URGENTE! Ministro entrega a Lula Carta de Demissão
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou sua Carta de Demissão ao presidente Lula (PT) durante o ato em que o mandatário vetou a Lei da Dosimetria.
Ricardo Lewandowski e Lula – Foto: Antonio Augusto|TSE
Com a saída de Lewandowski, seu secretário Executivo, Manoel Carlos, assume o cargo. Lewandowski permanecerá no cargo até amanhã, tendo já esvaziado suas gavetas.
Vale ressaltar que o presidente Lula pretende criar o Ministério da Segurança Pública.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
LISTA: Jogadores mais valiosos do mundo
JOGADOR
VALOR EM EURO
VALOR EM REAIS
Lamine Yamal
343,1 milhões
2,1 bilhões
Erling Haaland
255,1 milhões
1,6 bilhão
Kylian Mbappé
201,3 milhões
1,2 bilhão
Jude Bellingham
153,1 milhões
964,5 milhões
Michel Olise
136,9 milhões
862,4 milhões
Florian Wirtz
135,8 milhões
855,5 milhões
Désiré Doué
134,6 milhões
874,9 milhões
João Neves
130,6 milhões
822,7 milhões
Arda Guler
130,3 milhões
820,8 milhões
Pedri González
130 milhões
819 milhões
Estamos atualizando esta informação. Volte em instantes para mais detalhes.
Anvisa recolhe molho de tomate com pedaços de vidro
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do lote LM283 do molho de tomate Passata de Pomodoro Di Puglia, da marca Mastromauro Granoro. Com isso, o lote do produto teve a sua comercialização, distribuição, importação, divulgação e consumo suspensos.
Reprodução
A medida foi tomada depois do alerta da rede RASFF (Rapid Alert System for Food and Feed – Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Rações) de que o lote do molho de tomate importado no Brasil continha pedaços de vidro.
Suplemento Neovite Visão
Outro produto que deve ser recolhido é o Neovite Visão, suplemento alimentar voltado para a saúde ocular, da empresa BL Indústria Ótica Ltda. (Bausch Lomb).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Estão proibidos de ser comercializados, distribuídos, fabricados, importados, divulgados e consumidos os lotes 25G073, S25C004, S25C003, S25C002 e S25G072. A empresa comunicou o recolhimento voluntário dos lotes depois de identificar irregularidades.
“Os referidos lotes foram fabricados com Capsicum annuum L. (fruto da páprica), ingrediente não autorizado em suplementos alimentares como fonte de zeaxantina. Além disso, a quantidade de Caramelo IV (caramelo processo sulfito-amônia) nos produtos está acima do limite permitido”, diz a Anvisa em nota.
Ervas Brasil
Os suplementos de Vitamina C Sucupira com Unha de Gato Ervas Brasil e o Suplemento Alimentar Colesterol Ervas Brasil, da empresa Ervas Brasil Indústria Ltda., também foram alvo de ação de fiscalização sanitária e devem ser apreendidos.
Os produtos não podem mais ser comercializados, distribuídos, fabricados, divulgados e consumidos.
“A empresa não tem licença sanitária e nem alvará de funcionamento e utilizou ingredientes não autorizados em alimentos. Além disso, faz divulgação irregular dos produtos, com falsas indicações terapêuticas, associando o seu uso a benefícios funcionais e de saúde, sem comprovação científica”, explica a Anvisa.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
IML: Morte de mulher no Mosqueiro foi causada por AVC
A morte de Elia Resende, de 48 anos, registrada na quarta-feira, dia 7, na região do Mosqueiro, em Aracaju, teve como causa um acidente vascular cerebral (AVC). A informação foi confirmada após a realização do exame necroscópico no Instituto Médico Legal (IML).
SSP / Arquivo
De acordo com o médico legista Ronmel Lisboa, diretor do IML, assim que o corpo chegou à unidade foi realizado o exame de inspeção externa, etapa inicial da necropsia, no qual não foram constatados sinais de lesão de origem traumática.
Também não foram identificados ferimentos provocados por arma de fogo, arma branca ou qualquer objeto perfurocortante.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
“O exame necroscópico mais aprofundado permitiu identificar que a causa da morte foi um acidente vascular cerebral, caracterizando o óbito como de causa natural”, explicou o diretor do IML.
Ainda segundo Ronmel Lisboa, mesmo diante da confirmação de morte natural, os protocolos periciais foram integralmente cumpridos.
