NE Notícias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), declarou nesta terça-feira (15) que, embora Jair Bolsonaro (PL) não seja seu amigo pessoal, enxerga o ex-presidente brasileiro como “honesto”.

Trump diz que Bolsonaro não é seu amigo, mas 'é honesto'
Reprodução

“Eu acredito que é uma caça às bruxas e não deveria estar acontecendo. Não é que… olha, ele não é como um amigo meu, ele é alguém que eu conheço […] O presidente Bolsonaro não é um homem desonesto”, afirmou Trump, ao comentar o pedido de condenação apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no Supremo Tribunal Federal.

Aprovação de Lula

O contexto das declarações de Trump ocorre em meio à escalada de tensão comercial entre Brasil e EUA, com novas tarifas americanas sobre produtos brasileiros, e no mesmo dia em que pesquisa Atlas/Bloomberg revelou que 63,2% dos brasileiros rejeitam Trump.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O levantamento também indicou um aumento na aprovação do presidente Lula (49,7%) em meio à chamada “guerra tarifária”.

Sobre as motivações para a imposição das tarifas, quase 41% dos entrevistados apontam o alinhamento do Brasil ao Brics, enquanto 36,9% atribuem à atuação da família Bolsonaro e 16,8% às decisões do STF em questões envolvendo redes sociais americanas. Apenas 3,5% dos brasileiros avaliam que se trata de uma tentativa de reforçar o comércio bilateral de forma genuína.

A pesquisa ouviu 2.841 pessoas acima de 16 anos entre 11 e 13 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%, segundo Atlas/Bloomberg.

Veja as declarações de Trump sobre Bolsonaro:

CNN Brasil


NE Notícias, da redação