Assessoria Parlamentar

O deputado Valdevan Noventa (PSC-SE) esteve na tarde da terça-feira, 2, em audiência com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para tratar da liberação de recursos orçamentários para fomentar o turismo de Sergipe. O parlamentar fez o pedido para realização dos festejos juninos nos municípios de Boquim, Estância, Itabaiana, Itabaianinha e Umbaúba. “Nossa assessoria dará o suporte necessário às prefeituras para que essas festas tão tradicionais, como a Festa do Caminhoneiro de Itabaiana e o São João de Estância, com o seu tradicional barco de fogo sejam realizadas”, disse Valdevan.

Segundo o deputado, os festejos juninos sergipanos são conhecidos nacionalmente é preciso de incentivo do governo federal. “Essa é a nossa principal agenda turística, temos que valorizá-la. Uma das nossas bandeiras no Congresso é o desenvolvimento do turismo regional”, explicou Valdevan.

Valdevan e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni – Assessoria / Divulgação

Festa dos Caminhoneiros

O deputado aproveitou a audiência com o Onyx para apresentar uma iguaria sergipana, a famosa castanha de caju de Itabaiana. “Presenteamos o ministro com castanhas produzidas há mais de 50 anos no povoado Carrilho, em Itabaiana e ao mesmo tempo mostramos a importância da realização da Festa do Caminhoneiro, considera a Capital Nacional do Caminhão”, disse Noventa.

A na mesma pauta, o deputado que é natural do munícipio de Estância relatou sobre outra festa tradicional a ‘Festa do Barco do Fogo’. “As noites de Estância são iluminadas pelos barcos e espadas de fogo. Não podemos deixar essa tradição acabar. Temos registros que essa alegoria pirotécnica totaliza 106 anos de existência”, disse.

Recursos hídricos

Na mesma tarde, Valdevan Noventa, esteve com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Canuto, para tratar de recursos hídricos – Plano de Ação, para o estado de Sergipe. O programa visa aumentar a oferta de água, com prioridade para regiões com déficit, e contribuir para a indução ao desenvolvimento econômico e social. Participaram da audiência os prefeitos de Arauá e Poço Redondo, José Ranulfo e Junior Chagas respectivamente.