma que as canetas emagrecedoras são medicações para o tratamento da obesidade, do diabetes e da apneia do sono. Ele adverte que tratar a obesidade é diferente de usar essas medicações para emagrecer poucos quilos, com fins estéticos.

“Hoje, a gente vê os indivíduos que querem perder três quilos ou a gordura localizada, a barriga, utilizando essas medicações. Não há indicação médica para isso”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Oliva considera que as canetas são “um tratamento muito bom, uma inovação fantástica da medicina que deve ser usada de maneira apropriada, para o diabetes, a apneia do sono ou a obesidade, que é uma doença grave crônica de difícil tratamento”, esclareceu.

A busca pelo corpo perfeito fez com que as chamadas “canetas emagrecedoras” ganhassem notoriedade por sua eficácia na perda de peso e no controle glicêmico, trazendo benefícios importantes para o tratamento da obesidade, diabetes tipo 2 e até mesmo para a prevenção de doenças cardiovasculares e renais. No entanto, o uso indiscriminado e incorreto, sem a devida supervisão médica, pode colocar em risco a saúde das pessoas, alerta a SBGG.

Dentro da programação de tratamento para obesidade, é necessário que os idosos tenham um bom acompanhamento médico e nutricional e um bom acompanhamento com fisioterapeuta ou educador físico, para que possa desempenhar também a atividade física de forma regular, à medida que emagrecem, visando minimizar a perda muscular que vai acontecer com o emagrecimento.

Oliva orientou que não se deve buscar um emagrecimento muito rápido, porque, quanto mais rápido, maior a tendência de perda associada de massa muscular.

“E esse emagrecimento precisa ser muito bem acompanhado, para que a gente consiga minimamente ingerir o que é necessário para manutenção do músculo e da saúde, porque é importante se alimentar também para manter a saúde. Vitaminas, minerais e atividade física de forma regular e, especialmente, exercícios do tipo musculação, para que não haja perda de massa muscular também”.

Canetas emagrecedoras
Caroline Morais|Ministério da Saúde

Conscientização

Leonardo Oliva afirmou que o idoso tem que se conscientizar de que o seu corpo não é igual ao que tinha aos 20 anos. É tendência genética do corpo humano, destaca ele, que se acumule gordura à medida que a pessoa envelhece.

“Essa é uma memória genética que está associada à dificuldade de conseguir alimento. Porque, teoricamente, quanto mais velho o indivíduo se torna, mais difícil seria para ele conseguir o alimento, porque ele vai ter que disputar com os mais jovens, fica mais difícil para ele caçar, mais difícil para ele colher. Então, existe uma tendência ao acúmulo de gordura com o envelhecimento, e a substituição de músculo por gordura como um processo de evolução da espécie mesmo”.

“Então, essa genética acaba sendo desfavorável, porque a gente sabe que gordura demais é um marcador de saúde ruim. A obesidade é uma doença grave”.

De acordo com o geriatra, as pessoas precisam entender que, ao mesmo tempo em que lutam contra a tendência de acúmulo de gordura, isso deve estar associado à busca por saúde, e não simplesmente à perda de peso.

“Não é só uma questão de balança, é uma questão de buscar ter mais saúde”.

E isso envolve não apenas o peso, mas estar se alimentando bem, praticando atividade física e cuidando da saúde psicológica e emocional.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Uma dieta de restrição calórica precisa ter um bom acompanhamento do ponto de vista psicológico, de saúde emocional. Porque, vai ser desafiador também do ponto de vista emocional fazer restrição calórica, comer menos do que o organismo gasta.

Receita médica

Outro cuidado que o presidente da SBGG destaca como indispensável é a compra de produtos oficiais com receita médica em farmácias legalizadas, pois há falsificações de procedência duvidosa à venda no mercado ilegal.

“Isso as torna mais perigosas ainda”, ressalta ele, que descreve que, por conta dos riscos, há todo um controle de qualidade sobre a produção e regulação por parte de agências reguladoras, o que não ocorre nesses casos.