“São realizados exames complementares de rotina, incluindo a coleta de material biológico, para afastar qualquer possibilidade de violência, inclusive de natureza sexual, garantindo total segurança técnica ao laudo”, destacou.
As amostras coletadas serão analisadas pelo Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF). A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) informam que acompanham a ocorrência e reforçam que todas as diligências necessárias estão sendo realizadas.
SSPSE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
FPM: Município com aumento de repasse
A primeira parcela de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será repassada às prefeituras nesta sexta-feira (9). Ao todo, os municípios vão partilhar cerca de R$ 6 bilhões, valor aproximadamente 7% maior do que o transferido no mesmo decêndio de 2025.
O especialista em orçamento público, Cesar Lima, reforça que, apesar do avanço e das boas perspectivas para 2026, é fundamental que os gestores municipais ajam com cautela e apliquem os recursos de forma eficiente. Segundo ele, muitos municípios ainda enfrentam um cenário de endividamento, com dificuldades para manter a folha de pagamento e as despesas com fornecedores em dia.
“Esses valores se referem a uma arrecadação realizada nos últimos dez dias de 2025. Eles chegam em um bom momento, já que vários municípios enfrentam dificuldades até mesmo para o pagamento da folha salarial dos seus funcionários, e esse recurso pode ajudar a atravessar esse período”, destaca.
“Além de poder ser utilizado para o pagamento da folha salarial, o FPM também pode servir para quitar dívidas que, eventualmente, não foram pagas em 2025 e ficaram para 2026. Como há um resultado melhor do que o registrado em janeiro do ano passado, isso pode trazer algum alívio e permitir um certo ajuste das contas dos municípios com seus fornecedores”, complementa Lima.
Um levantamento divulgado no fim do ano passado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), aponta que 1.202 prefeituras (28,8%) enfrentam atrasos no pagamento de fornecedores. O estudo também indica que a escassez de recursos tem reflexos adicionais nas contas públicas. Segundo a CNM, 1.293 prefeituras (31%) empurraram despesas de 2025 para 2026 sem a devida previsão orçamentária, configurando os chamados restos a pagar.
FPM: distribuição regional dos recursos
No Sudeste, os municípios do estado de São Paulo concentram o maior volume de recursos entre todas as regiões do país, com um total de R$ 748 milhões. Entre as cidades beneficiadas estão Jundiaí, Itaquaquecetuba e Guarujá.
Na Região Centro-Oeste, Goiás é o estado com o maior repasse. Os municípios goianos vão dividir cerca de R$ 195 milhões, destinados a cidades como Caldas Novas, Catalão e Itumbiara.
No Norte do país, o Pará lidera o recebimento, com aproximadamente R$ 172 milhões, que serão distribuídos entre municípios como Paragominas, Redenção e Tucuruí.
Já no Nordeste, a Bahia é o estado que receberá o maior montante, com mais de R$ 486 milhões. Entre as cidades beneficiadas estão Juazeiro, Jequié e Ilhéus.
No Sul, o destaque é o Rio Grande do Sul, cujos municípios vão partilhar mais de R$ 383 milhões. Entre as cidades com maiores repasses, estão Alegrete, Bagé e Bento Gonçalves.
FPM: municípios com repasse bloqueado
Até o último dia 7 de janeiro, apenas o município de Dom Silvério (MG) estava com o repasse do FPM bloqueado, segundo informações do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).
De acordo com o Tesouro Nacional, os bloqueios podem ocorrer por diversos motivos, como:
falta de pagamento da contribuição ao Pasep;
dívidas com o INSS;
débitos inscritos na dívida ativa pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN);
ausência de prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops).
Sobre o FPM
Considerado a principal fonte de receita de cerca de 80% dos municípios brasileiros, o FPM é um repasse previsto na Constituição Federal. Os recursos do fundo correspondem a 22,5% da arrecadação da União com o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O valor recebido por cada município varia conforme o número de habitantes e é atualizado anualmente com base nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Aumento de valores em 2026
Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que 58 municípios terão aumento de arrecadação neste ano em razão da elevação dos coeficientes do FPM, motivada pelo crescimento das faixas populacionais.
