A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está com inscrições abertas até o dia 15 de maio para o Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Efetivo, com 11 vagas nos cursos de Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional, Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, História, Letras Libras, Psicologia, Letras e Teatro.

O edital prevê a reserva de 30% (três vagas) para pessoas negras e 5% (uma vaga) para pessoas com deficiência.
Este é o primeiro edital da história da UFS com reserva de 30% para pessoas negras, superando os 20% exigidos pela Lei 12.990/2014. Segundo o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Jailton de Jesus Costa, o edital cumpre acordo firmado com a Justiça Federal e o Ministério Público Federal.
“A Universidade Federal de Sergipe reconhece a importância das políticas afirmativas como instrumento de justiça social para os grupos historicamente excluídos, e assume o compromisso ético e institucional com a promoção de estratégias de reparação, inclusão e equidade”, afirmou Jailton.
Para concorrer às vagas reservadas a candidatos negros, o interessado deverá se autodeclarar negro no ato da inscrição, com base nos critérios do IBGE, e indicar se deseja concorrer pelo sistema de cotas. A veracidade da autodeclaração será avaliada por comissão própria da UFS, com presença obrigatória do candidato.
As datas, horários, locais das provas e comissões examinadoras serão informados após a publicação da Relação Definitiva de Inscritos. O início das provas deve ocorrer até 12 de outubro de 2025.
➥ Veja outras informações no edital
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.