Os riscos envolvidos vão desde não saber o que a pessoa está injetando no próprio corpo, o que está comprando e usando, até o risco de como foi a manipulação em relação a infecções, contaminações por outras substâncias e por bactérias, fungos. “Comprar medicação em mercado paralelo é colocar a saúde em risco de uma forma muito grande”, advertiu.

Oliva explicou que a população muitas vezes não percebe a importância de uma medicação ter receita médica obrigatória.

“Na verdade, quando se impõe a necessidade de receita médica para se adquirir um medicamento, o que está sendo dito é que a pessoa só deve utilizar essa medicação após uma avaliação médica. Não é para pedir a receita para o vizinho que é médico, ou para o parente que é médico”.

“A gente tem que se submeter a uma avaliação médica, para que a indicação seja muito bem-feita e para que as consequências maléficas ou deletérias sejam acompanhadas para que não aconteçam. A necessidade da receita médica é exatamente para isso”, afiançou.

Moraes autoriza ida de Bolsonaro a hospital

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou, nesta quarta-feira (7), a ida do ex-presidente Jair Bolsonaro ao hospital para realizar exames após sofrer uma queda na terça-feira (6).

Bolsonaro recebe alta hospitalar após 3 semanas
X|Reprodução

Condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, ele está preso em uma cela na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília (DF).

Segundo os advogados de defesa de Bolsonaro, ele apresentou quadro clínico compatível com traumatismo craniano, síncope noturna associada à queda, crise convulsiva, oscilação de memória e um corte na têmpora.

Esse quadro, argumentou a defesa, exigiria a realização de exames como tomografia e ressonância magnética do crânio, além de um eletroencefalograma.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na decisão, Moraes determinou que a Polícia Federal (PF) faça o transporte de Bolsonaro “de maneira discreta”, e que realize o desembarque pela garagem do hospital.

Além disso, a PF ficará responsável pela vigilância do ex-presidente durante os exames. Em seguida, ele deverá voltar à Superintendência da PF.

Queda

A queda de Bolsonaro foi reportada, inicialmente, por sua esposa, Michelle, ainda na terça-feira (6). Nas redes sociais, ela afirmou que o marido não estava bem.

“Durante a madrugada, enquanto dormia, teve uma crise, caiu e bateu a cabeça no móvel”, disse.

No mesmo dia, a defesa do ex-presidente tentou a remoção dele para o hospital, mas Moraes negou. O ministro baseou sua decisão em uma avaliação da equipe médica da Polícia Federal, que constatou ferimentos leves e não viu necessidade de exames no hospital.

Os advogados, então, apresentaram os pedidos específicos de exames indicados por um médico particular de Bolsonaro. Esses pedidos foram citados por Moraes na decisão proferida hoje.

Anvisa proíbe lotes de panetones de uma empresa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a proibição da comercialização, distribuição e consumo de quatro lotes de panetones da empresa D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda. O recolhimento voluntário foi comunicado pelo fabricante após detectar o aparecimento de fungos na superfície do produto.

A medida atinge os lotes Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional 140g (lote: 251027), Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons Formato de Língua de Gato – 700g (lote: 251027), Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional – 700g (lote: 251027) e Panetone com Frutas Trufado Tradicional – 700g (lote: 251027). Os lotes citados têm validade até 27 de fevereiro.

Alimentos com cogumelos
Também tiveram a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo suspensos os produtos alimentícios da empresa Coguvita II Alimentos Ltda. Os produtos da marca Smush Smushnuts também serão recolhidos do mercado por determinação da Anvisa.

Foram proibidos todos os lotes da Pasta de Cacau e Avelã com Cogumelos, da Pasta de Amendoim com Cogumelos, da Barra de Frutas, Amendoim, Clara de Ovo e Cogumelos, da Granola, do Mix de Castanhas, Sementes e Cogumelos, da Granola Keto, da Cápsula de Café Mushroom Espresso, da Cápsula de Café Energy Mushroom Espresso.