As informações constam na Decisão Normativa nº 219/2025, que estabelece os coeficientes do FPM para 2026. Confira a lista:
Santo Antônio do Içá (AM);
Campo Novo do Parecis (MT);
Prado (BA);
Rorainópolis (RR);
Careiro (AM);
Querência (MT);
Eusébio (CE);
Araquari (SC);
Careiro da Várzea (AM);
Breves (PA);
Cachoeira Grande (MA);
Barra Velha (SC);
Fonte Boa (AM);
Colares (PA);
Itaitinga (CE);
Camboriú (SC);
Japurá (AM);
Viçosa (MG);
Colatina (ES);
Canelinha (SC);
Pauini (AM);
Mãe do Rio (PA);
Piúma (ES);
Guaramirim (SC);
Mazagão (AP);
Moju (PA);
Hidrolândia (GO);
Maravilha (SC);
São Gabriel da Cachoeira (AM);
Caetés (PE);
Orizona (GO);
Balneário Piçarras (SC);
Tapauá (AM);
Bom Jesus (PI);
Esmeraldas (MG);
Pinhalzinho (SC);
Uarini (AM);
Murici dos Portelas (PI);
Frutal (MG);
Sangão (SC);
Oiapoque (AP);
Francisco Beltrão (PR);
Santa Margarida (MG);
Turvo (SC);
Caldeirão Grande (BA);
Marialva (PR);
Teófilo Otoni (MG);
Indiaroba (SE);
Conceição do Coité (BA);
Prudentópolis (PR);
Três Lagoas (MS);
Capela do Alto (SP);
Jussara (BA);
Siqueira Campos (PR);
Cáceres (MT);
Tatuí (SP);
Pilão Arcado (BA);
Chupinguaia (RO).
FPM: calendário de repasses
Normalmente, os repasses do FPM ocorrem nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. Quando a data coincide com fim de semana ou feriado, a transferência é antecipada para o primeiro dia útil anterior.
Ricardo Marques: “Emília é liderança em Aracaju, Valmir no estado”
O colunista Marcos Aurélio analisa as polêmicas do turismo em Aracaju e destaca declarações exclusivas do vice-prefeito Ricardo Marques sobre as lideranças da oposição para 2026 [vídeo mais abaixo].
Reprodução
TURISMO I
Uma informação revelada no 103Notícias, de que a prefeitura de Aracaju não firmou convênio com a ABIH, uma instituição que tem expertise na promoção do turismo em todo o Brasil, chamou a atenção de forma negativa, uma vez que a gestão de Emília se vangloria de estar fazendo muitas ações para atração de turistas.
Para surpresa nossa — e estamos aguardando a resposta do secretário Fábio Andrade —, um convênio teria sido realizado entre a prefeitura de Aracaju e a Fecomércio. Perguntei ao mesmo se procede essa informação e quais os detalhes desse convênio, inclusive os valores.
TURISMO II
Durante entrevista da secretária Daniela Mesquita, a mesma revelou que somente nos últimos três anos, o governo Fábio Mitidieri investiu mais de 20 milhões no turismo, o que permitiu esse crescimento exponencial no fluxo de visitantes ao nosso estado, especialmente em Aracaju.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Daniela também revelou que o governo já investiu R$ 7 milhões na ABIH, a mesma instituição que a prefeitura de Aracaju não deu qualquer importância. Alê disso, a secretária do turismo apresentou uma lista de investimentos em infraestrutura nos pontos de atração turística em todo o estado.
ELEIÇÕES 2026
Perguntado quem é a liderança do agrupamento da Oposição, o vice-prefeito Ricardo Marques respondeu sem pestanejar, “Valmir de Francisquinho”, e disse ainda que “Emília Corrêa é liderança em Aracaju, está chegando agora”.
O vice ainda revelou que seu nome não está a disposição para a disputa do governo do estado, e que pretende disputar uma vaga de deputado federal, mas que, a depender da falta de apoio do agrupamento, poderá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, agora em 2026.
Ele também sinalizou que, se não for prestigiado pelo grupo político, não terá nenhum problema de dialogar com o governador Mitidieri.
Veja entrevista na íntegra:
PAUTA
Uma curiosidade sobre o comportamento dos bolsominions (bolsonaristas extremistas, que estiveram acampados nas portas dos quartéis e compartilham fakenews 24h por dia): eles não conseguem sustentar uma pauta, vivem mudando de temas em suas defesas ou ataques, que não temos tempo nem de fixar em nossas mentes. A mais recente é a queda de Bolsonaro, voltando a culpar Xandão, mas antes esses mesmos estavam querendo que Trump também fizesse no Brasil o que fez na Venezuela, prendendo Maduro. Enfim… vida que segue.
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.
Por Marcos Aurélio
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Itabaianense condenado no STF por atos golpistas
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o itabaianense Luciano Oliveira dos Santos, vulgo “Popó Bolsonaro”, a 14 anos de prisão por ele ter participado em Brasília da tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2023.
