Emília reage a Ricardo Marques e convoca oposição

Na coluna desta segunda-feira (12), Marcos Aurélio analisa a reação política da prefeita Emília Corrêa após declarações de seu vice, Ricardo Marques. O texto também aborda a polêmica do reajuste do piso dos professores, as articulações de Valmir de Francisquinho em Itabaiana para 2026 e o lançamento do novo ranking de presença digital dos políticos sergipanos.

O nome do candidato a vice pode ser o vereador Ricardo Marques (Cidadania)
Ricardo Marques e Emília Correa

Estou acompanhando a polêmica do reajuste dos professores… o de 18 reais. E fico imaginando como é que um professor fica indignado com esse tipo de notícia. Por que? Porque basta ele fazer uma breve pesquisa para entender o que aconteceu e qual a solução encontrada… mas ao invés disso, esse professor prefere se agarrar na primeira narrativa que chegou até ele, se dar ao mínimo trabalho de pesquisar a verdade.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Se assim o fizesse, perceberia que o reajuste é resultado de uma Lei, aprovada em 2008, que estabelece os parâmetros da correção anual, baseado na inflação, e como essa está controlada, o percentual é pequeno. Mas isso não seria o fim, pois o próprio Ministro da Educação, Camilo Santana, já anunciou oficialmente que o governo irá fazer uma correção desse percentual. E até mesmo uma revisão na própria Lei.

Pronto, estaria enfim resolvido. Mas… muitos dos professores não fizeram o básico e estão sofrendo, desnecessariamente.

CONVOCAÇÃO

Emília reage à fala de Ricardo Marques que cobrou, no 103Notícias, uma ação dos líderes da Oposição, a fim de reunirem-se para discutirem os caminhos que o agrupamento deve tomar em 2026. Na mesma fala, o vice-prefeito de Emília, afirmou que a principal liderança da Oposição é o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho e deixou claro que Emília é liderança em Aracaju, e que chegou agora.

Não se passaram nem 24h e a prefeita reagiu e disse que irá “convocar” uma reunião com o agrupamento para janeiro, mas que não tem pressa. A pergunta agora é: Marques será convidado por Emília? Vamos aguardar.

Veja as falas de ambos:

E por falar em Emília, o Instituto Veritá a classificou como a 6ª gestão mais bem avaliada entre as capitais do Brasil, segundo sua própria pesquisa. Uma excelente notícia.

APOIO DE VALMIR

Por falar em candidaturas, em Itabaiana, qual será o nome apoiado por Valmir, para a Assembleia Legislativa em 2026? As apostas em Itabaiana e os sinais emitidos pelas emissoras aliadas do prefeito já começaram a mandar os recados para Marcos Oliveira, atual deputado, de que ele não deverá contar com apoio do agrupamento.

Algumas pessoas falam na esposa do prefeito, mas dificilmente será ela; outros falam em Adailton, o ex-prefeito, que estaria trabalhando uma candidatura ao Senado. Anotem esse nome, Ozanir dos Santos Costa, que é a irmã de Valmir. Esse deve ser o nome que será apoiado pelo grupo.

TURISMO SERGIPANO

Um jovem casal de divulgadores do turismo sergipano, Breno Couto e Eline Costa, apresentam em suas redes sociais, @brenocoutobc diversos vídeos apresentando a excelente culinária do nosso estado. Um dos exemplos é o pão com costela, dentro do mercado do Augusto Franco que virou parada obrigatória para os turistas e também para os moradores, além de outros atrativos do nosso universo gastronômico.

Eles recebem mensagens de diversas partes do Brasil, pedindo mais informações sobre as delícias que publicam, e orienta a todos com informações precisas. Uma das inúmeras ações dos sergipanos que valorizam a nossa terra.

REGULAMENTAÇÃO

Presidente Lula regulamenta profissão de criador de conteúdo. Segundo a nova lei, o profissional de multimídia é aquele que atua na criação, produção e edição de conteúdos em plataformas digitais. A lei que regulamenta o exercício da profissão de multimídia foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última quarta-feira (07), reconhecendo oficialmente o trabalho em plataformas digitais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A medida abre margem para ajustes de contrato daqueles que exercem funções similares no mercado formal. Segundo o texto publicado no Diário Oficial da União (DOU), a regulamentação abrange criadores de conteúdo que atuam profissionalmente no YouTube, TikTok, Instagram e Kwai, entre outras plataformas.

