Observatório de Sergipe

Em 2018, os municípios que mais ganharam participação na economia estadual foram Divina Pastora, Japaratuba, Canindé de São Francisco e Barra dos Coqueiros. Por outro lado, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão e Carira foram os que mais perderam espaço na composição do PIB sergipano. É o que mostra os dados divulgados nesta quarta-feira, 16, sobre o Produto Interno Bruto Municipal (PIB) para o ano de 2018, pela Secretaria de Estado Geral de Governo (SEGG), por meio do Observatório de Sergipe. 

O estudo sobre os números da economia é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os órgãos de estatística de todas as Unidades da Federação.

FecomercioSP

O município de Aracaju, capital do estado, concentra 41,1% do PIB sergipano.

Os dez municípios com maiores participações no PIB de Sergipe somaram R$ 30,17 bilhões, correspondentes a 71,8% do que foi gerado pelo estado em 2018. 

O município de Aracaju, capital do estado, segue na primeira colocação, respondendo por 41,1%, 0,9 p.p. maior do que no ano anterior. Na sua estrutura de produção, preponderam os setores de serviços (85,8% do PIB do município no ano) e indústria (14,2%), sendo o município de maior expressão nos dois setores. 

Aracaju possui evidência em todas as atividades industriais e de serviços, sendo o de maior valor adicionado bruto da indústria de transformação, da construção civil e de todas as atividades do setor de serviços.

Os demais municípios que completam o ranking dos 10 maiores PIBs de Sergipe são, em ordem: Nossa senhora do Socorro, Canindé de São Francisco, Itabaiana, Estância, Lagarto, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Laranjeiras e Nossa Senhora da Glória. 

O município de Canindé de São Francisco obteve o maior ganho de participação (+1,1 p.p.), em razão do aumento de preços da eletricidade, principal atividade do município.

PIB per capita

Os municípios com os maiores PIB per capita do estado, em 2018, foram Canindé de São Francisco, Rosário do Catete, Divina Pastora, Laranjeiras e Aracaju, nessa ordem.

Publicação completa: PIB municipal 2018