Histórico: Sergipe terá 4 times na Copa do Brasil 2026

Pela primeira vez, uma edição da Copa do Brasil vai contar com quatro clubes do estado de Sergipe. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou as equipes e regulamento da competição de 2026.

Copa do Brasil
Karen Fontes – ISHOOT @CopaDoBrasilCBF ⏐ Reprodução

A edição da Copa do Brasil terá as seguintes equipes filiadas na Federação Sergipana de Futebol (FSF): América de Propriá, Confiança, Itabaiana e Lagarto.

Os clubes estão divididos, em fases diferentes. A equipe do América de Propriá vai iniciar a competição, na primeira fase. Já os times do Itabaiana e Lagarto vão entrar na segunda fase. E o Confiança começa a disputar a partir da terceira fase.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Copa do Brasil de 2026, terá a participação de 126 equipes, 34 a mais que competição da última temporada.

Serão nove fases ao todo, sendo que a primeira, reunirá apenas 28 clubes. Os 14 que avançarem se juntarão a outros 72 times que estreiam na segunda fase.

Na terceira, entram os campeões da Copa Verde, Série C, Série D e Copa do Nordeste (o Confiança, vice, herdou a vaga do Bahia), que se juntam aos 44 classificados anteriores.

Já os times que disputarão a Série A em 2026 só iniciam na competição a partir a quinta fase, quando encontram os 12 sobreviventes das etapas anteriores. É nessa etapa também que se iniciam as disputas em jogos de ida e volta, fórmula que segue até a semifinal. Isso porque a Copa do Brasil de 2026 será a primeira com final em jogo único.

Quem vai cantar no Rasgadinho 2026?

O tradicional bloco Rasgadinho confirmou as primeiras atrações para o Carnaval 2026, que acontecerá entre os dias 13 e 17 de fevereiro em Sergipe.

Fundado em 1968, o bloco Rasgadinho se tornou uma das maiores tradições do Carnaval em Sergipe
Arquivo

Entre os nomes já anunciados pela organização estão Márcia Freire, Filhos de Jorge, Filhos da Bahia e Nona.

A previsão é que a festa conte com blocos de rua e apresentações musicais distribuídas em três palcos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A programação completa, incluindo o percurso oficial do cortejo, será divulgada em breve e o NE Notícias trará todas as informações atualizadas.

Criado por Leopoldo dos Santos em 1962, o Rasgadinho é um dos blocos mais antigos e tradicionais do estado. Sua relevância foi oficializada em 2015, quando uma lei estadual reconheceu o bloco como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe.


NE Notícias, da redação

Mega-Sena acumula e prêmio aumenta

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.956 da Mega-Sena.

Apostador jogando nas cartelas da Mega-Sena
Marcello Casal jr|Agência Brasil

prêmio acumulou e está estimado em R$ 10 milhões para o próximo sorteio.ebcebc

Os números sorteados foram: 10 -18 – 21- 24 – 43 – 47

23 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 63.485,37 cada. 2.703 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 890,44 cada.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

Veja o sorteio das Loterias Caixa:

Moraes diz que Bolsonaro não deve voltar ao hospital

O NE Notícias noticiou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) sofreu uma queda em sua cela. Seu médico e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmaram que ele deve retornar ao hospital.

Bolsonaro internado no Hospital DF Star, em Brasília
@jairbolsonaro|X

No entanto, a Polícia Federal (PF) negou essa informação, afirmando que a decisão dependia da autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Moraes negou a ida imediata de Bolsonaro ao hospital. O ex-presidente tem sido atendido por médicos da PF.

Bolsonaro já esteve internado no Hospital DF Star, onde passou por cirurgias. No entanto, segundo o ministro, ele não precisa retornar ao hospital para exames, que podem ser realizados na Superintendência da PF, em Brasília.