O RANKING DOS POLÍTICOS

Um levantamento em parceria entre o IFP – Instituto França de Pesquisa e @marcosaurelio.se vai mostrar semanalmente a posição de cada um, somando a presença no Facebook, Instagram e nos portais de notícias. Quem lidera, quem precisa melhorar, quem está em último. Um serviço que auxiliará os políticos e suas Assessorias. Nesta semana vamos divulgar uma posição geral com os nomes que estão postos. Na próxima divulgação, vamos ampliar e incluir todos os pré candidatos.


Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.


Por Marcos Aurélio

Sergipão 2026: Confira os resultados e a tabela da 2ª rodada

O fim de semana foi marcado pelo início do Campeonato Sergipano da Série A1. Os duelos aconteceram na capital e interior do estado. As redes balançaram 16 vezes. No domingo (11/01), a bola rolou para três partidas.

Guarany e Dorense no Sergipão 2026
Joan Luz|Dorense FC

Na região do sertão, Guarany e Dorense entraram em campo, no estádio Caio Feitosa [foto acima]. Os donos da casa levaram a melhor e venceram por 3 a 1. Os gols foram de Felinto, Caio e João Guilherme. O gol do touro foi marcado pelo atleta Aldair.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No município de Propriá, no estádio Durval Feitosa, América e Sergipe entraram em campo. O jogo teve quatro gols e todos saíram no segundo tempo. Para o time colorado marcaram Juliano e Lucas Mineiro. E para o tricolor da ribeirinha, Wesley e Elias. Final: 2 a 2.

E no estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana, o tricolor da serra derrotou, a equipe do Atlético Gloriense por 1 a 0. O gol do Itabaiana foi marcado no segundo tempo pelo lateral-direito Isaque.

A rodada teve início no sábado (10/01), com duas partidas. Na arena Batistão, Desportiva Aracaju e Confiança tiveram a missão de abrir a competição. O time azulino levou a melhor e venceu por 3 a 0. Na etapa inicial, o Confiança abriu o placar com um golaço de Wendel. No segundo tempo, o dragão ampliou com Lorran e Danielzinho. Veja os melhores momentos aqui.

E no centro-sul, município de Lagarto, o estádio Paulo Barreto recebeu a partida entre Lagarto e Falcon. O duelo ficou no empate em 2 a 2. Jeferson Baiano e Lucas Lessa marcaram para o alviverde. E os atletas Railson e Patrick para o carcará.

O estadual terá sequência na próxima sexta-feira e a 2ª rodada será finalizada no domingo. Acompanhe os detalhes dos Sergipão SuperBet:

Sexta-feira (16/01)

20h – Falcon x Itabaiana, Arena Batistão, em Aracaju

Sábado (17/01)

15h15 – Dorense x América de Propriá, estádio Ariston Azevedo, em Nossa Senhora das Dores

16h – Sergipe x Guarany, Arena Batistão, em Aracaju

Domingo (18/01)

15h15 – Atlético Gloriense x Desportiva Aracaju, em Nossa Senhora da Glória

16h – Confiança x Lagarto, arena Batistão, em Aracaju

O Agente Secreto faz história no Globo de Ouro com 2 prêmios

O cinema brasileiro viveu uma noite histórica neste domingo no Globo de Ouro, realizado no The Beverly Hilton, em Los Angeles (EUA).

O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura
Wagner Moura – Foto: Victor Jucá|Divulgação

O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu duas das principais categorias da cerimônia: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.

Apesar do desempenho expressivo, o longa brasileiro não levou o prêmio de Melhor Filme de Drama, principal categoria da noite, que ficou com Hamnet. Ainda assim, a chamada “noite do Brasil” consolidou a presença do país entre os destaques da premiação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver. Ao revelar o vencedor, Driver saudou o público brasileiro com um “Parabéns”, dito em português. Na categoria, O Agente Secreto superou produções de cinco países: Valor Sentimental (Noruega), Sirât (Espanha), A Única Saída (Coreia do Sul), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Foi Apenas um Acidente (França).

Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho iniciou o discurso saudando o país. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil”, disse. Em seguida, agradeceu à distribuidora brasileira Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, à equipe e ao elenco. “Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento”, afirmou o diretor.

A vitória coroou um percurso internacional iniciado no Festival de Cannes, onde o filme teve estreia concorrendo à Palma de Ouro. Na ocasião, uma apresentação de frevo tomou a Avenida Croisette e se tornou um dos momentos mais comentados da edição.

Melhor ator

Já Wagner Moura fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Em seu discurso, falou em português e celebrou a cultura brasileira. “Viva a cultura brasileira”, disse o ator, ao destacar a parceria com Kleber Mendonça Filho, a quem definiu como “um gênio”, e a amizade construída ao longo do projeto.

Além de Wagner Moura, concorriam à categoria Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).

A vitória de O Agente Secreto resgata uma tradição brasileira na premiação: Central do Brasil venceu a mesma categoria em 1999, e, no ano passado, Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre os demais vencedores do Globo de Ouro, o prêmio de Melhor Direção em Filme ficou com Paul Thomas Anderson, por Uma Batalha Após a Outra. Já Melhor Ator em Filme de Musical ou Comédia foi conquistado por Timothée Chalamet, por Marty Supreme.

Na televisão, a série Adolescência saiu com dois prêmios de atuação: Owen Cooper venceu como Melhor Ator Coadjuvante em Série, e Stephen Graham foi premiado pela atuação como protagonista, além de também assinar a direção da produção.

Com duas estatuetas e forte repercussão internacional, O Agente Secreto consolida o Brasil como um dos grandes protagonistas da atual temporada de premiações do cinema mundial.

Supercopa Rei: CBF define horário de Flamengo x Corinthians

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, neste domingo (11), o horário da edição 2026 da Supercopa Rei, que opõe os vencedores do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil da temporada anterior.

CBF define data da Supercopa Rei 2026
Marcos Júnior|CBF

O jogo entre Flamengo e Corinthians está marcado para às 16h (horário de Brasília) do próximo dia 1º de fevereiro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. O dia e o local da competição já tinham sido anunciados pela entidade no último dia 31 de dezembro.

Ambos os clubes tiveram o gostinho de levantar a Supercopa em anos anteriores.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Campeão da Copa do Brasil em 2025, o Corinthians conquistou a segunda edição do torneio, em 1991, derrotando o próprio Flamengo por 1 a 0, no Morumbi, em São Paulo. Aquela foi a última vez que o confronto ocorreu até 2020, quando o duelo foi retomado pela CBF.

O Rubro-Negro, por sua vez, tornou-se soberano na Supercopa desde a retomada do torneio, vencendo as edições de 2020 (contra o Athletico-PR), 2021 (Palmeiras) e 2025 (Botafogo). A equipe do Rio de Janeiro também esteve presente nas decisões de 2022 e 2023, quando foi superado por Atlético-MG e Verdão, respectivamente.

Confiança derrota a Desportiva na estreia do Sergipão 2026

O Campeonato Sergipano de Futebol 2026 começou neste sábado, 10, com o duelo entre Confiança e Desportiva Aracaju, disputado na Arena Batistão, em Aracaju.

Confiança derrota a Desportiva na estreia do Sergipão 2026
Erick O’Hara|ASN

Em um jogo marcado pela intensidade e sede de vitória entre os clubes da capital, o Confiança levou a melhor e venceu a partida por 2 a 0, largando na frente na competição estadual [vídeo mais abaixo].

O Confiança, um dos clubes mais vitoriosos do futebol sergipano e com histórico recente de participações em competições nacionais, entrou em campo apostando na experiência do elenco e na força ofensiva.

A Desportiva Aracaju, por sua vez, buscou surpreender com um time jovem, valorizando a base e a velocidade nos contra-ataques, mantendo o equilíbrio do confronto durante boa parte da partida.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Dragão abriu o placar ainda no primeiro tempo, aos 29 minutos de jogo, com um gol do camisa 9, Wendel Junior. No segundo tempo, o Confiança voltou a pressionar e garantiu a vitória com um gol de Lorran com apenas 17 minutos do segundo tempo, consolidando o bom início de campanha no estadual.