Reprodução
Bolsonarista radical, o réu ganhou notoriedade nas redes sociais por sua atuação como ativista favorável à tomada do Poder pela força. A defesa do condenado deve recorrer contra a decisão do STF.
Segundo o acórdão do STF, o réu participou, no dia 8 de janeiro de 2023, das invasões à Praça dos Três Poderes, que resultaram na depredação dos prédios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
“Popó Bolsonaro” foi preso no dia 9 de janeiro de 2023 no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército. Desde então, passou a responder por crimes relacionados aos atos considerados antidemocráticos.
Em maio de 2023, ele obteve liberdade provisória mediante o cumprimento de medidas cautelares impostas pela Justiça.
Luciano Oliveira dos Santos. De Itabaiana/SE. Ele está nos acampamentos desde o fim da eleição, custeado por empresários sergipanos.já foi identificado pela PF. Pode ter sido preso ou não. Esperar a lista pic.twitter.com/CDUGajVlx0
Com a condenação, surge agora a discussão sobre o regime inicial de cumprimento da pena. Luciano já permaneceu aproximadamente um ano preso, período que poderá ser abatido do total da condenação. A legislação prevê que ele deverá cumprir ao menos um terço da pena para pleitear progressão de regime, o que abre a possibilidade de início no regime fechado ou, dependendo da decisão judicial e de eventuais recursos, no regime semiaberto.
Itnet
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Senador de Sergipe vai à PGR
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) protocolou uma representação junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro Jhonatan de Jesus, do Tribunal de Contas da União (TCU).
Saulo Cruz|Agência Senado
O documento denuncia interferência inconstitucional da Corte de Contas no processo de liquidação extrajudicial do Banco Master, conduzido pelo Banco Central (BC).
O relator do TCU já disse que não cabe inspeção do tribunal e que a liquidação do Master não deve ser revertida.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Conselho determina apuração sobre assistência a Bolsonaro
NOTA À SOCIEDADE
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou, nesta terça-feira (7), Nota à Sociedade na qual se manifesta sobre a condição de saúde do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro. No documento, a autarquia informa ter recebido denúncias formais que expressam preocupação quanto à garantia de assistência médica adequada ao paciente.
Segundo o Conselho, declarações públicas e relatos de intercorrências clínicas recentes suscitaram inquietação na sociedade brasileira, especialmente diante do histórico de saúde do ex-presidente. Entre os pontos destacados estão episódios de crises agudas de diferentes naturezas, trauma decorrente de queda, sucessivas intervenções cirúrgicas abdominais, soluços intratáveis e outras comorbidades associadas ao paciente idoso.
De acordo com o CFM, esse conjunto de fatores demanda monitoramento contínuo e imediato, com a garantia de assistência médica adequada, envolvendo múltiplas especialidades, inclusive em situações de urgência e emergência, sob responsabilidade do Estado brasileiro.
Na nota, o Conselho reforça ainda que a autonomia do médico assistente é soberana na definição da conduta terapêutica, não podendo sofrer qualquer tipo de interferência externa, por se tratar de ato profissional que goza de presunção de verdade e respaldo ético e legal.
Providências adotadas – Em conformidade com a legislação vigente e com o Código de Processo Ético-Profissional, o CFM determinou ao Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) a imediata instauração de sindicância para apuração dos fatos relacionados às denúncias recebidas.
O Conselho Federal de Medicina reafirma, por meio da nota, seu compromisso institucional com a defesa da boa prática médica, da ética profissional e da segurança do paciente, ressaltando que acompanhará o caso dentro dos limites de suas atribuições legais.
Homem é morto a tiros em frente a academia em Aracaju
Thiago Carvalho Novaes, de 30 anos, foi morto a tiros no início da noite de terça-feira (6), no bairro Farolândia, em Aracaju.
SSPSE
O crime ocorreu por volta das 19h, em frente a uma academia, quando a vítima foi surpreendida pelo atirador e faleceu ainda no local.
Imagens de câmeras de segurança registraram a ação. O suspeito estava escondido atrás de uma mureta e aguardou o momento exato em que Thiago passava pelo local para efetuar os disparos [vídeo mais abaixo].
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, constatando o óbito no local.
O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) e liberado à 1h da madrugada desta quarta-feira (7).
O caso está sob responsabilidade do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que já iniciou as diligências para identificar a autoria e a motivação do homicídio. Informações anônimas podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia 181.