O comércio varejista ampliado de Sergipe registrou queda de 1,5% em dezembro de 2025 na comparação com novembro, na série com ajuste sazonal.

A análise é do Observatório da Indústria do Sistema FIES, com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.
Apesar da retração mensal, o resultado acumulado de 2025 registrou crescimento de 0,2% nas vendas em relação a 2024. A receita nominal do comércio ampliado teve desempenho mais expressivo, com alta de 3,7% no acumulado do ano.
Comparativo com dezembro de 2024
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor apresentou resultados mais robustos: as vendas do comércio ampliado cresceram 2,8% e a receita nominal subiu 5,4%.
Vale destacar que o comércio varejista ampliado engloba o varejo restrito, vendas de material de construção e o segmento de veículos, motos, partes e peças.
No varejo restrito, o comportamento seguiu tendência semelhante à do comércio ampliado. As vendas recuaram 1,2% e a receita nominal caiu 1,0% frente a novembro, na série ajustada.
No entanto, em relação a dezembro de 2024, as vendas cresceram 3,3% e a receita nominal avançou 5,1%. No acumulado de 2025, as vendas do varejo restrito somaram alta de 1,3%, enquanto a receita nominal cresceu 4,6% frente ao ano anterior.
NE Notícias, com informações do FIES

O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.