O Confiança ainda chegou a balançar as redes pela terceira vez, ampliando o placar, após uma jogada ofensiva que terminou com finalização do camisa 17, mas o gol foi anulado pela arbitragem por impedimento

A rodada de abertura do Campeonato Sergipano segue neste fim de semana com partidas programadas nas cidades de Itabaiana e Propriá, movimentando ainda mais o futebol no interior do Estado.

A competição continua já na próxima semana, com a segunda rodada marcada para a sexta-feira, dando sequência ao calendário do Sergipão e mantendo a expectativa de bons jogos e grande presença de público nos estádios.  

Veja os melhores momentos:

Justiça mantém prisão de casal por morte de bebê em Sergipe

A Justiça converteu, no final da manhã deste sábado, dia 10, a prisão em flagrante em prisão preventiva da mãe e do padrasto suspeitos de matar um bebê de 1 ano e 2 meses em Itaporanga D’Ajuda.

Prisão de mãe e padrasto suspeitos de matar bebê em Sergipe
SSPSE|Reprodução

A decisão foi tomada durante a audiência de custódia e corroborou o trabalho integrado realizado pela Polícia Científica e pela Polícia Civil. Após a determinação judicial, ambos serão encaminhados para unidades prisionais do Estado de Sergipe, onde permanecerão à disposição da Justiça.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O crime ocorreu na manhã da sexta-feira, dia 09, quando a criança foi encontrada morta dentro da própria residência.

Inicialmente, não foram identificadas lesões externas evidentes, mas exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) constataram lesão no fígado e asfixia por esganamento, apontando morte provocada por ação violenta.

Com o avanço das investigações, a mãe e o padrasto foram presos em flagrante após confessarem a prática do crime. Eles passaram o final da noite e o início da madrugada deste sábado na Delegacia de Itaporanga D’Ajuda, onde prestaram depoimentos, que foram gravados.

O caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil, que apura as circunstâncias e a participação individual de cada investigado.

Veja as imagens da prisão:

Técnico passa por tratamento no coração

Técnico de futebol Luis Zubeldía
Marcelo Gonçalves|Divulgação

O técnico do Fluminense Luis Zubeldía passou, na tarde deste sábado (10), por uma angioplastia com stent.

O procedimento no coração foi bem sucedido, conforme comunicado do clube.

Zubeldía ficará afastado das atividades por até 15 dias.

Morre um dos melhores autores de novelas da Globo

Morreu neste sábado (10), aos 92 anos, Manoel Carlos, responsável por novelas clássicas brasileiras como Páginas da Vida, Por Amor, entre outras.

Manoel Carlos, um dos melhores autores de novelas da Globo, morre aos 92 anos
Tomas Rangel|DEDOC

A produtora Boa Palavra, que tem os direitos autorais de Carlos, soltou um comunicado ontem, no qual confirmou a morte:

“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, carinhosamente conhecido como Maneco, ocorrido hoje, aos 92 anos”.

Manoel Carlos, nascido em 14 de março de 1933 em São Paulo, começou sua carreira em 1950, no teatro, como ator. Mas já em 1952 lançou sua primeira novela, Helena, na TV Paulista, emissora que mais tarde se tornaria a TV Globo. Também passou pela TV Tupi, Record, Manchete, Band, com novelas, minisséries, direção de programas etc.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Mas foi mesmo com seus folhetins na Globo que Maneco ganhou reconhecimento nacional. Sua primeira novela no canal foi Maria, Maria, em 1978, na faixa das 18h. Em 1980, entrou para o horário das 20h, considerado nobre, e foi coautor de Água Viva ao lado de Gilberto Braga. Foi um grande sucesso para o canal. Outros êxitos históricos surgiram em 1981 e 1982, com Baila Comigo e Sol de Verão, respectivamente.

O bom relacionamento de Maneco com a Globo gerou mais novelas de sucesso como Felicidade (1991 a 1992), Por Amor (1997 a 1998), Laços de Família (2000 a 2001), Mulheres Apaixonadas (2003), Páginas da Vida (2006 a 2007), Viver a Vida (2009-2010) e foi até 2014, com se último folhetim, Em Família.

Manoel Caros também foi muito bem-sucedido em séries e teve alguns hits importantes como a altamente elogiada Malu Mulher, entre 1979 e 1980. Em 2001, escreveu Presença de Anita e em 2009 foi a vez de Maysa: Quando Fala o Coração.

Com suas protagonistas chamadas de Helena, histórias de família e mulheres fortes, Maneco, apesar de ser paulistano, usou muito bem o Rio de Janeiro como cenário e, com tudo isso, deixa uma marca eterna na TV brasileira.

Brasileiro ganha medalha

O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen alcançou, pela terceira vez nesta temporada, um pódio na Copa do Mundo de esqui alpino. Neste sábado (10), ele conquistou a medalha de prata na etapa de Adelboden, na Suíça, na prova do slalom gigante.ebcebc

A vitória foi do suíço Marco Odermatt, pelo quinto ano consecutivo. O francês Léo Anguenot completou o pódio. Norueguês de nascimento mas com mãe brasileira, Lucas volta a competir em Adelboden neste domingo (11), a partir das 6h30 (horário de Brasília), no slalom, prova em que ele foi prata no ano passado, no mesmo local.

Em ambas as provas, o esquiador realiza duas descidas em um percurso de curvas rápidas, tendo que passar entre mastros fincados na neve – as chamadas “portas”. Vence quem tiver a menor somatória de tempos. A diferença é que, no gigante, a distância entre as portas é maior (cerca de 25 metros), o que leva a velocidades maiores que no slalom “convencional”, onde o espaço de um mastro a outro é menor (aproximadamente 13 metros) e o competidor necessita de mais técnica para concluir o desafio.

Na disputa deste sábado, Lucas fez a segunda melhor marca da primeira descida, com 1min14s89, apenas 49 décimos atrás de Odermatt. Na seguinte, ele cravou os mesmos 1min16s83 do suíço, com tempo total de 2min31s72. Se não deu para buscar a liderança, a somatória bastou para deixá-lo à frente de Anguenot por 19 décimos.

O brasileiro não concluía as duas descidas do slalom gigante em Adelboden desde 2021, quando ainda representava a Noruega. Naquele ano, sofreu uma lesão séria no joelho.

“Fiquei muito emocionado entre as descidas hoje [sábado]. É a primeira vez que vejo a linha de chegada em Adelboden desde que me lesionei aqui. Levou alguns anos, mas quando voltei, fui direto para o pódio”, disse Lucas, em entrevista à Federação Internacional de Ski e Snowboard (FIS).

Além da prata na Suíça, Lucas teve outro segundo lugar em Alta Badia, na Itália, em dezembro, também no slalom gigante, e foi campeão da etapa de Levi, na Finlândia, no slalom, no mês de outubro. O brasileiro ocupa a vice-liderança da Copa do Mundo de Esqui Alpino, com 488 pontos, contabilizando os 80 somados neste sábado. São 37 de vantagem para o austríaco Marco Schwarz. A ponta é de Odermatt, com 955 pontos. A vitória em Adelboden rendeu 100 pontos ao suíço.

Lucas é uma das principais esperanças do Brasil na Olimpíada de Inverno deste ano, que será disputada nas cidades italianas de Milão e Cortina, entre os dias 6 e 22 de fevereiro. O país busca uma medalha inédita no evento.

Cruzeiro anuncia Gerson

Gerson é do Cabuloso! Em uma negociação histórica, o Cruzeiro chegou a um acordo com o Zenit, da Rússia, durante esta semana e conclui a contratação do meio-campista com um vínculo definitivo até dezembro de 2030.

Nesta sexta-feira, Gerson chegou a Belo Horizonte por volta de 11h30. O meio-campista foi recepcionado pela diretoria no Aeroporto da Pampulha e seguiu diretamente para a Toca da Raposa 2, onde teve o primeiro contato com a torcida celeste que se aglomerou na entrada do centro de treinamento.

Durante a tarde, Gerson realizou avaliações médicas no departamento de saúde da Toca e seguiu para o hospital Orizonti, onde realizou todos os exames médicos.

Já na manhã deste sábado, houve a conclusão de detalhes burocráticos, além de uma rotina de avaliações físicas com a equipe de performance do Cruzeiro. Na próxima semana, o atleta será apresentado à imprensa e iniciará os trabalhos visando a temporada 2026.